Destaques

05.11.2018 às 15:00hs

Univag abre ciclo de palestras do Circuito Aprosoja Universitário

Os alunos do curso de Agronomia do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande participaram do Circuito Aprosoja Universitário, que contou com duas palestras realizadas no dia 30 de outubro, no campus da instituição.

Neste ano, o tema foi a "Lei do Alimento Mais Seguro: Mitos e Verdades", que diz respeito ao Projeto de Lei (PL) 3200/2015, que tem como objetivo principal atualizar a legislação sobre defensivo agrícola, já que a lei em vigor é de 1989.

"O Circuito Aprosoja Universitário se aproxima daqueles que estão iniciando sua vida profissional, a gente pega desde a universidade, onde o aluno está ainda formando sua opinião sobre o que ele irá aplicar na sua profissão. O Univag sempre foi parceiro da Aprosoja. Desde o início do Circuito Universitário nós trazemos um dos eventos para a instituição, o que é muito importante devido a sua grande representatividade no estado", ressaltou o diretor executivo da Aprosoja, Wellington Andrade.

A primeira palestra foi ministrada pelo professor associado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo ((Esalq/USP) e presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável, José Otávio Menten, que falou sobre “A importância dos defensivos para a produção agrícola”. José Otávio também rebateu, durante sua palestra, as fake news amplamente divulgadas, como a de que o brasileiro ingere cinco litros de agrotóxicos por ano e, com isso, o Brasil seria o líder mundial neste consumo.

"O que é inaceitável é que pessoas que não são do ramo se colocam comunicando coisas que não são verdadeiras. Eu acredito que é o nosso setor do Agro que tem que ser a referência. Somos nós que trabalhamos, que geramos dados confiáveis e somos nós que temos que falar para a sociedade o que é verdade e demonstrar que estamos sempre em busca de aprimoramento”, afirmou.

Já a segunda palestra foi a “Contextualização da PL dos Defensivos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e diretor executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa. "Durante as palestras nós estamos mostrando a importância da tecnologia e quais são os critérios técnicos que usamos para avaliar a segurança dos defensivos agrícolas. Muitas vezes as coisas que são ditas sobre o tema são ditas de forma equivocada, ideológica, por pessoas que são contra o agronegócio e contra o capitalismo”, afirmou.

Para o aluno do 6º semestre de Agronomia, Roberto Ferreira da Silva Junior, os temas das palestras foram de extrema importância. "É interessante os alunos se conscientizarem que existe muita fake news sobre o uso dos agrotóxicos e as palestras mostraram fotos e vídeos com fatos verídicos, nos orientando. Essa oportunidade que o Univag nos proporcionou acrescenta muito no nosso aprendizado e currículo acadêmico", disse.

O coordenador do curso de Agronomia do Univag, professor Dr. Rogério Donizete de Castro, explicou que o evento proporciona aos alunos uma aproximação com a realidade da profissão.

“São os futuros agrônomos que irão repassar as informações trazidas nas palestras. O Univag e a Aprosoja são parceiras desde 2005, não só no Circuito Universitário, mas também na parte de pesquisa na área”, disse.

 

Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria Univag