Atleta faz parte da Associação Matogrossense de Cegos (AMC/MT) e já disputou jogos em Atenas, Pequim e Londres
A Colaboradora do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Claudia Paula Gonçalves de Amorim Oliveira é a única mulher representando Mato Grosso na Paralimpíada Rio 2016.
Claudia compõe a equipe de Atletas do setor de Esportes do Univag, criado por meio de parceria firmada em dezembro de 2014 entre a Instituição e a Associação Matogrossense dos Cegos (AMC/MT). O objetivo da parceria é ampliar a inclusão social e promover a prática de esportes das pessoas com deficiência.
A atleta representa Mato Grosso na modalidade Goalball- criada especialmente para prática de cegos. Os atletas jogam com bolas de 76 cm de diâmetro e 1,25 Kg, pois os atletas se orientam para defender e também atacar.
A atleta faz parte da Associação Matogrossense de Cegos (AMC/MT) e vai para disputa de sua quarta Paralimpíada. Claudia já participou das Paralimpíadas em Atenas/2004, Pequim/2008 e em Londres/2012.
Os Jogos Paralímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência. Incluem atletas com deficiências físicas (de mobilidade, amputações, cegueira ou paralisia cerebral), além de deficientes mentais.
A seleção brasileira feminina de goalball jogou nesta quinta-feira contra os Estados Unidos, pela estreia no Rio 2016, onde Claudia faz parte do corpo de atletas.
Além de Claudia, outros dois matogrossenses também representarão o Estado no atletismo, entre eles, Lucas Prado, natural de Poxoréu e o cuiabano Ricardo Costa de Oliveira nas próximas semanas nas provas de atletismo.
Os três já estão no Rio de Janeiro para as disputas que vai reunir 160 países nas duas próximas semanas.
“É com grande orgulho que o Centro Universitário de Várzea Grande conta com uma colaboradora que não vê obstáculos em representar nosso estado durante os jogos paralímpicos no Rio de Janeiro”, destaca o vice-reitor do Univag, Flávio Foguel.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag