Destaques

13.11.2017 às 13:26hs

Curso de Medicina do Univag promove Simpósio sobre Violência Contra Criança e Adolescente

 

O Curso de Medicina o Univag Centro Universitário promove no dia 14 de novembro, o Simpósio Violência Contra Criança e Adolescente: direitos humanos e assistência à saúde. O evento acontece no auditório V do bloco D, a partir das 18h, no campus Univag.

Apesar de sempre ter estado presente na sociedade, a violência contra a criança e adolescente representa atualmente um grave problema de saúde pública no mundo. No Brasil só passou a ter representatividade na década de 80 quando foi instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e quando o governo federal instituiu a notificação compulsória destes agravos à saúde.

“A violência contra a criança e o adolescente representa atualmente, um grave problema de saúde pública no Brasil. A atuação da equipe de saúde é fundamental no processo de identificação dos maus tratos. E o simpósio vem com o intuito de apresentar para os profissionais e estudantes de várias áreas de atuação na saúde esse crescente fenômeno social e enfatizar as técnicas de abordagem das diversas formas de identificação de violência e como acessar a rede de atenção de saúde a criança e adolescente vitima de violência” comenta a organizadora do evento, professora Dr. Hellen Cristina de Almeida Abreu de Lara.

O evento é gratuito e aberto a todos os estudantes e profissionais da área da saúde. As inscrições podem ser feitas através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc10w1AX_pSnStwlvVsCYEYS0-e3EvfSZP-7rl2FHD0kJvwUw/viewform

Confira a programação:

18:15h – Introdução acerca dos direitos da criança e do adolescente e sua efetivação perante as ações da sociedade. Definição de violência e seus tipos com ênfase na violência sexual

19h – Serviços de saúde relacionados aos casos de violência infantil e adolescente e seu fluxo organizacional

20:15h – Quais são os núcleos de apoio e como eles prestam atendimento ás vítimas de violência

21h – Distribuição das ocorrências de violência sexual infantil e ao adolescente em Mato Grosso. Medidas preventivas nos diversos âmbitos (familiar, escolar, governamental e etc.).

21:45 - Mesa redonda

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa