A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2016 do Centro Universitário de Várzea Grande realizada do dia 11 até 29 de abril, resultou na arrecadação de quase uma tonelada e meia de alimentos, que foram transformadas em cestas básicas. A quantia de mantimentos não perecíveis foi apresentada durante o encerramento da ação.
Estiveram presentes a Pró-Reitoria de graduação, Elizabeth Aguirre, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Elaine Brandão, professores que fizeram parte do projeto, representante do Conselho Regional de Contabilidade do estado, Manoel Lorenço de Amorim, vice-presidente de administração,além dos acadêmicos do curso que fizeram parte da ação. Durante o ato, foram sorteadas as quatro instituições filantrópicas que receberão os alimentos. São elas; Fundação Nova Suíça, Hospital do Câncer, Lar dos Idosos, Vicente de Paula em Várzea Grande e o Projeto Vida Nova.
Para a pró Reitora de Graduação do Univag, Elizabeth Aguirre, parabenizou todos que participaram desse trabalho, no qual foi uma forma de levar esse serviço ao cidadão, com apenas dois kg de alimentos, até as entidades carentes.
Emocionada com o dever cumprido, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Elaine Brandão, enfatizou esse trabalho como uma ação conjunta. “ Acredito que uma mão lava a outra, assim eu defino a nossa turma que participou do IR do Univag. Agora vamos levar a solidariedade para quem mais necessita”, disse Elaine.
Como funciona IR do Univag
Esse é o 4° ano da ação. As declarações são feitas por alunos de Ciências Contábeis do Univag. Acadêmicos que cursam o 6º semestreforam responsáveis pela triagem, onde o contribuinte recebeu informações sobre o check list de documentação necessária e se está apto ou não para declarar o IRPF. Já os que cursam o 7º e 8º fizeram os trabalhos mais complexos com a declaração. Todos receberam capacitação.
Nesta edição pelo menos mil pessoas foram atendidas. Vale ressaltar que em todas as edições nunca houve retificação do IR. “Em todos esses anos com esse projeto nenhum contribuinte nunca teve a sua declaração inclusa na malha fina. Nossos alunos são capacitados para atender os contribuintes”, enfatizou a coordenadora de Contábeis, professora mestre Elaine Regina Corrêa Brandão.
Cerca de 300 alunos participaram desta edição. Para a coordenadora Elaine, principal responsável pela ação, o Univag ganha respeito e confiança da sociedade realizando trabalhos como esse. Além disso, a grande preocupação da instituição é a formação de profissionais sérios, competente, com ética e responsabilidade social no qual desempenham um trabalho de qualidade. “Oportuniza ao aluno a materialização do sonho de ser contador, porque nessa ação do IR eles se portam e trabalham seriamente como grandes profissionais qualificados que estão se tornando”, declarou.
A delegada da Receita Federal em Mato Grosso, Marcela Maria Ladislau de Matos Rizzi vê a iniciativa como “extremamente positiva”, já que além de refletir positivamente no aprendizado do aluno, a ação também diminui o fluxo de trabalho do órgão.
“Esse projeto do IRPF do curso de Ciências Contábeis do Univag reflete diretamente de forma positiva nos trabalhos da Receita Federal. Muitas vezes o contribuinte cai na malha fina, não por dolo, mas porque não tem orientação de um profissional para realizar a declaração e acaba preenchendo alguma informação de maneira errada. Esse trabalho do Univag é extremamente importante, pois além de fazer a declaração corretamente, tiram duvidas dos contribuintes e diminui o nosso fluxo de trabalho”, explanou a delegada.
“Essa iniciativa do curso de Ciências Contábeis é extremamente importante, pois está em sintonia com a filosofia de educação por competências do Univag. Leva o aluno a colocar em prática o que ele aprende em sala de aula, ainda durante a graduação, colaborando na formação de um bom profissional. Além disso, o Univag cumpre o papel de instituição socialmente responsável”, avaliou o vice-reitor Flávio Foguel.