Encontre aqui

Direito

Compartilhe

Direito

Curso

O Curso de Direito do UNIVAG tem como objetivo formar cidadãos críticos, reflexivos, participativos e atuantes, que possam colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população, a partir de ações ajustadas em valores éticos e legais, voltando-se a arquitetar uma adequada percepção acerca das relações entre Estado e sociedade, tanto sob a ótica jurídica quanto humana, e, dessa forma, ofertar aos alunos plenas condições para cooperar decisivamente para o atendimento das necessidades sociais.

Para atingir essa proposta, o UNIVAG prioriza o pensar, partindo de problemas práticos, fazendo disso um diferencial do curso. A carga horária é dividida entre atividades teóricas e práticas, abrindo espaço para debates e reflexão, o que contribui no processo de emancipação dos alunos, uma vez que estes são preparados para construir seu próprio conhecimento.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Direito

O perfil desejado do formando do Curso de Direito do UNIVAG comporta uma formação geral, de base humanista, para as carreiras públicas e privadas, revelando-se harmônico com a realidade do Estado, em consonância com o programa de qualidade de ensino que a instituição se compromete a manter com a Educação Superior. Nessa linha, quanto às competências, pretende-se assegurar ao bacharel capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídico-sociais, bem como a capacidade para equacionar problemas e buscar soluções em conformidade com as exigências sociais.

Diferenciais do Curso de Direito

• Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): o UNIVAG oferece um núcleo amplamente estruturado, com sistema informatizado e professores altamente qualificados (advogados experientes), fazendo com que o aluno do Curso conclua seu estágio com uma preparação em foco. O NPJ possui também um posto avançado no TRT-MT e firmou parceria com o Poder Judiciário que viabilizou a Central de Conciliações em sua unidade no Campus.

· Eixos temáticos: o UNIVAG oferta aos alunos um eixo comum a todas as disciplinas. É o chamado tema transversal, que é definido previamente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), e que deve estar relacionado a algum dos elementos do eixo temático do Curso: Direito Constitucional, Direitos Humanos e Questão de Gênero. Cada disciplina do semestre deverá trabalhar com o mesmo tema, o que fomenta a interdisciplinaridade.

· Capacitação dos docentes: semestralmente, são realizados cursos de capacitação com os docentes do UNIVAG, tendo como objetivo um aperfeiçoamento e qualificação dos professores em busca das melhores formas de avaliação.

· Ementa do curso: além das disciplinas expostas na matriz curricular, o UNIVAG oferece aos seus alunos a matéria “arbitragem e conciliação”, o que vem sendo amplamente fomentado pelo poder judiciário.

Mercado de Trabalho

O operador do direito cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes no país, organizando as relações entre indivíduos e grupos na sociedade, zelando pelas relações entre os cidadãos, empresas e o poder público. Há duas carreiras distintas: uma autônoma, que é a advocacia, e outra jurídica (advogado público, juiz, promotor de justiça, delegado de polícia, analistas entre outros).

Titulação

Bacharel em Direito

Oferta - Turno

Matutino e Noturno

Duração mínima

10 semestres

Ato Legal

Portaria nº 46, de 14.2.2013

 

Interessou-se pelo curso?

Entre em contato com o nosso coordenador e venha conhecer o campus.

coordenacao.direito@univag.edu.br

Compartilhe