Notícias

06.12.2016 às 16:30hs

Univag realiza Semana da Acessibilidade

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), 03 de dezembro, o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realiza a ‘Semana da Acessibilidade’, de 2 a 9 de dezembro. Em atividade desde 2013, o Programa de Acessibilidade da Instituição busca promover a inclusão e integração social de todos, rompendo barreiras tangíveis e intangíveis, em quatro dimensões: Atitudinal, Estrutural (Arquitetônica), Comunicacional e Pedagógica.

O Programa de Acessibilidade do Univag é uma das grandes iniciativas da Instituição, no que se refere à conscientização da sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promoção dos direitos humanos, reflexões sobre os diversos tipos de deficiência, celebração das conquistas das pessoas com deficiência e inclusão de todas as pessoas na sociedade.

O Univag entende que a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, não apenas se faz necessária, mas é imprescindível quando se concebe o direito da cidadania a todos, rompendo barreiras que possam causar a exclusão social.

“Trabalhamos com a inclusão em toda a Instituição, tanto na área acadêmica quanto na administrativa. Temos funcionários PCD's nos mais diversos setores e buscamos respeitar as suas diferenças e adaptações necessárias, através de recursos e tecnologias, viabilizadas por meio do Programa de Acessibilidade”, explica a Analista de Recursos Humanos do Univag, Thaysse Prates Gaiva.

O primeiro dia do evento (2 de dezembro) foi preparado para os gestores da instituição, que passaram por uma dinâmica World Café com o tema Acessibilidade. “A inclusão é de extrema importância, ainda mais quando se trata de uma Instituição Educacional e, para toda a sociedade. Temos trabalhado fortemente na questão da acessibilidade arquitetônica, comunicacional, atitudinal, pedagógica, que exigem cuidados extremos para o aluno se sentir incluído”, relatou o Vice-Reitor, Flávio Henrique dos Santos Foguel, aos gestores, durante sua participação no evento.

Já na segunda etapa, no dia 03 de dezembro, data oficial da celebração, o público alvo foi: professores e técnicos administrativos do Univag. Um Workshop foi preparado especialmente pelos colaboradores PCD's da Instituição, juntamente com alguns gestores para o público técnico administrativo e, na ocasião, os palestrantes PCD's relataram aos colegas, o quanto é importante trabalhar em um ambiente acessível às suas necessidades, destacando o quanto o Univag se preocupa com a inclusão social dos PCD's na sociedade.

“Eu sou albina e tenho deficiência visual devido ao albinismo. Na área profissional passei por vários momentos difíceis, até chegar aqui. Quando fui contratada para ser atendente, desde o primeiro momento sou tratada de igual para igual, trabalho na biblioteca e, eles atenderam as necessidades para melhorar meu dia a dia no trabalho”, contou Amanda Rodrigues Santana, colaboradora PCD do Univag.

O evento contou ainda com a apresentação de dois Relatos de Experiências dos gestores Waltair Lopes dos Santos, Encarregado de Audiovisual e Mariana Souza dos Santos, Coordenadora da Clínica Escola, que abordaram o tema: "Desafios enfrentados na inserção e adaptação de uma pessoa com deficiência ao quadro de colaboradores”.

Para os docentes do UNIVAG, o segundo dia da Semana da Acessibilidade foi aberta com o Prof. Dr. Allan Kozlakowski, Diretor de Área de Conhecimento (CDEaD - Centro de Desenvolvimento em Educação à Distância), que abordou o tema: "A comunicação e seu impacto na didática da pessoa com deficiência - informações e aplicações no trabalho de planejamento das atividades acadêmicas”.

Aghatta Alexandra Martins, professora de Libras do UNIVAG conversou com a turma, através de um intérprete. Em seguida, preparou uma dinâmica com os colegas, promovendo a interação entre os presentes.

“Estamos instalando a Semana de Acessibilidade no Univag. O calendário internacional determina um dia especial em comemoração a essa categoria de pessoas, mas tal como acontece com o dia dos pais ou o dia das mães, essa data deve ser celebrada o ano inteiro”, discursou a Pró-Reitora de Graduação Msc. Elisabet.

A Semana de Acessibilidade do Univag contará ainda com um evento de encerramento, representado por dois jogos, sendo um de Goalball e outro de Futebol de 5, modalidades praticadas pelos atletas PCD's da instituição. O evento intitulado ‘Gol da Acessibilidade’ será realizado no dia 9 de dezembro (sexta-feira) às 8h na quadra Poliesportiva do Univag e será aberto ao público, podendo ser prestigiado por todos os colaboradores e comunidade em geral.

Assim, o Programa de Acessibilidade 2016, regido pela Política Institucional de Acessibilidade Univag, pretende ser um norteador para inclusão e acessibilidade dos alunos e colaboradores com deficiência ou necessidades especiais na ambiência acadêmica.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria Univag