Neste ano, o Instituto Nacional de Museus apresenta o tema Museus para uma sociedade sustentável para comemorar em todo território nacional o 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus. O século XXI coloca nas mãos da população mundial, especialmente de seus dirigentes, um dos maiores desafios: a sustentabilidade que tem como bandeira “o uso cauteloso dos recursos planetários, naturais ou não, respeitando os sistemas biológicos e o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas”.
No Univag, em parceria com o Centro Cultural Ikuiapá, uma unidade do Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio, a 13ª edição do Dia Internacional dos Museus será comemorada na semana de 18 a 22 de maio. A atividade visa “enfatizar o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária”.
Sob a coordenação das Professoras Terezina Fátima Paes de Arruda, Regina Versoza Simião, Anna Maria Ribeiro F. M. Costa, Rosana Lia Ravache e Mabel Strobel Moreira Weimer, a atividade apresenta o tema “Índios e Afrodescendentes: valorização da diversidade cultural para uma sociedade sustentável”, oferecida aos alunos dos cursos de Pedagogia e Serviço Social.
A atividade contempla palestras e sessões de filmes sobre a contribuição dos indígenas e afrodescendentes na formação do povo brasileiro e na contribuição de uma sociedade sustentável. O marco temporal das palestras e filmes abrange desde o período colonial e evidencia aspectos que discutem o entendimento do relativismo cultural existente na sociedade brasileira, que busca amenizar o etnocentrismo e as agruras do preconceito e da discriminação. As diferentes formas de olhar para o outro, o respeito às suas singularidades, o caminho da valorização dos direitos humanos consistem nos precípuos da atividade. Na atividade, os discentes também terão a oportunidade de conhecer uma importante contribuição da produção cinematográfica nacional, bem como uma breve biografia de seus cineastas. A atividade reforça o inquestionável reconhecimento da presença do índio e do negro na constituição da sociedade brasileira, promovendo a valorização de suas raízes e, dessa forma, apartando-se do paradigma da visão europeia.
Palestras:
Título: O material e o imaterial: tecnologia indígena para uma sociedade sustentável
Palestrante: Dra. Anna Maria Ribeiro F. M. Costa
Instituições: Centro Cultural Ikuiapá-Cuiabá/Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio e Univag – Centro Universitário
Título: A presença da cultura africana no cotidiano dos brasileiros
Palestrante: Dra. Rosana Lia Ravache
Instituição: Univag – Centro Universitário
Título: Afrodescendentes: a educação escolar quilombola na perspectiva da diversidade cultural para uma sociedade sustentável
Palestrante: Mabel Strobel Moreira Weimer
Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e Univag – Centro Universitário.
Título: Índios e Afrodescendentes sob ótica da Legislação Brasileira: Constituição Federal, Lei 10.639/ 2003 e Lei 11.645/ 2008
Palestrante: Loyuá Ribeiro F. M. Costa