Notícias

08.05.2015 às 17:50hs

UNIVAG e Centro Cultural Ikuiapá na 13ª semana de museus

Neste ano, o Instituto Nacional de Museus apresenta o tema Museus para uma sociedade sustentável para comemorar em todo território nacional o 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus.  O século XXI coloca nas mãos da população mundial, especialmente de seus dirigentes, um dos maiores desafios: a sustentabilidade que tem como bandeira “o uso cauteloso dos recursos planetários, naturais ou não, respeitando os sistemas biológicos e o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas”.

No Univag, em parceria com o Centro Cultural Ikuiapá, uma unidade do Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio, a 13ª edição do Dia Internacional dos Museus será comemorada na semana de 18 a 22 de maio. A atividade visa “enfatizar o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária”.

Sob a coordenação das  Professoras Terezina Fátima Paes de Arruda, Regina Versoza Simião, Anna Maria Ribeiro F. M. Costa, Rosana Lia Ravache e Mabel Strobel Moreira Weimer, a atividade apresenta o tema “Índios e Afrodescendentes: valorização da diversidade cultural para uma sociedade sustentável”, oferecida aos alunos dos cursos de Pedagogia e Serviço Social.

A atividade contempla palestras e sessões de filmes sobre a contribuição dos indígenas e afrodescendentes na formação do povo brasileiro e na contribuição de uma sociedade sustentável. O marco temporal das palestras e filmes abrange desde o período colonial e evidencia aspectos que discutem o entendimento do relativismo cultural existente na sociedade brasileira, que busca amenizar o etnocentrismo e as agruras do preconceito e da discriminação. As diferentes formas de olhar para o outro, o respeito às suas singularidades, o caminho da valorização dos direitos humanos consistem nos precípuos da atividade. Na atividade, os discentes também terão a oportunidade de conhecer uma importante contribuição da produção cinematográfica nacional, bem como uma breve biografia de seus cineastas. A atividade reforça o inquestionável reconhecimento da presença do índio e do negro na constituição da sociedade brasileira, promovendo a valorização de suas raízes e, dessa forma, apartando-se do paradigma da visão europeia.

 

Palestras:

Título: O material e o imaterial: tecnologia indígena para uma sociedade sustentável

Palestrante: Dra. Anna Maria Ribeiro F. M. Costa

Instituições: Centro Cultural Ikuiapá-Cuiabá/Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio e Univag – Centro Universitário

 

Título: A  presença da cultura africana no cotidiano dos brasileiros

Palestrante: Dra. Rosana Lia Ravache

Instituição: Univag – Centro Universitário

 

Título: Afrodescendentes: a educação escolar quilombola na perspectiva da diversidade cultural para uma  sociedade sustentável

Palestrante: Mabel Strobel Moreira Weimer

Instituição: Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e Univag – Centro Universitário.

 

Título: Índios e Afrodescendentes sob ótica da Legislação Brasileira: Constituição Federal, Lei 10.639/ 2003 e Lei 11.645/ 2008

Palestrante: Loyuá Ribeiro F. M. Costa

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.