Notícias

11.07.2017 às 18:00hs

Alunos de Medicina recebem boas-vindas no Internato

Sorriso nos lábios, apreensão e euforia marcaram o início do Internato da 1° turma de Medicina do Univag, Centro Universitário de Várzea Grande, que após quatro anos de profundo aprendizado e muitas etapas vencidas, chegou o momento de enfrentar novos desafios, com muita disciplina e trabalho intenso. Um novo ciclo na vida dos futuros médicos, um momento único para os estudantes e a instituição. Os alunos foram recebidos nessa segunda-feira (10) pelo reitor, Dr. Dráuzio Medeiros, pelo vice-reitor, M.Sc. Flavio Henrique Foguel, pelo coordenador, M.Sc. Paulo Nogueira, e pelo diretor de Área Ciências Medicas, Dr. José Aguilar e coordenador do Internato professor Dr.Paulo Sassaki. O Internato corresponde ao período dos últimos anos do curso de graduação em Medicina, nos quais o aluno tem um estágio curricular obrigatório de formação em serviço, seguindo as áreas básicas: Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia), Saúde da Criança e Adolescente, Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Urgência e Emergência.

A formação em Medicina incluirá nessa etapa integrante da graduação, estágio curricular obrigatório em diferentes cenários, conveniados ou em regime de parcerias estabelecidas com hospitais, ambulatórios, unidades de saúde e a nova Clínica de Medicina do Univag, sempre acompanhados por um professor/preceptor. “Essa é a última fase do curso. Nosso projeto pedagógico de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é um modelo onde desde o primeiro semestre eles aprenderam a ver o problema e buscar soluções. E nosso Internato vai ser bem diferente dos tradicionais, baseado na competência e na qualidade. Nosso corpo docente está altamente qualificado para supervisionar, os hospitais foram preparados e adequados para receber os alunos”, explica o diretor de área Médica do Univag, professor Dr. José Aguilar.

Durante a recepção, o reitor Dr. Dráuzio Medeiros falou o quanto essa fase é importante não só para os alunos, mas também para a instituição, parabenizou a todos os estudantes por mais esta etapa que se inicia e deixou uma mensagem de incentivo a todos. “Este é um momento de extrema importância, onde os alunos estarão em contato ainda maior com pacientes nos hospitais. Ver os nossos alunos iniciar mais um ciclo é uma grande satisfação, é um sonho nosso também, o Univag parabeniza a todos os acadêmicos de Medicina por todas as etapas vencidas e por esta que se inicia”.

O curso de Medicina do Univag teve início em 2013, autorizado com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A meta do Univag é obter também o reconhecimento do curso com igual avaliação. “Esse é um momento importante para o curso de Medicina e para a instituição. Um internato inovador, focado na excelência e na qualidade. Esperamos que os alunos façam dessa etapa algo diferenciado não só em suas vidas, mas para o ensino de Medicina de Mato Grosso. Nossa meta não é só ser o melhor curso de Medicina do estado, mas também ser referência no Centro-Oeste”, comentou o vice-reitor, M.Sc. Flávio Henrique Foguel.

Nessa fase, os alunos foram divididos em seis grupos. Eles irão percorrer diferentes redes hospitalares conveniadas com o Univag. “O Internato é um momento em que os alunos têm uma maior vivência em leito hospitalar e ambulatorial, onde eles viverão a rotina real de um médico no dia a dia, onde vão aprimorar suas habilidades. Serão 80% de aulas práticas e 20% teóricas em diversas especialidades”, cita o coordenador de Medicina, professor M.Sc. Paulo Nogueira.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa Univag