Destaques

12.04.2017 às 14:00hs

Evento tecnológico reúne centenas de pessoas no Univag

O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) recebeu centenas de pessoas no sábado 1º de abril no Genuino Day, evento que ocorreu simultaneamente em Cuiabá e em várias cidades brasileiras e do mundo, no mesmo dia e horário, em celebração ao aniversário da plataforma Arduino – programa de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento e controle de sistemas interativos.

É a segunda vez que o evento é realizado na cidade. Este ano, o Univag foi palco deste grande encontro de makers, apelido dos inventores ou fazedores no estilo faça você mesmo, onde se utiliza de tecnologias abertas de hardware e software para criar projetos manuais.

A cerimônia de abertura contou a presença do Pró-Reitor Dr. Dráuzio Medeiros, o vice-reitor Professor Flávio Henrique Fóguel e do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio, além de palestrantes e convidados especiais.

“Para o Univag é um grande prazer participar de um evento como este, que tem forte relação com nosso DNA. Univag é uma instituição de ensino superior com mais de 27 anos, mais de 40 cursos em diferentes áreas do conhecimento, desde mais extensos como Medicina, com duração de seis anos, as graduações de ensino tecnológico de dois anos em nichos específicos como Logística e Gestão Comercial. Nós temos aqui no Univag, uma gama de formação, alicerça com grande valor a ‘qualidade’”, comentou o Vice-Reitor Professor Flávio Henrique Foguel.

O evento contou com apoio da Secretaria de Estado, Ciências e Tecnologia (Secitec-MT). “Eu parabenizo o Univag pela parceria para realização de um evento como este, que demonstra a importância de estarmos descobrindo talentos aqui dentro do nosso estado. E esse é nosso papel, valorizar novos talentos. E o Univag vem mostrando isso, na realização de grandes eventos como este que fomenta a tecnologia e inovação através de seus próprios alunos e oportunizando isso para toda a sociedade”, avaliou o titular da Secitec, Domingos Sávio.

As políticas institucionais da graduação do Univag são estabelecidas a partir de princípios que tomam como referência o estímulo à inovação, a investigação científica, a atitude empreendedora e a formação cidadã nos projetos pedagógicos dos seus cursos superiores, valorizando práticas e princípios que dão sentido aos projetos pedagógicos dos cursos.

“Nós apoiamos o Genuino Day por conta dos nossos princípios de inovação e empreendedorismos. Esses dois valores são muitos importantes para formação de nossos alunos. O Univag tem uma política de empreendedorismo, que para a instituição é um valor formativo, nós trabalhamos com educação por competência que é nossa filosofia educacional, e com ela trabalhamos com o conhecimento que é saber, habilidades que é o saber fazer, e também com o ‘atitudinal’ e esse é grande diferencial do Univag, que incentivamos e desafiamos nossos alunos o tempo todo, para que eles se tornem empreendedores”, destacou o Vice-Reitor Professor Flávio Henrique Foguel.

O evento contou com a participação de palestrantes renomados no mundo da tecnologia, que também ministraram oficinas especiais para makers participantes do Genuino Day.

O acadêmico de Engenharia Elétrica do Univag Wellington de Oliveira Rocha contou como foi sua primeira experiência em participar do Genuino Day. “É uma grande oportunidade para nós de Engenharia Elétrica, porque traz muitos conhecimentos. E esse semestre nós vamos trabalhar com projetos com a ‘placa arduino’, o Univag sempre nos surpreende com eventos que agregam nossos estudos teóricos á prática”, relatou o estudante.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa