Destaques

06.11.2019 às 10:50hs

As Ciências Biológicas na atuação das Áreas de Entomologia e Micologia Forense

O Professor e pesquisador do curso de Ciências Biológicas do UNIVAG, Dr. Diniz Pereira Leite Júnior, Biólogo, vem desenvolvendo durante algum tempo, pesquisas científicas  na área da Entomologia forense, área em expansão para o profissional das Ciências Biológicas e associadas agora com Micologia forense, estudo dos fungos. A pesquisa foi realizada no Município de Chapada do Guimarães/MT e teve como tema “ação dos  fenômenos cadavéricos de fauna e flora observados em carcaças de Sus scrofa (porco doméstico) em área silvestre do cerrado mato-grossense.  Foram observados a ação dos insetos necrófagos e os primeiros registros dos fungos na decomposição cadavérica.

Normalmente associados à podridão e a decadência orgânica, os fungos, tem sido negligenciados, quanto ao seu potencial e organismo de grande recurso. Apesar de poucos registros na literatura mundial sobre o assunto; este trabalho representa passo inicial ao estabelecimento dos espécimes fúngicos nas atividades dos fenômenos cadavéricos a fim de esclarecer e preencher as lacunas que envolvem esses microrganismos como instrumento na elucidação das investigações. A pesquisa contou com a parceria de pesquisadores de Instituições renomadas como USP, ADOLF LUTZ, UNICAMP e UFMT.

O professor Diniz Júnior do UNIVAG Centro Universitário de Várzea Grande, vem contribuindo para o reconhecimento da área de Micologia Forense na pesquisa no Estado de Mato Grosso, e teve o primeiro artigo publicado no assunto em âmbito internacional, envolvendo esses dois grupos biológicos.  O artigo publicado está sendo considerado, o paper com maior número de visualizações e comentários, na área, no portal de pesquisadores internacionais RESERCH GATE, o qual está trazendo grande satisfação aos seus autores com essa conquista e reconhecimento científico.

Consideramos essa pesquisa de grande relevância para as Ciências Biológicas, uma vez que a pesquisa na área forense está em ascensão para os profissionais de biologia, e uma promissora carreira a ser investida. Parabenizamos o prof. Dr. Diniz Pereira Leite Júnior, pelos trabalhos desenvolvidos que com certeza trará ganhos para nossos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas UNIVAG.

Clique aqui- e veja o artigo artigo do prof. Dr. Diniz Pereira Leite Júnior.