Destaques

15.12.2017 às 15:15hs

Feira de Projetos, Empreendedorismo e Inovação movimenta campus Univag

A I Feira de Projetos, Empreendedorismo e Inovação movimentou o campus do Univag Centro Universitário entre os dias 4 e 7 de dezembro. O evento realizado pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação para Fomento da Cultura Empreendedora (Inovag) contemplou três áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Educação Tecnológica e Ciências da Saúde. A feira é uma mostra dos Projetos Integradores, onde o aluno é desafiado e passa por uma experiência que desenvolve competências profissionais na sua área de formação.

O evento contou com uma programação especial envolvendo três grandes feiras, a XIV Feira da Educação Tecnológica, Projetos Integradores dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas e a I Feira das Ciências da Saúde. Alem da apresentação dos Projetos Integradores de todos os cursos envolvidos, o evento realizou o Univag Fashion Day apresentado pelos alunos do curso de Estética e Cosmética e a Feira Gastronômica.

“O Univag vem trabalhando fortemente com a questão do conhecimento, habilidade e o atitudinal. E os projetos integradores ajudam a despertar nos nossos alunos mudança atitudinal. Então a cada semestre eles recebem um tema relevante para sua formação ou experiência profissional, pensado no perfil do profissional que o mercado deseja, eles trabalham em grupo, criam, desenvolvem e colocam em prática um produto no final do semestre, isso ocorre em todos os semestres até o final do curso. É uma experiência pré-profissional que os prepara para o mercado de trabalho”, explica o Diretor da Educação Tecnológica, Professor Drº Alessandro Santana, que destacou ainda o estímulo ao empreendedorismo. “Outro diferencial do Univag é a atitude empreendedora, os projetos integradores recebem um incentivo ao empreendedorismo, fazendo com que o aluno seja protagonista no seu ambiente de trabalho. Com isso o aluno pensa e atua de maneira diferente e ganha destaque profissional”, finaliza o professor.

As Ciências Sociais Aplicadas promoveu, durante o evento, a VII Feira de Negócios do curso de Administração. Os cursos de Sistemas de Informação, Comunicação Social e Ciências Contábeis participam com apresentações dos projetos integradores. De acordo com o diretor da área, Professor Ms. Peter Wilhelms, o curso de Direito passará a fazer parte a partir da próxima edição da feira, que acontece em julho de 2018.

“Nas Ciências Sociais Aplicadas, os projetos integradores fazem toda a diferença para a vida acadêmica dos alunos. Eles conseguem materializar tudo que eles aprenderam em sala de aula. A feira é uma oportunidade que eles têm de vivenciar experiências profissionais. E em 2018 o curso de Direito vem com uma inovação nos projetos integradores e que também vai fazer parte da Feira de Projetos, Empreendedorismo e Inovação”, contou o professor.

Os cursos das Ciências da Saúde promoveram a I Feira das Ciências da Saúde, com apresentação de projetos integradores dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Odontologia. “Todos os cursos da área da saúde fazem os projetos integradores. Agora serão apresentados não só em sala de aula, mas também durante a edição da feira. Participamos com três cursos e um dos projetos apresentados que chamou a atenção foi do curso de Nutrição, que desenvolveu diversos produtos a base de abóbora. Na próxima edição todos os cursos da saúde vão fazer parte da feira”, destacou o diretor da área da saúde, Professor Drº Jorge Eto.

O Projeto Integrador tem uma dinâmica diferente dos demais componentes curricular, pois adota a metodologia ativa, aprendizagem baseada em projetos, que leva os alunos a uma postura proativa na resolução dos problemas e mais autônoma para o desenvolvimento do projeto. Os temas abordados buscam a ligação entre as discussões em sala de aula e os assuntos emergentes no mercado de trabalho, fornecendo aos alunos a visão do mercado de trabalho e preparação para uma carreira de sucesso.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa