A quarta edição do ‘Univag Solidário' fez mais de 5 mil atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação, orientação jurídica, cidadania, empreendedorismo e cultura. Cerca de mil pessoas estavam envolvidas na organização, entre alunos, professores e funcionários técnicos administrativos. O evento contou com a participação de 30 cursos da instituição e diversas empresas parceiras e garantiu para o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2015/2016, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
Neste ano, o evento aconteceu no sábado, 19 de setembro e ofereceu aos moradores da baixada cuiabana, uma manhã de oportunidades. É o caso da dona Maria do Carmo, 58 anos, que veio pra fazer atendimentos médicos e ainda trouxe duas netas. “Eu gostei muito, fui bem atendida. Minhas netas brincaram, ganharam brindes e receberam vacinas que estavam precisando e não tinha no posto de saúde perto da minha casa”, contou sorrindo.
“A quarta edição do Univag Solidário, veio para mostrar, ainda mais à população os serviços aqui prestados. Além de fazer com que nossos alunos saibam interagir com a comunidade como exercício de nossa responsabilidade social, assim possibilitamos que os alunos vivenciem na prática tudo o que lhes é ensinado em sala de aula”, afirmou o coordenador do departamento de Marketing e do evento, Fernando Sandrin.
Maiara Santana, 25 anos, veio só para conhecer o evento e recebeu mais de cinco atendimentos. “Eu só vim para ver, nem queria ser atendida. Mas já descobri meu tipo sanguíneo, olhei minha pressão, conheci uns projetos dos alunos de arquitetura, fiz exames ginecológicos, tomei vacina contra gripe e ainda estou levando duas mudas de Ypês, que vou plantar no quintal de casa”, disse e parabenizou o evento.
“O evento de responsabilidade social é de extrema importância para população. O evento nos mostra que a população retribui a inserção da instituição nesta região, onde todos se beneficiam dentro do Univag Solidário e dos demais projetos realizados pela instituição”, disse o vice-reitor da instituição Flávio Foguel.
A realização do evento é do departamento de Marketing do Univag. Apoio: WebFlávia, Rich Print, X-New, Gráfica Print, Stamp, Band FM, Jovem Pan, Mi Paleteria, Restaurante Jasmim, Água Lebrinha, Dinâmico Comunicação Visual e contou com a participação do Corpo de Bombeiro, TCE - Tribunal de Contas do Estado, Grupo Canopus, dentre outros.
O Selo
Para Foguel a conquista do Selo é fruto do bom desenvolvimento da missão da instituição. “Temos como missão formar com qualidade profissionais cidadãos. A cidadania tem sido uma tônica no desenvolvimento de nossos cursos. Todos eles realizam ações que propiciam a vivência prática aos nossos alunos e beneficiam a comunidade. O Univag Solidário, os atendimentos da Clínica Escola Integrada e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) juntamente com várias outras ações realizadas em cada curso, materializam nossa Responsabilidade Social", disse o vice-reitor.
“Responsabilidade social vai além da expressão de compromisso com causas sociais e incorporou-se, no mundo corporativo, como modelo de gestão. A promoção de um evento do tamanho e abrangência do Univag Solidário, na sua quarta edição, demonstra que o modelo de ensino do Univag está baseado nas diretrizes acadêmicas de como formar os nossos estudantes, com a participação e o apoio de todos os colaboradores. A cada ano estamos aprendendo e incorporando novas práticas no dia a dia da instituição. Todos os objetivos propostos neste ano foram atendidos”, finalizou Fernando Sandrin.
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega Instituições de Ensino Superior (IES) mantenedoras e mantidas, com o objetivo de promover o desenvolvimento e qualificação do ensino superior.
Autor: Ana Sampaio
Fonte: Assessoria Univag