Notícias

07.08.2017 às 11:00hs

Multiação leva mais de 7 mil atendimentos a comunidade do Doutor Fábio, em Cuiabá

A população do bairro Doutor Fábio, em Cuiabá, recebeu, no sábado (15/07), o projeto Multiação. Mais de 7 mil atendimentos foram realizados em diversas áreas da saúde, cidadania, educação, empreendedorismo e cultura. O projeto é uma iniciativa da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), TV Centro América e conta com o apoio de empresas e entidades parceiras.

Para a dona de casa Sania Rafaela, de 31 anos, moradora do bairro, o Multiação veio na hora certa. Ela aproveitou e levou os dois filhos pequenos para consultar com pediatra, serviço ofertado pelo Univag Centro Universitário, parceiro da ação social. “Esse projeto é uma oportunidade para nós, principalmente as especialidades médicas que ele traz. Tem muita gente aqui que não tem condições de pagar ônibus pra ir ao Posto de Saúde, e quando consegue marcar uma consulta lá é para 30 dias depois. E aqui não, aqui a gente chega, pega a senha e já recebe atendimento. É tudo bem organizado e com atendimento ótimo. E meus filhos vão ter um acompanhamento médico na Clínica Univag”, contou a dona de casa.

Entre os serviços médicos ofertados, a tipagem sanguínea foi uma das mais procuradas entre as moradoras do bairro e região. Dona Maurisa Olímpia da Silva, de 43 anos, aproveitou o Multiação para fazer pela primeira vez o teste. “Eu já tinha ouvido falar que é importante que a gente saiba o nosso tipo sanguíneo, mas eu imaginava que para isso tinha que ir ao médico, que é difícil para nós aqui, e no Multiação eu fiz o teste e na hora soube qual meu tipo sanguíneo, sem precisar passar pelo médico. Eu estou muito feliz com esse projeto que está visitando nosso bairro de novo”, comentou dona Maurisa que ainda fez um pedido: “Tem que voltar muitas outras vezes. Aqui nós precisamos muito desses serviços que o Multiação traz. Somos uma comunidade muito carente, principalmente na área da saúde”.

A ação social contou com 40 tipos diferentes de serviços para a população. “Nesta edição ficou claro que o nosso projeto tem que ser no bairro, que ele é para a comunidade, porque traz que ela precisa aquilo que mais falta para as pessoas do bairro, que normalmente estão ligados à área da saúde e educação. As pessoas, as vezes, tem dificuldades de conseguir algo, e quando ela chega ao Multiação se surpreende com a quantidade e qualidade de serviços ofertados”, comenta o assessor da presidência da Fiemt, José Carlos Dorte.

O Univag, como parceiro do Multiação, oferta serviços em várias especialidades médicas. A instituição oferece ainda um pós-atendimento na Clínica Integrada, e o Hospital Escola Univag, que entrou em funcionamento na semana passada. “Essa parceria tem contribuído muito com o Multiação, principalmente na área da saúde. Nós fazíamos o atendimento primário nos bairros, e as vezes, para dar continuidade em alguns casos, tínhamos muita dificuldade.

Uma campanha que entrou para Multiação através do curso de Odontologia do Univag foi A Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Boca que tem surtido efeitos positivos. Um caso foi identificado durante o Multiação realizado no campus Univag em maio. A campanha também orienta sobre medidas preventivas como: não fumar, não beber em excesso, proteger os lábios e a pele contra os raios solares, higiene bucal adequada, alimentar-se de maneira saudável e procurar o cirurgião-dentista regulamente a cada seis meses. Estas são estratégias comprovadamente eficazes na prevenção e no diagnóstico precoce.

“O câncer de boca, assim como diversos outros que existem, é uma doença causada por diversos fatores, e o principal deles é o tabagismo. A população deve ter ciência de que a prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais”, comentou a professora e Doutora em Ciências Odontológicas, Diurianne Caroline Campos.

A família da dona de casa Meury Michelly Gomes, de 33 anos, aproveitou os atendimentos ofertados pela ação social. “Eu esperava há muito tempo por atendimento odontológico, e quando eu soube que o Multiação ia vir no meu bairro fiquei feliz porque tem muitos serviços gratuitos para a população. Eu fiz a avaliação bucal, vou passar pelo Ginecologista, meu filho está cortando cabelo. O Multiação é um projeto para a família inteira”, ressaltou a dona casa.

O Multiação é um projeto voltado para a comunidade. No Doutor Fábio a ação social contou ainda com cadastro para vagas de emprego e estágio, vacina, capacitação profissional doação de óculos, degustação de café, atendimento veterinário, doação de mudas de árvores, corte de cabelo, jogos educativos e brincadeiras para as crianças.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa