Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos componentes da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Aliado aos processos de Avaliação de Cursos (CPC) e de Avaliação Institucional (IGC), o Enade constitui-se instrumento de aferição da qualidade dos cursos de graduação impactando diretamente as políticas de educação superior do país. O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, ou seja, de participação obrigatória para todos os estudantes em fase de conclusão do curso de graduação, sendo que a situação de regularidade em relação à presença na prova será inscrita no histórico escolar do estudante, em conformidade com o estabelecido na lei supra citada.

O ENADE tem como objetivos acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes de educação superior. Nesse sentido, o exame avalia os participantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de seus respectivos cursos de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, o qual o estudante é solicitado a responder em período próximo à realização da prova, produzem dados por área de conhecimento, instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil, permitindo a construção de referenciais que servem para definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação refletindo no Conceito Preliminar de Curso (CPC).


Desta forma podemos perceber a importância que o estudante tem na composição da nota do seu curso, pois 55% da prova dependem exclusivamente dos estudantes. Vale ressaltar que o modelo da avaliação é desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento, pois a prova é interdisciplinar e contextualizada. O ENADE avalia habilidades e competências, uma das grandes vantagens do exame é permitir ao estudante demonstrar que possui as qualidades necessárias ao bom desempenho profissional.