Destaques

28.10.2021 às 12:00hs

UNIVAG Solidário em parceria com o Multiação atendeu mais de 500 pessoas na área da saúde

Mais de 500 pessoas foram atendidas na área da saúde no UNIVAG Solidário, realizado no dia 09 de outubro, no Centro Universitário de Várzea Grande. Nesta edição, a ação social foi realizada em parceria com o projeto Multiação.

Foram oferecidos atendimentos gratuitos em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, e consultas médicas com especialidades como cardiologia, pneumologia, pediatria, infectologia, oftalmologia, entre outros.

O reitor do UNIVAG, doutor Drauzio Medeiros, lembrou que o projeto UNIVAG Solidário não parou seus atendimentos durante a pandemia, se adequando à nova realidade. Segundo ele, entre 2019 e 2020 mais de 50 mil atendimentos gratuitos foram realizados na clínica.

“A partir de agora estamos dando continuidade a essa parceria com o Multiação e UNIVAG Solidário, que são trabalhos complementares e extremamente importantes, porque os dois têm a mesma finalidade: atender àquela população que nem sempre o Estado tem condição de alcançar, e não ele que faça mal, mas sim devido à sobrecarga”, enfatiza.

O objetivo do UNIVAG Solidário é promover uma mostra dos projetos e ações que são desenvolvidos ao longo do ano na Instituição, através da integração entre professores, alunos e a comunidade do entorno.

Este ano a ação foi voltada apenas para a saúde devido a carência da população diante da paralisação dos serviços durante a pandemia.

"O UNIVAG Solidário este ano além de mais uma vez exercer a cidadania dos alunos e colaboradores, reforça, nesse momento de pandemia, o compromisso com a sociedade, a prática da empatia e dos conhecimentos técnicos adquiridos ao longo dos estudos", afirmou a coordenadora da Clínica Integrada UNIVAG, Mariana Souza dos Santos.

Os atendimentos foram realizados por alunos do UNIVAG, supervisionados por professores, seguindo medidas de biossegurança, após cadastros e agendamentos feitos com antecedência.

Com dores no joelho há cerca de três meses, a dona de casa Madalena Silva, 53 anos, foi em busca de consulta com um ortopedista. Sem condições de pagar consultas e exames particulares, ela diz que o evento é um recurso muito importante para a população. "Com a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego, as condições financeiras na realidade da gente não são fáceis, não dá para ter um acompanhamento com médico”, disse.

Outro beneficiado foi o serralheiro aposentado Durval Barbosa, 67 anos, que fez o agendamento para atendimento com cardiologista. Morador do bairro Maringá 1, ele conta que é a primeira vez que participa e que há tempos precisava fazer exames cardiológicos. "As ações ajudam muito a comunidade, principalmente, para quem não tem condições de pagar. É uma oportunidade pra gente cuidar da saúde. Somos gratos por isso", disse.

Quem também aproveitou para se consultar com uma psicóloga foi a estudante Valéria Oliveira, 26 anos. "Esse é um projeto acessível e que beneficia a população em geral, já que são realizados atendimentos para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. É uma grande oportunidade importante no social”, afirmou.

O UNIVAG Solidário faz parte do calendário da Instituição, que tem como missão formar profissionais-cidadãos preparados para atuar no mercado de trabalho dentro dos valores da ética, da solidariedade e da cidadania.

Fonte: Assessoria UNIVAG