Destaques

10.11.2017 às 11:10hs

Univag oferta cursos de pós-graduação em Gastronomia

O Univag Centro Universitário abriu dois novos cursos de Pós-Graduação em Gastronomia, são eles: Alta Gastronomia Brasileira e Panificação e Confeitaria. Além da Gastronomia, o Univag oferta mais 36 cursos em especialização em diferentes áreas, como Administração, Agronomia, Direito, Educação, Saúde, Tecnologia da Informação e Engenharia. O ensino de pós-graduação tem por finalidade dar continuidade à formação do profissional já graduado. Em sua concepção, representa a possibilidade de aprofundamento de conhecimentos técnicos e científicos.

A crescente demanda do setor gastronômico nos últimos anos tem aquecido o mercado, tendo em a vista a procura cada vez maior de profissionais qualificados. O Curso de Pós-Graduação em Gastronomia do Univag foi elaborado com o objetivo de gerar conhecimento e permitir o uso eficiente e eficaz das práticas conhecidas pelo mercado como sendo as melhores, estando alinhadas aos objetivos de execução das produções regionais.

Com o incremento das pesquisas na área de alimentos pelos maiores chefs do mundo, muitos restaurantes estão apostando na cozinha brasileira. Este cenário, aliado ao crescimento da área da Gastronomia no Brasil, proporciona um mercado dinâmico e competitivo, requisitando profissionais com conhecimento para desempenhar funções diversificadas, como consultoria, eventos e execução das atividades fins.

Os cursos são destinados a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de gastronômica com necessidade de aprimoramento de técnicas e práticas em preparos de pratos, panificação e confeitaria proporcionando um olhar crítico e criativo na aplicação de novas tendências para a melhoria da qualidade e aumento da produtividade na alimentação brasileira.

“Nós estamos entrando com duas Pós-graduações de alto nível no mercado, trazendo grandes profissionais do eixo nacionais, com destaque na panificação e confeitaria, como o chef Rogério Shimura, que é considerado um dos melhores confeiteiros do mundo. Com isso vamos potencializar a formação do gastrônomo em Mato Grosso. Outra novidade é que o curso não é só para gastrônomos, mas também para todos os profissionais da área de alimentos e também para amantes de gastronomia e confeitaria”, destaca o Vice-reitor, Professor Mestre Flávio Henrique Foguel.

Alta gastronomia brasileira

A cozinha brasileira é rica em ingredientes e sabores. A Pós-graduação em Alta Gastronomia Brasileira vem com o intuito de apresentar uma nova abordagem em que o profissional estará apto a aprimorar as pesquisas da área e, com isso, criar novos conceitos e diversificar os cardápios, transformando com sustentabilidade e com eixo nos principais agentes formadores: ingredientes, produtos, tradições e práticas, desafiando a ideia de que ela se resume em apenas receitas típicas.

“A proposta é aprofundar conhecimentos referentes à gastronomia brasileira, avaliar influências histórico-culturais, biomas e ingredientes das diferentes regiões, bem como técnicas culinárias inovadoras e harmonização com bebidas. Propõe quebrar paradigmas da gastronomia brasileira e relacioná-la com a arte conceitual, visando estimular a criatividade e contrapor os aspectos tradicionais e modernos”, explica a Coordenadora do curso de Gastronomia, Professora Doutora Adriene Alexandra Paiva.

O curso está divido em dois módulos: módulo comum e especifico. O módulo comum agrega as disciplinas para os dois cursos e conta com professores renomados nacionais e regionais.  “Todos os professores das áreas específicas são de fora de Mato Grosso, grandes chefs renomados da área. Na Alta Gastronomia Brasileira, por exemplo, estamos trazendo os melhores profissionais de cada área e região do Brasil, como o chef e professor Moacir Sobral que é especialista comida típica Nordestina, Paulo Machado e muitos outros. Esta será umas das melhores Pós-graduações em Gastronomia do Brasil”, destaca o Consultor Técnico do Curso da Gastronomia do Univag chef Fernando Mack.

O modulo comum valido para os cursos ofertados são: Habilidades básicas em cozinha (Módulo para não gastrônomos), Fluxo de produção, higiene e vigilância de alimentos, Tecnologia em equipamentos, Tendências da alta gastronomia mundial e movimentos gastronômicos contemporâneos, Planejamento de cardápios e gestão de compras, Pesquisa e inovação em gastronomia e Metodologia cientifica da pesquisa.

Em Alta Gastronomia Brasileira as disciplinas específicas são: Brasil Terra, água e ar, Alta gastronomia regional, Gastronomia tradicional e contemporânea – Regiões Sul e Sudeste, Gastronomia tradicional e contemporânea – Regiões Norte e Nordeste e Cozinha brasileira contemporânea – Estética do prato.

O curso de Pós-Graduação em Alta Gastronomia Brasileira terá duração de 18 meses e carga horária de 400 horas, com 100% de aulas práticas nos módulos específicos, com renomados chefs nacionais. O curso será ofertado aos finais de semana em datas programadas.

Panificação e Confeitaria

A Gastronomia por si só já é uma arte, mas há áreas que se destacam pela criação de verdadeiras obras-primas, é o caso da confeitaria profissional, com foco na excelência profissional.  A Pós-Graduação em Panificação e Confeitaria tem como objetivo a formação de profissionais capacitados na área, com conceitos aprofundados em panificação e confeitaria, como uso de tecnologia em equipamentos, técnicas clássicas de panificação e confeitaria, incorporando novos processos e ingredientes. O curso traz ainda montagem, decoração e design de doces e bolos, tendências em chocolateira e montagem de mesas para eventos.

O curso apresentará o uso de equipamentos, utensílios e insumos utilizados na panificação e confeitaria, com abrangência em diferentes tipos de farinhas e fermentações na produção de pães e massas, incluindo ainda técnicas clássicas de panificação e confeitaria, incorporando novos processos e ingredientes visando uma produção de qualidade superior do ponto de vista nutricional e sensorial.

As disciplinas específicas que contemplam o curso são: Fundamentos de panificação e confeitaria, Panificação profissional (clássica e contemporânea), Confeitaria profissional (clássica e contemporânea), Chocolateria e Serviços em panificação e confeitaria.

A Pós-Graduação em Panificação e Confeitaria terá duração de 18 meses com carga horária de 400 horas aulas, com 100% de aulas práticas nos modos específicos com renomados chefs petissier nacionais.

Para mais informações entre em contato pelos números: 3688-6110 / 3688-6111.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa