Notícias

11.06.2014 às 12:00hs

UNIVAG realiza segunda edição do projeto integrador “Educação Financeira” no curso de Ciências Contábeis.

Você sabe o que é educação financeira? O que é ser empreendedor? Ou quais as despesas de uma família ou empresa? Pensando em compartilhar conhecimentos como esses, a coordenação do curso de Ciências Contábeis e seus acadêmicos do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), realizam entre os dias 16, 18, 25 e 26 de junho o projeto integrador “Educação Financeira” na cidade universitária localizada na cidade de Várzea Grande.

O projeto integrador teve inicio em 2012, implementado nas grades curriculares da instituição. O objetivo da Educação Financeira no curso de Contábeis é trabalhar o processo da compreensão dos conceitos e produtos financeiros que envolvem os indivíduos e a sociedade.

O projeto é dividido em quatro etapas, alunos do primeiro semestre realizam a etapa dos jogos de negócios, o segundo semestre com a função de planos de negócios, terceiro semestre com a educação financeira e o quarto semestre com o tema de negocio regional e analise das demonstrações econômicas e financeiras.

Para o aluno Danilo Morais, estudante do quarto semestre de Ciências Contábeis, e já participou do projeto no primeiro semestre, conta um pouco da sua experiência. “Fiz parte de um grupo de seis alunos, tivemos dificuldades das mais diversas, desde divergências de ideias até mesmo o fato de não conhecermos bem a matéria. O nosso trabalho foi um jogo voltado para o balanço patrimonial o qual levamos para o espectador através de nossas pesquisas, conceitos sobre bens, direitos e obrigações de uma empresa ou entidade”.

Segundo o aluno do terceiro semestre, Roberson Junior da Silva Garcia o projeto superou as suas expectativas. “Tiramos um pouco da complexidade sobre finanças das nossas cabeças e das pessoas, e principalmente levamos o conhecimento para elas através de jogos e palestras realizados por nós alunos”.

A professora e mestre, coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Várzea Grande, Elaine Regina Corrêa Brandão se diz satisfeita com os resultados do projeto. “A proposta do projeto é fazer com o que o nosso alunado saia do sujeito passivo e se torne um sujeito ativo. A nossa metodologia ativa nos alunos a serem desafiados a criar, elaborar, ser empreendedor e compreender que o mercado de trabalho é competitivo e assim entendendo que através dessa experiência poderá inovar sempre independente de sua área de atuação.”

 

Programação

16/06 – Apresentação do Projeto Integrador III – Educação Financeira.
Local: Auditório II do bloco C às 19 horas.

18/06 – Apresentação do Projeto Integrador IV e V – Sarau Cultural – Plano de Negócio Regional e Analise das Demonstrações Econômicas e Financeiras.
Local: Bloco B  às 19 horas.

25/06 – Apresentação do Projeto Integrador II – Plano de Negócio.
Local: Bloco B às 19 horas.

26/06 – Apresentação do Projeto Integrador I – Planos de Jogos.
Local: Bloco B às 19 horas.

Autor: Laura Dias
Fonte: Assessoria Univag