A Simulação vai contar com a presença de dois peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Cuiabá
O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) em parceria com o Curso de Direito realiza no próximo sábado (08.10), uma simulação prática de cenas de crime no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição das 13h às 17h30.
De acordo com a professora Esp. em Direito Penal do UNIVAG, Michelle Marie, o objetivo da simulação visa apresentar aos acadêmicos do Centro Universitário de Várzea Grande bem como a outros estudantes de Direito de outras instituições de Ensino Superior de Cuiabá, a forma prática de como se coletam provas durante uma cena de crime.
A professora vai contar também com a participação de dois peritos criminais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Jaime Trevisan e Eguiberto Bernardes, que mostrarão aos alunos a dinâmica inicial da identificação da prova de crime, até chegar ao autor do delito.
A simulação prática também terá auxílio do Professor Esp. Jeferson dos Reis Pessoa Junior do Centro Universitário de Várzea Grande.
Aprendizagem x Metodologia Ativa
O vice-reitor da Univag, Flávio Foguel, destaca que as aulas práticas ajudam na aprendizagem dos acadêmicos. “As aulas práticas são importantes para o aluno do curso, porque é nesse momento que ele materializa o que se estuda nos livros. Dessa forma, o conhecimento vai formando sentido na cabeça dele”.
Direito na Prática
A professora de Direito penal Michelle Marie, que organizou a simulação, ressalta que o intuito da simulação é fazer com que os alunos consigam visualizar de maneira prática a importância da coleta de provas e do trabalho dos peritos para o processo penal.“Trata-se da aplicação de disciplinas por meio de metodologias ativas, que é estimulada pela instituição”, afirma.
O curso de simulação na detecção de provas de crime tem a duração de três módulos e o último será realizado neste sábado.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria de Imprensa