O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) recebeu nos dias 25 e 26 de abril, o encontro da Redes Educação Integral que reúne os Gestores das Escolas Municiais e dos Centro de Referência da Assistência Social de Várzea Grande, para discutir a educação integral no município. O projeto é uma realização das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social de Várzea Grande e conta com o apoio do Curso Serviço Social UNIVAG.
A iniciativa é da Fundação Itaú Social com realização do Centro Integrado de Estudos e Pesquisa de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) que, desde 2015, atua no fortalecimento da Rede de Educação Integral no município. E desde o início do Projeto Redes em Várzea Grande, o Curso Serviço Social UNIVAG tem participado efetivamente, e contribuindo para as atividades desenvolvidas pelo projeto.
“O Univag sempre foi parceiro do projeto e é o mais estratégico na região, através do Univag conseguimos as aproximações com as entidades com quem precisávamos trabalhar para a implantação do projeto”, comenta a coordenadora do projeto da Fundação Itaú Social, Fernanda Coomenero.
Participaram da Oficina de Formação e Articulação para ação em Rede, aproximadamente 130 gestores de escolas públicas e de unidades da Política de Assistência Social. Segundo Fernanda, a oficina é uma oportunidade de criar sinergia entre políticas que ocorrem no mesmo território, com os mesmos públicos, mas que nem sempre dialogam. “O que queremos é otimizar os esforços e recursos e, principalmente, criar a cultura do impacto coletivo”, afirmou coordenadora da Fundação Itaú Social.
“Discutir sobre a ‘educação integral’ é envolver diretamente a família, a escola e a comunidade. O curso de Serviço Social do Univag integra este debate por entender sua relevância principalmente ao possibilitar a reflexão e construção de estratégias juntos as políticas públicas municipais, e levando em primeiro lugar crianças e adolescentes como prioridade absoluta”, destacou a coordenadora do curso de Serviço Social do Univag, Prof. Me.Terezina Fátima Paes de Arruda
Durante o evento foi lançando pela coordenadora do curso, Profª Me. Terezina Arruda, uma das avaliadoras do Prêmio que está na sua 12ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef 2017 – Educação Integral: Parcerias em Construção, que em edições anteriores tiveram duas organizações semifinalistas, sendo uma de Várzea Grande. O evento ocorreu no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) que apoia a iniciativa.
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa