Destaques

31.01.2017 às 15:10hs

Colação de grau dos formandos em Direito do Univag revela história de luta e determinação

SONHO REALIZADO

O momento mais aguardado na vida do acadêmico é a ‘Colação de Grau’. Para Luiz Laurentino Silva, de 78 anos, esse momento foi mais que especial, ele realizou o sonho que compartilhou por anos com a esposa, que já faleceu. Formou-se em Direito no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Exemplo de superação, dedicação e garra, que nem mesmo uma luta contra o câncer e a perda da mulher o fez desistir de sua formação superior, no curso desejado.

Laurentino tem muitas histórias para contar, travou muitas batalhas e desafios ao longo dos seus 78 anos. Servidor do Fórum de Várzea Grande presenciou cenas que marcaram sua vida, pessoas que necessitavam de defesa qualificada, de um advogado e que não tinham condições. Foram muitos anos ali, sem poder fazer nada, e a cada cena que via alimentava um sonho de se tornar um Advogado e defender aqueles que precisam.

Enquanto muitos pensam em descansar na velhice, Laurentino acalentava o sonho de se formar em Direito, juntamente com a esposa, que faleceu no ano passado. “Depois de uma temporada servindo no Conselho de Sentença do Fórum de Várzea Grande, fiquei motivado pelo andamento dos trabalhos lá, isso me incentivou a cursar Direito, para defender aqueles menos favorecidos. Depois de muitas lutas eu consegui fazer a matricula no curso de Direito do Univag que me abriu as portas de uma forma sensacional, sou grato por terem me acolhido aqui. Eu escolhi o Univag porque é melhor faculdade de ensino superior do estado”, conta Laurentino.

Logo no inicio do curso o acadêmico foi diagnosticado com câncer, já em estado avançando. No entanto, prevaleceu firme enquanto se tratava da doença, sem pensar em desistir do sonho de ser advogado. Mesmo sabendo que travaria uma longa batalha nunca se sujeitou a requerer nenhum tipo de tratamento diferenciado ou especial, junto à coordenação, para obter regime domiciliar nas suas atividades. Assíduo às aulas, sempre cumpriu as tarefas junto à instituição e, mais, se destacando diante dos demais colegas.

“Esse câncer me deixou muito abatido, mas enfrentei o tratamento e nem mesmo com essa situação deixei meus estudos. Em alguns momentos senti dificuldades de permanecer em sala, sentia muita dor, mas nunca deixei a sala antes de um professor”, lembra Laurentino.

Professora do curso de Direito do Univag, Dra. Michelle Marie, compartilhou vários momentos na trajetória de Laurentino no campus. “Conheci o Sr. Laurentino quando lecionei para a turma a matéria de Direito Processual Penal I, um dia tive a curiosidade de saber um pouco mais sobre ele, que contou que sempre teve o sonho de cursar direito porém não teve condições quando jovem”, conta a professora e Dra. Michelle Marie.

Como se não bastasse a doença, Laurentino em meio ao tratamento, ainda perdeu sua companheira. Aquela que sonhava com ele, viver o grande momento que está da Colação de Grau. “A perda da minha esposa foi a pior dificuldade que passei e ainda passo. Quando eu chorava em sala de aula, os professores e colegas choravam comigo. Antes dela falecer, ela me recomendou, ‘não deixe o Univag, não deixe o seu curso, não deixa nada para depois, realize todos os seus sonhos’. ‘Ela via o carinho que os professores e colegas tem por mim, ela presenciou a minha luta para entrar na faculdade e viu o quanto o Univag foi importante nesse processo”, emocionado, contou Laurentino.

As batalhas de Laurentino é uma história de superação, exemplo para muitas pessoas que se sentem incapazes ou que acham tarde para as conquistas da vida. Laurentino é exemplo 'vivo' no Univag, de que nunca é tarde para buscar uma formação superior e 'correr em busca' de concretizar os projetos de vida, independente da idade.

“Para mim como docente do Univag o Sr. Laurentino é uma daquelas pessoas que fazem tudo valer a pena, é um exemplo de ser humano, de aluno, vitorioso, respeitador, dedicado, uma pessoa que com toda experiência de vida luta para conquistar seus sonhos sem deixar que nada nem as maiores dificuldades o atrapalhem. É um exemplo para todos, ficando provado que nunca é tarde para realizar o que sonhamos”, comentou a professora.

Laurentino recebeu seu diploma cheio de orgulho e emoção, aplaudido de pé pelo corpo docente e todos os presentes na cerimônia. “Eu tive um tratamento ‘vip’ no Univag, agradeço a todo o corpo docente, administrativo pelo carinho e atenção comigo durante esse tempo que passei aqui. Escolher o Univag foi o primeiro passo para realizar o meu sonho”.

Laurentino pretende fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para atuar na defesa daquelas pessoas menos favorecidas. Nos planos dele também está uma pós-graduação para lecionar sobre Direito Penal. E finalizou deixando um recado para toda a sociedade brasileira.

“Com 78 anos eu já posso aconselhar alguém. Eu deixo um recado para a sociedade e aos jovens. Não perca a oportunidade de estudar, de cursar um ensino superior. Estude, não pense nas dificuldades que virão, pense no futuro que vocês estarão construindo com esse estudo e dedicação”, concluiu.

Diferenciais do Curso de Direito do Univag

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): o UNIVAG oferece um núcleo amplamente estruturado, com sistema informatizado e professores altamente qualificados (advogados experientes) fazendo com que o aluno do Curso conclua seu estágio com uma preparação em foco. O NPJ possui também um posto avançado no TRT-MT e firmou parceria com o Poder Judiciário que viabilizou a Central de Conciliações em sua unidade no Campus.

Eixos temáticos: o UNIVAG oferta aos alunos um eixo comum a todas as disciplinas. É o chamado tema transversal, que é definido previamente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e que deve estar relacionado a algum dos elementos do eixo temático do Curso: Direito Constitucional, Direitos Humanos e Questão de Gênero. Cada disciplina do semestre deverá trabalhar com o mesmo tema, o que fomenta a interdisciplinaridade.

Capacitação dos docentes: semestralmente são realizados cursos de capacitação com os docentes do UNIVAG, tendo como objetivo um aperfeiçoamento e qualificação dos professores em busca das melhores formas de avaliação.

Ementa do curso: além das disciplinas expostas na matriz curricular, o UNIVAG oferece aos seus alunos a matéria “arbitragem e conciliação”, o que vem sendo amplamente fomentado pelo poder judiciário.

Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria do Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.