Um dos maiores eventos da educação será realizado em Cuiabá entre os dias 23 a 26 de agosto
O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) é apoiador do XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino no contexto Político Contemporâneo: Cenas da Educação Brasileira (ENDIPE). O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal no próximo mês entre os dias 23 a 28 de agosto em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso. O evento será voltado aos professores da Educação Básica, docentes do Ensino Superior, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação e representantes de pesquisas de todo o Brasil.
De acordo com coordenador do evento, professor Silas Borges Monteiro, o Endipe é considerado um dos maiores eventos do país. O Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino visa promover uma sintonia entre a didática e as metodologias de aprendizagem. Iniciou-se na década de 70, quando a sociedade brasileira já manifestava sinais mais contundentes de oposição à Ditadura Militar que se instalara em 1964. No entanto, um grupo de educadores brasileiros deu início a um movimento que acabou por expressar, no campo educacional, os mesmos anseios de mudança, presentes na sociedade na época.
O Endipe se consagrou ao longo dos seus 33 anos de existência como um espaço plural de discussões acerca de estudos, das pesquisas e das experiências a respeito dos processos educacionais em todos os níveis de ensino. É hoje um evento muito significativo no cenário nacional e suas contribuições têm sido referência para o avanço da produção de conhecimento sobre os fenômenos educacionais e para a formulação de propostas educacionais renovadoras.
Os encontros realizados até o momento têm permitido acompanhar as tendências educacionais das três últimas décadas, seus impactos nas escolas e nas práticas docentes, num movimento dialeto nos processos de ensino e aprendizagem.
“O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) representa a vice-reitoria no XVIII Endipe como instituição apoiadora em um dos eventos mais importantes brasileiros de educação”, destaca o vice-reitor do Univag, Flávio Foguel.
Serão inscritos mais de 400 trabalhos, vai contar com a apresentação de 90 simposistas para 30 painéis, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e atividades culturais no último dia. Serão apresentados três grandes eixos. O primeiro eixo: a Didática e prática de ensino - desdobramentos em cenas na educação pública, o segundo eixo: Didática, profissão docente e políticas públicas e já o terceiro será apresentação sobre a Didática e Prática de Ensino nas diversidades educacionais.
Fonte: Assessoria Univag