Destaques

30.11.2021 às 10:36hs

UNIVAG realiza Mutirão do Diabetes para diagnosticar doença que pode levar à cegueira

O Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, em parceria com a Associação Mato-grossense de Oftalmologia (AMO), realizou no último sábado (27), a terceira edição do Mutirão do Diabetes.

O mutirão foi realizado na Clínica Integrada Univag, onde foi feito gratuitamente o exame de fundo de olho, exclusivamente em pacientes diabéticos. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Diabetes, que ocorre no mês de novembro.

O exame de fundo de olho tem como objetivo diagnosticar se o paciente possui retinopatia diabética, doença grave que se não tratada pode levar à cegueira. O diabetes é uma doença grave e silenciosa, o que exige a vigilância contínua por parte dos órgãos de saúde pública, sendo a principal causa de cegueira na população economicamente ativa.

Para o professor de oftalmologia e vice-presidente da AMO, Rodrigo Sanches de Oliveira, ações de prevenção como esta realizada no Univag, traz para população portadora do diabetes uma melhor qualidade de vida.

"Cerca de 7% da população brasileira possui o diabetes, e deste percentual, 35% vão desenvolver a retinoplastia diabética, que é o acometimento do olho pela diabetes que pode levar à cegueira se não diagnosticada e  tratada o quanto antes", explicou.

De acordo com o oftalmologista, caso o paciente seja diagnosticado com a retinoplastia é feito uma orientação e o encaminhamento para um especialista para que seja dado início ao tratamento.

Segundo a coordenadora da Clínica Integrada Univag, Mariana Souza dos Santos, devido a pandemia o exame foi realizado com número limitado de pacientes, mediante agendamento prévio, com a  participação dos alunos de medicina.

Autor: Aline Brito
Fonte: Assessoria UNIVAG