O câncer bucal ainda é preocupante no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer estima que em 2016, no Brasil, haverá 11280 novos casos de homens e 4010 novos casos de mulheres com neoplasia maligna da cavidade oral. Em Mato Grosso, a estimativa segundo o sexo, é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes [INCA, Brasil, 2016]. Esses dados colocam o câncer de boca como um problema de saúde pública, pois a doença mata mais de 4 mil pessoas por ano, e o nosso país tem a 3ª maior incidência mundial, ficando atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. Em Mato Grosso, a estimativa segundo o sexo, é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes. [Brasil, 2016].
Sendo assim, no mês de novembro, em que se comemora o DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER (27/11), haverá uma programação especial com 3 campanhas entre os dias 21 a 26 de novembro, em alusão ao dia 27/11..
Os objetivos das campanhas são:
- Sensibilizar a população mato-grossense sobre a prevenção e combate a essa doença, além de reforçar sobre as condições de risco relacionadas à doença, como o tabagismo, etilismo, dieta e o HPV.
- Alertar a população sobre o aumento de casos na nossa região e orientando sobre medidas preventivas como: não fumar, não beber em excesso, proteger os lábios e a pele contra os raios solares, alimentar-se de maneira saudável e procurar o cirurgião-dentista regulamente a cada seis meses. Estas são estratégias comprovadamente eficazes na prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca.
- Fazer a busca ativa das lesões potencialmente malignas, através de exame clínico minucioso e detalhado.
- Orientar e esclarecer a população de como realizar a higiene bucal adequada.
O perfil do câncer bucal são pessoas acima de 40 anos, que apresentem as condições de risco para a doença principalmente o tabagismo, o etilismo e a exposição solar. Também é perfil das campanhas preventivas aquela pessoa que apresente qualquer alteração/lesão na boca, independentemente da idade, que necessite de investigação diagnóstica (radiografia, citologia e/ou biópsia).
Locais:
Dias 21 e 22 de novembro - Das 17 às 19 horas- Clínica Odontológica do UNIVAG - Mais informações: 36886130
Dia 26/11/2016 - Das 8 às 11 horas - Clínica Odontológica do CPA 3 - Mais informações: 36464574
Dentre os serviços ofertados, haverá exames bucais preventivos objetivando a identificação precoce das lesões bucais, lesões potencialmente malignas e neoplasias malignas, além de outras atividades como dicas de como parar de fumar e onde buscar tratamento, informações sobre os malefícios do narguilé e do cigarro eletrônico e entrega de panfletos educativos.
Participe e junte-se a nós na luta contra o câncer! Uma realização do Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do UNIVAG, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT), TELESSAUDE/MT e LACCanBo.