Destaques

24.04.2018 às 09:26hs

Univag oferta Pós-Graduação em Alta Gastronomia Brasileira

As aulas para os cursos de Pós-Graduação em Alta Gastronomia Brasileira, do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande começam no próximo dia 27 de Abril. As matrículas ainda podem ser feitas no Bloco C, no campus Univag. As aulas serão ministradas aos finais de semana em datas programadas.

O curso de Pós-Graduação em Alta Gastronomia Brasileira foi concebido com o objetivo de gerar conhecimento e permitir o uso eficiente e eficaz das práticas gastronômicas conhecidas pelo mercado como sendo as melhores, estando alinhadas aos objetivos de execução das produções regionais e nacionais.
“A Pós em Alta Gastronomia Brasileira vem com o intuito de aprofundar conhecimentos referentes à gastronomia nacional, avaliar influência histórico-culturais, biomas e ingredientes das diferentes regiões, além de trazer técnicas culinárias inovadoras com base nos pratos tradicionais. As aulas incluem ainda harmonização com bebidas. É um curso que vem para quebrar paradigmas da gastronomia brasileira e relacioná-la com a arte conceitual, visando estimular a criatividade e contrapor os aspectos tradicionais e modernos”, comenta a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Dra. Adriene Alexandra Paiva.

O curso é destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área gastronômica com necessidade de aprimoramento de técnicas e práticas em preparos de pratos, proporcionando um olhar crítico e criativo na aplicação de novas tendências para a melhoria da qualidade e aumento da produtividade na alimentação. Para ministrar as aulas, o Univag buscou chefs de cozinha renomados no mundo da gastronomia. 
Com duração de aproximadamente 18 meses e carga horária de 400 horas, a especialização tem em sua grade de disciplinas dois módulos: o comum e específico. O módulo comum agrega as disciplinas gerais como habilidades básicas em cozinha, fluxo de produção, higiene e vigilância de alimentos, tecnologia em equipamentos, tendências da alta gastronomia mundial e movimentos gastronômicos contemporâneos, planejamento de cardápios e gestão de compras, pesquisa e inovação em gastronomia e metodologia científica da pesquisa.

O módulo específico é composto por aulas práticas que trazem um passeio gastronômico por todas as regiões do Brasil, através das disciplinas: Brasil terra, água e ar, Alta gastronomia regional, Gastronomia tradicional e contemporânea – Regiões Sul e Sudeste, Gastronomia tradicional e contemporânea – Regiões Norte e Nordeste e Cozinha brasileira e contemporânea – Estética do prato.
A graduação em Gastronomia do Univag obteve o conceito máximo de 5 estrelas na avaliação do Ministério de Educação e hoje é o único curso de Mato Grosso com o mais alto nível de qualidade reconhecido pelo órgão. A avaliação concluiu que o curso de Gastronomia do Univag apresenta uma excelente organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura para práticas gastronômicas. 
Para mais informações entre em contato pelo número: 3688-6220.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa