Destaques

06.09.2017 às 11:00hs

Ciências Agrárias, Biológicas e Engenharias do Univag desenvolvem soluções práticas para comunidade durante Univag Solidário

Os cursos da área de conhecimento de Ciências Agrárias, Biológicas e Engenharias do Univag Centro Universitário apresentam projetos que levam informações importantes e que tenham utilidade para população que visitar o Univag Solidário, que acontece dia 23 de setembro, das 8h às 12h, no campus da instituição. A ação social envolve todos os cursos do Univag e vários parceiros, que juntos desenvolvem diferentes iniciativas e atividades através de projetos para comunidades mais necessitadas.

A vontade de se alimentar melhor e de conhecer a origem dos alimentos faz com que muita gente opte por alimentos orgânicos que são, no entanto, muitas vezes mais caros. Pensando em trazer praticidade a esse público, acadêmicos do Curso de Agronomia Univag vão apresentar, durante o Univag Solidário, técnicas de sistema hidropônico para hortas urbanas. Além de técnica de cultura de tecido e qualidade de grãos de arroz e feijão.

A ideia principal é estimular o público a cultivar suas próprias hortaliças e vegetais. O projeto é simples e pode ser utilizado tanto em casas como apartamentos. Ele consiste em sistemas verticais onde as pessoas cultivam os seus próprios vegetais, aprendem a comer de forma saudável e ainda criam uma economia mais sustentável.

“É importante apresentar as técnicas de hidropônica para a comunidade porque permite aos participantes produzir suas próprias verduras e legumes de forma correta, barata e de qualidade em um pequeno espaço, ajudando aos participantes a economizar no orçamento mensal”, comenta o coordenador de Agronomia, Professor-Doutor Rogério Castro.

Para completar as orientações sobre alimentos saudáveis, o Curso de Engenharia de Alimentos traz dicas sobre o preparo dos alimentos. “A ideia é que os visitantes entendam que dentro da cozinha existem focos de contaminação microbiana e que esses podem chegar às nossas refeições. Na cozinha temos buchas que não são trocadas há muito tempo, a tábua, assim como colheres, nunca devem ser de madeira, pois nenhum produto consegue eliminar toda sujeira e contaminação”, explica a coordenadora de Engenharia de Alimentos, Professora-Doutora Luciana Gomes Malta.

A Engenharia Ambiental desenvolveu o ‘Projeto Plantando Mudas’ para o Univag Solidário. Alunos do Curso estão produzindo mudas no Campo Experimental que serão doadas a comunidade durante o evento, além de receberem explicação de como realizar o plantio.  Eles ainda vão produzir sabão utilizando o resíduo de óleo, com demonstração de todo o processo de produção, aplicando conhecimentos da química e bioquímica, até o produto final, que será doado a comunidade junto com a receita.

O Curso de Engenharia Civil traz orientações com o tema “Pequenas reformas: qualidade, economicidade e sustentabilidade”. “Os alunos realizarão consultoria para pequenas reformas de construção civil, orientando e apresentando possíveis soluções técnicas para problemas ou necessidades do público atendido, em conformidade com as tecnologias atuais que atendam sustentabilidade e economicidade, com caráter informativo sobre as possibilidades técnicas e legais e de custos aproximados”, cita o coordenador de Engenharia Civil, Professor-Mestre Alexandre de Souza Oliveira.

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do Univag (EMAU) estará ofertando consultorias de arquitetura durante a ação social. O público que passar pelo Univag Solidário também irá aprender a estimar o consumo de energia elétrica de sua residência, orientação ofertada pelo Curso de Engenharia Elétrica do Univag. Já a Engenharia de Produção promoverá consultoria para microempreendedores e autônomos.

Ciências Biológicas traz orientações sobre plantas ornamentais tóxicas. “Existe necessidade em se adquirir conhecimentos sobre as plantas que apresentam caráter tóxico na região, buscando destacar seus riscos e esclarecer os motivos desses vegetais serem evitados, levando à população informações sobre medidas profiláticas e procedimentos a serem adotados em caso de intoxicações por plantas. Já que elas estão presentes em diversos ambientes, por apresentarem beleza e muitas vezes usadas para superstições como é o caso da espada de São Jorge”, destaca a Coordenadora do Curso Professora-Mestre Márcia Aparecida Rodrigues.

A professora conta que também ministrará em parceria com Curso de Serviço Social oficinas e marionetes de brinquedos recicláveis.

Participe, traga sua família para o Univag Solidário!