Auditório V do Bloco D lotou de participantes entre acadêmicos do curso do Centro Universitário bem como alunos de outras instituições de Ensino Superior
O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realizou na noite desta quarta-feira (19.10), a abertura do V Simpósio de Engenharia Ambiental que tem como tema principal: Contaminação e a biorremediação de solos. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de assistir a palestra proferida pelo Prof. Dr. Eduardo Beraldo de Morais, doutor em Ciências Biológicas, Coordenador do Programa de Mestrado em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso.
De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental do Univag, a Profª Dra. Kelly Dayana Benedet Maas, o Centro Universitário de Várzea Grande traz a cada ano, temas diferentes ministrados por profissionais da área. O evento foi aberto aos acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Várzea Grande do 1º ao 10º semestre bem como a outros estudantes de outras instituições de Ensino Superior de Cuiabá e região, e profissionais das áreas afins.
O aluno do 10° semestre do curso de Engenharia Ambiental do Univag, Ivan Paiva, disse que após formado pretende atuar como docente na área específica em recursos hídricos. O estudante conta já fez o curso técnico na área ambiental há alguns anos e que por isso, decidiu iniciar a graduação no Centro Universitário de Várzea Grande. Segundo ele, a área de Engenharia Ambiental é ampla e formando pode atuar em várias áreas de preservação e conservação do meio ambiente. Foi no 7º semestre do curso que o rapaz decidiu por qual área trabalhar.
“A palestra de hoje com certeza vai agregar muito ao meu currículo e as palavras ministradas pelo palestrante vão me orientar futuramente na minha profissão por conta da minha decisão em lecionar”, opinou.
Para a acadêmica do 2° semestre do curso de Engenharia Ambiental do Univag, Michelle Kajikawa, a escolha pelo Univag em dar início a sua graduação foi por conta da qualidade do ensino e da infraestrutura da instituição. Segundo ela, o Univag possui nota 4, avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) e por conta da afinidade que ela tem na áreas das engenharias, especificamente a ambiental.
“Fiz uma pesquisa antes de iniciar minha graduação e a opção pelo Univag se deu pela qualificação do curso. Além disso, eu tenho um amigo que se formou aqui e me deu excelentes referências da instituição quanto à formação profissional”, disse.
Além do V SIMEA, em parceria com a Associação de Engenheiros Ambientais de Mato Grosso, a coordenação do curso de Engenharia Ambiental ainda realizará no sábado (22/10) o I Encontro de Engenheiros Ambientais de Mato Grosso, que tem como principal objetivo a participação de alunos egressos do curso de Engenharia Ambiental e demais profissionais já formados na área especifica. No evento será feita uma discussão sobre o mercado de trabalho atual com a participação da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais na presença do Presidente Marcus Vinicius de Souza, a Presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais de Mato Grosso com a Eng. Ambiental Kamila Barros e a aluna egressa do curso de Engenharia Ambiental do UNIVAG – Ruthy Meire Costa Fonseca, hoje professora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Sorriso.
O curso
O Curso de Engenharia Ambiental tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar na resolução de problemas ambientais, tendo como base o entendimento da influência dos processos ligados ao meio ambiente, assim como a criação e aplicação de processos de tecnologias que visem à prevenção e o controle da poluição. O aluno Univag é estimulado ao longo da graduação que tem a duração de cinco anos, a atuar em diferentes áreas de diagnóstico, manejo, tratamento e controle ambiental promovendo o entendimento integrado dos problemas e estar habilitado a fazer parte de equipes multidisciplinares.
Mini-cursos
Além de assistir as palestras durante os três dias de evento, os acadêmicos poderão participar de dois mini-cursos no período vespertino, sendo um deles na quinta-feira (20/10) como tema Estratégias de Coaching para o Engenheiro Ambiental e escolher entre dois deles na sexta-feira (21/10) com os temas: Resíduo de suinocultura e seus impactos ambientais, e o outro Sustentabilidade de empresas e de produtos.