Diário de Bordo

25.07.2017 às 09:00hs

2ª Dia - Diário 24/07/2017 – UNB

Nessa segunda-feira pela manhã foi o dia de visitarmos três obras no campus da UNB, referências arquitetônicas de Oscar Niemeyer e João Figueiras de Lima, esse último conhecido como Lelé.

Primeira visita foi ao Instituto de Ciências na Universidade de Brasília – UNB, uma obra de Oscar Niemeyer, um bloco formado por duas construções lineares de salas, auditórios, dentre outros espaços, de diversos cursos, dentre eles, o de Arquitetura e Urbanismo.  Ambas as construções possuem corredores voltados para um grande jardim central, com uma sequência de enormes pilares de concreto aparente que formam um jogo de luz e sombra, permitindo a iluminação e ventilação naturais, o que aliado ao clima local proporciona um ambiente extremamente agradável.

Posteriormente fomos ao Memorial Darcy Ribeiro e o famoso Beijódromo, esse último gentilmente apelidado pelos alunos da UNB.

O Memorial Darcy Ribeiro é um centro educacional, com sua forma inspirado em uma habitação indígena, inaugurado em 2010, é um projeto do arquiteto Lelé, localizado no campus da Universidade de Brasília. O espaço é voltado para um jardim central e uma cobertura diferenciada que segue os parâmetros de projeto do arquiteto em aproveitar a iluminação e a ventilação natural. Anexo ao Memorial está um auditório, conhecido como Beijódromo,  com uma cobertura metálica ondulante e com paredes em forma de brises móveis que permitem a entrada de luz e ventilação naturais sempre que necessário.

A última obra que visitamos foi o Instituto de Ciências Biológicas que tem como diferencial arquitetônico uma cobertura com aparência de colméia, onde o escoamento de água no centro de cada colméia forma um pilar. Esta estrutura proporciona uma estética diferenciada e atrativa para este bloco. A edificação é de 2006 e os arquitetos respeitaram a linguagem do local e das obras de Niemeyer do Instituto de Ciências, a primeira que visitamos, onde os blocos estão dispostos de forma linear com grandes jardins centrais.


Autora: Franciele Novack

 

Congresso

No período da tarde dessa segunda-feira, fomos ao Palácio do Congresso Nacional, um Ícone da arquitetura modernista do Brasil, uma das obras preferidas de Niemeyer, símbolo da Arquitetura do século XX. O Palácio consiste em um edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A visita guiada durou em torno de 50 minutos, como explicações sobre a função do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de um belo passeio guiado pelo espaço interno da edificação onde visualizamos a união da arte e da arquitetura, devido aos grandes painéis artísticos de Athos Bulcão, Di Cavalti e Peretti nos salões do Palácio do Congresso.

"Arquitetura não constitui uma simples questão de engenharia, mas uma manifestação do espírito, da imaginação e da poesia”. -Oscar Niemeyer

Em 2007, coincidindo com o centésimo aniversário do então Arquiteto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) decidiu pelo tombamento do edifício do Congresso Nacional.


Autor:
Victor Henrique Fritsch

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.