Monitoria

A monitoria, que consiste na realização de atividades didáticas pelo aluno, sob a orientação do professor, permite uma primeira vivência como professor contribuindo para a sua formação acadêmica assim como para o desenvolvimento de suas aptidões para o magistério. A monitoria é uma atividade que coloca o aluno em interação com atividades da docência.

O UNIVAG desenvolve um programa de monitoria voluntária que, ao final do período letivo, oferece certificados aos monitores que podem ser validados como Atividade Complementar.

A oferta de vagas para a monitoria voluntária é definida, semestralmente, por meio de edital, de acordo com as necessidades apresentadas pelo desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos. O exercício da monitoria é orientado por um plano de atividades a ser desenvolvido pelo monitor.

O Calendário Acadêmico do UNIVAG prevê a data da publicação do edital de monitoria em cada semestre, permitindo que todos os interessados tenham oportunidade de tomar conhecimento das disciplinas para as quais são oferecidas vagas para monitoria, datas da seleção e demais exigências do processo seletivo.

Os alunos interessados em participar do programa devem se inscrever e realizar o processo seletivo. A seleção tem validade por um período letivo, mas pode haver renovação, de acordo com o bom desempenho do aluno, segundo a avaliação do professor orientador.

As atividades desenvolvidas pelo monitor compreendem, entre outras, comparecer com o professor na sala de aula para acompanhar o desenvolvimento da disciplina; orientar os alunos no desenvolvimento de experiências e atividades práticas e na solução de dificuldades na disciplina; participar de grupos de trabalho e de estudos para auxiliar o professor na orientação da aprendizagem dos alunos.

Uma vez selecionado, o aluno monitor deve firmar termo de compromisso com o UNIVAG, que estabeleça o cumprimento das atividades previstas no plano de atividades.

O acompanhamento das atividades da monitoria voluntária é de competência do professor orientador, responsável pela disciplina. A avaliação do desempenho do monitor é realizada mensalmente e os resultados são condição para a continuidade do exercício da monitoria. Todo o desenvolvimento das atividades da monitoria é supervisionado pela Coordenação do Curso ao qual a disciplina está vinculada.

O exercício da monitoria não gera vínculo empregatício com o UNIVAG.

A contribuição da monitoria é relevante, pois permite estabelecer um canal de comunicação entre o ensino e a aprendizagem dos alunos, em que o monitor atua como um facilitador da relação entre o conhecimento, o ensino e a aprendizagem.