Destaques

03.05.2019 às 09:20hs

Univag promove Campanha da Voz com prevenções e orientações

Alunos do curso de Fonoaudiologia do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande realizaram a III Campanha da Voz Univag, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME). A ação foi promovida em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril.

As atividades aconteceram entre os dias 15 e 17 de abril, na sede da secretaria. O evento consistiu em orientar os professores da rede municipal em relação ao uso correto da voz a fim de prevenir as disfonias, alteração na produção da voz.

A programação contou com palestras, oficinas, triagens vocais, avaliação da voz, prevenção de problemas vocais e orientações.

Participaram da campanha alunos do 4º ao 8º semestre do curso de Fonoaudiologia do Univag, orientados pelas professoras Me. Andréia Cristina Munzlinger dos Santos e Dra. Gabriela De Luccia.

"O evento foi importante para prevenir os problemas vocais em professores, ajudá-los a compreender como funciona a voz e os recursos que podem ser usados para aprimorá-la. A campanha foi fundamental para a melhora da qualidade de vida do professor e para o aprendizado acadêmico", ressaltou professora Andréia.

A Fonoaudiologia estuda a comunicação, a linguagem, a audição e a interação entre todos estes aspectos. Cabe ao fonoaudiólogo diagnosticar e tratar problemas que possam ocorrer na comunicação, tais como surdez, gagueira, dicção incorreta ou problemas de respiração que atrapalhem a fala. O fonoaudiólogo, além de atuar nos problemas de fala, também atua na prevenção, por meio de ações de conservação vocal, como a Campanha da Voz.

Diferenciais do curso do Univag

O curso de Fonoaudiologia do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande tem por objetivo formar profissionais éticos e socialmente responsáveis para atender o sistema de saúde vigente do país. O curso aborda as necessidades da nova realidade no contexto do trabalho nas equipes multiprofissionais.

O projeto pedagógico dinâmico e arrojado possibilita aos alunos uma formação diferenciada na área hospitalar em hospitais de referência no estado, atendendo em UTI, em ambulatório e clínica terapêutica.

Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria UNIVAG