O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) em parceria com o curso de Medicina realizaram o I Simpósio de Saúde Mental, no auditório V, bloco D da instituição, nos dias 28 e 29 de outubro.
De acordo com o profº e psicólogo, André de Oliveira, responsável pela ministração da palestra com o tema: abuso sexual infanto juvenil: transgressão e trauma, o objetivo do evento visou mostrar aos acadêmicos de Psicologia e Medicina do Centro Universitário de Várzea Grande porque o abuso sexual é considerado um problema e qual é o efeito traumático causado no paciente acometido por essa prática.
“O tema saúde mental é pouco explorado no campo da medicina e da saúde como um todo. O evento vem contribuir para nossa formação e a saúde mental é um tema que deveria ser mais explorado pelas instituições de ensino superior”, opina a estudante do 6º semestre de Medicina, Bárbara. Ela pretende atuar na área da psiquiatria ou cirurgia vascular.
Diferencial do Curso
A estrutura oferecida pela Medicina Univag, compara-se aos melhores centros universitários do país. O modelo pedagógico do curso é por meio do PBL (Problem Based Learning) ou Aprendizagem Baseada em Problemas. É uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem centrada no aluno e que preconiza integrar conhecimentos.
No PBL, os alunos discutirão casos clínicos semanais nas tutorias, e o aprendizado será aprofundado nos laboratórios de habilidades (médicas, de comunicação e informática) e morfofuncional (integração das disciplinas de anatomia, histologia, patologia e imagens), realizados em conjunto com o atendimento da comunidade.
O acadêmico, do 6º semestre de Medicina do Univag, Diego Oliveira, avalia que o diferencial do curso do Centro Universitário de Várzea Grande comparado às outras instituições de ensino superior de Mato Grosso é que oferece uma estrutura altamente qualificada e o método de ensino PBL, instiga o aluno a buscar o conhecimento. Ele disse que assim que se formar irá atuar na área da Oncologia.
Já a acadêmica, Gisele Cristina Teixeira, vinda de Santos, interior de São Paulo, disse que a escolha pelo Univag ao dar início a sua graduação se deve a qualidade do corpo docente e também ao método de Ensino.
Para o vice-reitor do Univag, prof. M.Sc. Flavio Foguel, o curso de Medicina do UNIVAG destaca-se em muitos aspectos, dentre eles, a estrutura laboratorial e corpo docente altamente qualificado. "Com resgate de valores e uma formação mais humanística e abrangente, a Medicina do UNIVAG é diferente pelo método de ensino inovador que coloca o acadêmico ativamente no processo ensino-aprendizagem, por meio dos estágios supervisionados", finaliza Foguel.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag