Notícias

06.03.2017 às 11:00hs

Univag sedia evento tecnológico mundial do Genuino Day

O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) será palco, no dia 1º de abril, do evento Genuino Day (Arduino). O evento ocorre simultaneamente em Cuiabá e em várias cidades brasileiras e do mundo, no mesmo dia e horário, em celebração ao aniversário da plataforma Arduino – programa de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento e controle de sistemas interativos.

O evento, que acontece no Univag, irá reunir centenas de pessoas ao redor do mundo para celebrar o aniversário do Arduino e Genuino. Antigamente eles eram chamados de hobbistas. No entanto, se reinventaram com a tecnologia e também ganharam novo nome, hoje são Makers, ou fazedores, no estilo faça você mesmo, onde se utiliza de tecnologias abertas de hardware e software para criar projetos manuais.

Em 2016 houve uma mudança no nome do evento por motivos de proteção da marca Arduino, pois segundo os organizadores, o nome Arduino Day deve ser usado apenas para eventos que ocorram nos Estados Unidos. Para os demais países, passa então a ser chamado de Genuino Day.

Genuino Day é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada no computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo, que utiliza a placa Genuino.

Equipamentos feitos com Genuino podem captar sinais do meio ambiente, como temperatura ou movimento, por exemplo, ou executar tarefas ou ainda transformar-se em objetos de arte, brinquedos ou acessórios.

O evento tem como objetivo reunir pessoas que trabalham com essa plataforma e aderir novos makers. A plataforma de desenvolvimento Arduino vem crescendo cada vez mais no Brasil e passa a ser utilizada no mercado como uma alternativa de baixo custo.

Criada por Josué Francisco Nascimento o Genuino Day está em sua segunda edição em Mato Grosso, o evento traz intensas atividades, palestras, oficinas para iniciantes, intermediários e avançados no Arduino, exposições de projetos e sorteios.

Genuino Day é a celebração mundial do aniversário da plataforma Genuino (Arduino), que acontece no mundo inteiro. É um evento onde pessoas interessadas se juntarão e compartilharão ideias e experiências”, explica Nascimento, líder da Genuino Cuiabá.

Parceiro do Genuino Day, o Univag traz toda a estrutura necessária para sediar o evento. Além disso, gera oportunidade, estimula a criatividade e pode até gerar futuros negócios.

O evento é aberto ao publico além de todos os grupos de utilizadores, makerspaces, hackerspaces, fablabs, associações, professores, profissionais.

A celebração contará com um espaço próprio para troca de experiências entres os makers.

Para participar do evento é necessário fazer à inscrição através do site https://www.sympla.com.br/genuino-day-cuiaba-2017


Autor: Márcia Tomaz
Fonte: Assessoria de Imprensa