O Univag Centro Universitário, através do Curso de Gastronomia, abriu o primeiro dia do Pantanal Cozinha Brasil 2017, evento acontece até 11 de outubro. A Cozinha Experimental da instituição recebeu duas oficinas práticas com o tema ‘É bem Mato Grosso, Tradição e Inovação’, apresentado pelo chef Marcelo Cotrim e dona Eulália.
A doceira dona Eulália foi escolhida como personalidade da gastronomia mato-grossense do Pantanal Cozinha Brasil 2017. Ela ensinou a receita do tradicional bolo arroz cuiabano, hoje patrimônio histórico de Mato Grosso, e do bolo de queijo. Ambas receitas fazem sucesso pelo sabor inigualável de preparo feitos pela senhora de 83 anos.
“Eu fiquei muito feliz em receber essa homenagem, não tenho como agradecer, é muito gratificante ser reconhecida e ver tantas pessoas interessadas em aprender um bolo tão tradicional de Mato Grosso. Agradeço ao Pantanal Cozinha Brasil e o Univag por essa homenagem”, cita dona Eulália.
Como forma de valorizar a gastronomia regional, o Chef Marcelo Cotrim apresentou duas receitas com ingredientes tipicamente mato-grossense, o Bacalhau de Pintado e Mané Pelado frito, com Zabaione de Canjinjin e Castanha de Pequi. “É um evento onde temos a oportunidade de debater sobre nossa gastronomia regional com diferentes pessoas e chefs nacionais. Colocar em evidência essa valorização, todos nossos ingredientes, essa gama com três biomas que Mato Grosso tem, são incríveis”, destaca.
Amante da gastronomia, a jovem Lidian Coelho participou das oficinas e ficou maravilhada com a estrutura da Cozinha Experimental do Univag. “Eu gosto muito de cozinhar e essa é uma ótima oportunidade de aprender as tradicionais receitas de dona Eulália, com o jeito do chef Cotrim de inovar. E conhecer a Cozinha Experimental Univag me despertou a vontade de cursar Gastronomia, a estrutura aqui é perfeita”, conta a participante.
Na cerimônia de abertura, no Centro de Eventos Pantanal o Vice-Reitor, Professor Flávio Henrique Foguel, destacou a importância da valorização da gastronomia regional “Para nós do Univag é uma satisfação de mais uma vez promover um evento que prestigia a nossa regionalidade na gastronomia e que também proporciona atualização e informação profissional. Tudo isso está dentro da nossa filosofia educacional de formar profissionais com qualidade”.
Confira a programação na Cozinha Experimental do Univag
Na programação das oficinas práticas que serão realizadas nesta terça-feira (10) na Cozinha Experimental do Univag, às 8h e às 14h, os consultores Ângelo de Souza e Fábio Chargas ministrarão a oficina de panificação com tema ‘Produtos da Panificação Moderna, Tecnologia no Ultracongelamento’. Às 10h entra a chef Manu, com a oficina ‘Cozinhando com a terra: conceito, ingredientes e sustentabilidade’, e às 14h os chefs Felipe Fogaça, Jhuan Schneider ministram a oficina ‘Jacaré – Exótica carne do Pantanal e cortes de gado pantaneiro’. Todas as oficinas terão degustação.
Seguindo a programação, na quarta-feira (11) o chef Petissier Tarso Quadros abre o terceiro dia de oficinas práticas com o tema ‘Doces com Glamour: como transformar doces simples em sofisticadas sobremesas’. E para encerrar, a chef Bela Gil ministrará a oficina ‘O Brasil pelas mãos de Bela Gil’, às 10h.
Programação completa e inscrições no site www.pantanalcozinhabrasil.com.br
Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria Univag