Destaques

11.07.2017 às 11:20hs

Curso de Medicina Univag realiza I Simpósio Interação Comunitária

A necessidade de encontrar soluções para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya foi o tema para o curso de Medicina do Univag, Centro Universitário, realizado, em 30 de junho. O primeiro Simpósio Interação Comunitária Desafios na Atenção á Saúde. O evento reuniu acadêmicos de Medicina e profissionais de saúde.

Com objetivo de contribuir na ampliação do conhecimento das viroses emergentes, buscando o fortalecimento no enfrentamento dos atuais desafios da vigilância e da atenção à saúde, o simpósio contou com palestras e debates sobre os temas abordados.

“O primeiro simpósio do Programa de Interação Comunitária teve como objetivo oferecer para toda a comunidade acadêmica do UNIVAG, a discussão do tema doenças emergentes que estão presentes em nossa região, com indicadores epidemiológicos elevados vivenciados no dia a dia das ações realizadas nas Unidades de Saúde da Família, onde fazem atividades práticas, dentre elas prevenção e promoção da saúde”, destaca a professora Patrícia Ferreira, supervisora do PIC.

Segundo a acadêmica do 2° semestre de Medicina do UNIVAG, Brenda Gomes, o Simpósio discute temas muito relevantes e aprovou os temas escolhidos pelos organizadores. “Esse simpósio foi muito interessante e no ano passado tivemos um surto que afetou muitas mulheres grávidas no nosso estado. O simpósio foi muito proveitoso porque agrega mais conhecimentos sobre essas doenças, métodos de tratamento e critérios de diagnósticos”, comenta a aluna.

Diferencial do Curso

O curso de Medicina do UNIVAG Centro Universitário formará Médicos capacitados e treinados para o atendimento da população, podendo atuar, com competência, tanto na Medicina de Família como em centros hospitalares.

A estrutura oferecida pela Medicina UNIVAG corresponde aos melhores centros universitários do país. O modelo pedagógico do curso é o PBL (Problem Based Learning), ou Aprendizagem Baseada em Problemas. É uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem centrada no aluno e que preconiza integrar conhecimentos.

Os alunos discutem casos clínicos semanais nas tutorias, e o aprendizado será aprofundado nos laboratórios de habilidades (médicas, de comunicação e informática) e morfofuncional (integração das disciplinas de anatomia, histologia, patologia e imagens), realizados em conjunto com o atendimento da comunidade.

O corpo docente é especializado, o estudante de Medicina do UNIVAG conta com ampla e moderna estrutura de laboratórios. Os Laboratórios Morfofuncionais são o espaço para o estudo das características morfológicas e funcionais do corpo humano. Os Laboratórios de Comunicação e Laboratórios de Práticas Hospitalares simulam consultórios médicos e ambientes das enfermarias clínica, cirúrgica e materno-infantil, onde os alunos treinam anamnese médica, exame físico e técnicas e procedimentos cirúrgicos.