Responsabilidade Social

O UNIVAG considera a responsabilidade social um elemento intrínseco de seu projeto educacional, responsabilidade essa, que é confirmada pela prática, com real envolvimento com a sociedade de seu entorno.

A responsabilidade social nas instituições, para o UNIVAG, deve ser entendida como um modo de imprimir à gestão institucional um caráter de parceria, de corresponsabilidade pelo desenvolvimento social, no cumprimento das funções para as quais são criadas. 
Por isso, defende-se que todo espaço educacional e toda atividade educativa devem incluir compromisso com a responsabilidade social, viabilizadora de um futuro mais humano e humanizado.

Nesse sentido, o tema da responsabilidade social está presente nos conteúdos curriculares dos seus cursos de graduação, por meio da ação extensionista que permeia todo o processo de formação, considerando o impacto do projeto educacional na vida das pessoas e da comunidade.

Por isso, defende que todo espaço educacional e toda atividade educativa devem incluir compromisso com a responsabilidade social, viabilizadora de um futuro mais humano e humanizado que encontra na prática de ações de extensão, das mais diversas, um dos espaços para sua realização, pois colocam o aluno em contato com os problemas reais vividos pelos membros da comunidade do entorno.

Essa concepção de responsabilidade social, e sua ampla interação com a construção do projeto educacional, tem promovido a inserção regional do UNIVAG, na medida em que as diretrizes dos projetos de formação adotadas se comprometem com a realidade de nosso meio e as demandas do contexto histórico-social.

A finalidade da política de responsabilidade social assim definida é, fundamentalmente, a promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico e social, da defesa do meio ambiente, da memória cultural e artística. Tais ações são pautadas no comportamento ético e participativo dos processos de transformação social, oportunizando a articulação entre os benefícios do conhecimento acadêmico e as ações de enfrentamento das questões sociais em suas múltiplas configurações.

O UNIVAG une sua missão educativa às ações voltadas para o bemestar de seus usuários, funcionários e da sociedade, resgatando e valorizando a cidadania e a inclusão social. É nessa relação entre a educação e o compromisso com a ética e com a sociedade como um todo, que atua na:

  • a) Qualificação de profissionais;
  • b) Inclusão de pessoas com necessidades especiais em seu quadro de funcionários;
  • c) Ações sociais nas comunidades;
  • d) Trabalhos de resgate e preservação do meio ambiente;
  • e) Assessoria jurídica à comunidade;
  • f) Atendimento psicológico à comunidade;
  • g) Patrocínios socioculturais;
  • h) Utilização de sistemas computacionais especializados, de educação a distância de apoio ao ensino;
  • i) Trabalhos intervencionistas em entidades comunitárias, como parceiros;
  • j) Trote solidário com ação assistencialista as comunidades carentes.

Nesse conjunto, merecem registro as atividades de extensão extraclasse, em espaços da comunidade utilizados para estágios e práticas vivenciadas, como as do estágio extramuros da área da saúde, as atividades em Postos e Unidades Básicas de Saúde, nas Clínicas Integradas da Saúde, nos Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS, no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, no Centro de Referência Especializada e Assistência Social CREAS, atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas e em escolas da educação básica. Além dessas, diversas outras ações sociais voltadas para o atendimento da comunidade, tais como prevenção do diabetes, autoexame para prevenção do câncer de mama, prevenção do câncer bucal e de saúde bucal, capacitação de docentes em atividades lúdicas para a educação infantil, jogos pedagógicos, e atividades culturais diversas são realizadas.

Juntam-se às ações de atendimento à comunidade as atividades do Centro de Idiomas do UNIVAG, com oferta de cursos para aprendizado de francês, italiano, espanhol, inglês e português, abertos à comunidade interna e externa.

Ainda, associando-se ao movimento de celebração do dia da responsabilidade social, o UNIVAG promove o projeto UNIVAG Solidário, constituído por um conjunto de eventos e de ações de atendimento comunitário, reunidas em um único dia, o projeto que se incorpora ao calendário anual de eventos institucionais.