Destaques

13.04.2018 às 17:17hs

Univag promove Campanha da Voz

O dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz. Para celebrar a data, o curso de Fonoaudiologia do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, promove, nos dias 16 e 18 de abril, a II Campanha da Voz Univag. O evento acontece na Sala do Trabalhador, na sede da secretaria da Educação.

Com o slogan ‘Voz na Educação’, a campanha visa orientar os profissionais da educação sobre a importância da voz para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização a respeito de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe, que pode comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A ideia é disseminar conhecimento, orientar os professores, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais na voz.

“O professor, enquanto comunicador eficaz e mediador do processo ensino aprendizagem, tem um papel relevante no sentido de possibilitar transformações no educando por meio da voz. Com isso eles tem uma grande demanda vocal e utilizam da voz durante toda a jornada de trabalho sem ter o conhecimento de como produzir uma voz sem esforço e de maneira efetiva”, explica a professora responsável pela campanha, Andréia Cristina Munzlinger dos Santos.

A programação conta com palestras, oficinas, triagens vocais, avaliação da voz, prevenção de problemas vocais e orientações. Na segunda-feira 16 das 7h30 às 16h, acontecem as palestras, apresentação de coral, oficinas e mesas redondas. No dia 18 quarta-feira, das 16h30 às 19h30, acontece as triagens vocais, avaliações individuais e conscientização sobre os problemas da voz. A ação será realizada pelos alunos do curso de Fonoaudiologia do Univag. 

Fonoaudiologia Univag

A Fonoaudiologia estuda a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre todos estes aspectos. Cabe ao fonoaudiólogo diagnosticar e tratar problemas que possam ocorrer na comunicação, tais como surdez, gagueira, dicção incorreta ou problemas de respiração que atrapalhem a fala. O fonoaudiólogo, além de atuar nos problemas de fala, também atua na prevenção por meio de ações de conservação vocal, como a Campanha da Voz.

Diferenciais do curso

O curso de Fonoaudiologia do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande tem por objetivo formar profissionais éticos e socialmente responsáveis para atender o sistema de saúde vigente do país. O curso aborda as necessidades da nova realidade no contexto do trabalho nas equipes multiprofissionais.

O projeto pedagógico dinâmico e arrojado possibilita aos alunos uma formação diferenciada na área hospitalar em hospitais de referência no estado, atendendo em UTI, em ambulatório e clínica terapêutica.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa