Notícias

19.04.2018 às 11:36hs

Alunos do Curso de Ciências Biológicas do UNIVAG realizaram Visita Técnica em um aterro de Resíduos Sólidos

Alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande realizaram no dia 04 de abril de 2018, uma visita técnica no Centro de Gerenciamento de Residuais de Cuiabá CGR, aterro de resíduos sólidos. Na oportunidade, os alunos puderam observar algumas técnicas e aplicações práticas, os programas operacionais e ambientais de monitoramento ambientais que o aterro de resíduos realiza, conforme o seu Plano Básico Ambiental (PBA). Nessa aula foram abordados temas relacionados às disciplinas de Licenciamento Ambiental, Impactos Ambientais, Microbiologia e Educação/interpretação Ambiental; O evento, foi orientado e supervisionado pelos professores, MS Cezar Clemente Pires dos Santos, Ms Luiz Antonio Solino Carvalho e Drª Selma Baia Batista, todos professores do curso de Ciências Biológicas do Univag.

O Professor MS Cézar Santos abordou em quais Programas Ambientais o profissional biólogo pode atuar e obter uma visão mais ampla para o mercado de trabalho, sendo eles os Programas de Monitoramento de Flora e Fauna, Programa de Educação Ambiental, Plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD), Programa de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde, Programa de monitoramento do chorume e o programa de monitoramento da qualidade da água subterrânea e superficial. 

Da mesma forma, o Professor MS Luiz Antônio Solino Carvalho associou o conteúdo abordado da disciplina de Recuperação de áreas degradadas e Impactos Ambientais e propôs para os alunos desenvolverem uma ação mitigadora para minimizar os impactos ambientais referente à perda da vegetação e do solo em uma das áreas do Aterro Sanitário. 
Os alunos também tiveram a oportunidade na ocasião de realizar coletas de material microbiológico para ser analisado em laboratório abordando a identificação dos microrganismos presentes em aterros de resíduos, sob a orientação da Professora de Microbiologia Dra Selma Baia Batista.
“Entendemos que as visitas técnicas (práticas de campo) visam facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula (teoria) integrando dessa forma teoria e prática, também sensibilizam a comunidade acadêmica da importância do descarte correto dos resíduos, além, claro de incentivar a pesquisa” respondeu a Coordenadora de Biológia, Profª MS Márcia Ap. Rodrigues Nassarden de Abreu

Fonte: Coordenação de Biologia do Univag