Destaques

01.09.2017 às 18:00hs

Univag presta homenagem ao Dia Nacional do Biólogo

Em alusão ao dia Nacional do Biólogo, comemorado em 3 de setembro, o Univag Centro Universitário homenageia todos os profissionais da área. Uma homenagem justa e significativa em função da grande importância desta profissão. A Biologia é a ciência responsável pelo estudo de todas as formas de vida existentes em nosso planeta, do funcionamento dos organismos, como eles originaram-se, sua evolução e ecologia.

O profissional de biologia, teve sua profissão regulamentada em 3 de setembro de 1979, dia em que também foi criado o Conselho Federal de Biologia (CFBio). Os biólogos exercem as mais variadas atividades, atuando em três grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção e Saúde. Estudam a vida no planeta, ou seja, geram conhecimentos sobre as diversas espécies de plantas e animais e suas relações com o meio ambiente. Portanto, são de fundamental importância para o desenvolvimento do conhecimento científico.

São ainda de extrema importância para o entendimento e preservação do meio ambiente. Eles atuam na elaboração de estratégias voltadas para a manutenção do equilíbrio ecológico no planeta. Esta profissão se faz cada vez mais importante, já que enfrentamos atualmente sérios problemas ambientais como, por exemplo, extinção de espécies, desmatamentos e o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global).

O biólogo pode trabalhar em indústrias, laboratórios de análises clínicas e zoológicos, escolas, faculdades, parques florestais e até mesmo atuar como fiscal de meio ambiente e perito. Sem contar, é claro, os diversos projetos de preservação ambiental e resgates de flora e fauna, colaborando de forma decisiva na construção de um caminho que amplie cada vez mais a qualidade de vida em nosso planeta.

Diferenciais do curso

O curso de Ciências Biológicas do Univag tem como principal objetivo formar profissional generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade, consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, tornar-se agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.

O curso de Ciências Biólogicas capacitará o aluno a formular, elaborar e executar projetos, estudos e pesquisa científicas básicas e aplicadas nos diversos campos e setores ligados à área de Biologia e áreas correlatas; a atuar na conservação, preservação, saneamento com vistas a melhoria de qualidade do meio ambiente; projetar e planejar a utilização do meio, como forma de manutenção dos sistemas vivos, por meio do conhecimento e desenvolvimento de tecnologias específicas para a preservação da cultura e dos ecossistemas mato-grossenses; assessorar, dirigir, orientar órgãos públicos, associações de classe, entidades autárquicas e privadas; realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres, visando a sua atuação competente na comunidade.

Para exercer a profissão de biólogo, o profissional deve ser bacharel ou licenciado no curso de História Natural, ou no curso de Ciências Biológicas, ou em Licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia.

Parabenizamos todos os Profissionais Biólogos!