Avaliação Institucional

  • Agenda
    • 2023
      • Dezembro / 2023
        • 13/12/2023

          Finalizando o ano letivo, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), trabalhou na conclusão da aplicação da avaliação para os cursos em EAD, com ambos os ciclos sendo concluídos dentro do prazo estabelecido. Além disso, foi discutido que a avaliação para o curso de medicina será reestruturada em 2024 em nível sistêmico, visando incluir a disciplina "Programa Extensionista Integrador" e reorganizar o Programa de Interação Comunitária. O instrumento de avaliação também passará por revisões para estar em consonância com o banco de dados. Além disso, foi planejada a parte qualitativa da avaliação do curso de medicina e demais cursos vinculados, abrangendo as cinco áreas do conhecimento.

      • Novembro / 2023
        • 15/11/2023

          Durante o mês de novembro, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) envidou esforços nos trabalhos da avaliação do nível de satisfação do usuário no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e nas Clínicas Integradas, na análise do grau de satisfação dos empregadores em relação aos estagiários, bem como na avaliação da experiência dos egressos da pós-graduação.

      • Outubro / 2023
        • 18/10/2023

          Neste mês de outubro, a Comissão Própria de Avaliação – CPA, atuou de forma intensiva nos trabalhos da avaliação didático pedagógica dos cursos presenciais, na aplicação da avaliação para os cursos de EAD, para o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ e também para os docentes. Os trabalhos transcorreram de forma positiva, sem houvesse qualquer intercorrência, demonstrando assim, que a cultura da avaliação está consolidada em toda a comunidade acadêmica do Univag.

      • Setembro / 2023
        • 28/09/2023

          A avaliação institucional para o curso de Medicina já está em sua fase final, restando apenas a conclusão da avaliação do internato médico. Ainda neste mês de setembro, iniciou-se a preparação para a realização da avaliação didático pedagógica para os demais cursos da IES. Outras questões que estiveram na pauta de reuniões e de trabalho foram a continuidade da organização do relatório de autoavaliação que possui previsão de término nos próximos dias e também a aplicação da avaliação para o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ.

      • Agosto / 2023
        • 30/08/2023

          A Comissão Própria de Avaliação iniciou os preparativos para a realização da avaliação para docentes e para os cursos de pós-graduação que deverá ocorrer no mês de outubro.
          Os questionários já estão sendo criados no software Survey Monkey, a criação de arte visual para o trabalho de divulgação, já foi solicitada ao Depto de Marketing do Univag e também já está sendo feito o levantamento sobre quantidade de docentes por cursos para criação dos links que serão encaminhados posteriormente.

      • Julho / 2023
        • 31/07/2023

          A avaliação institucional para gestores e técnicos administrativos realizada durante o mês de julho alcançou um percentual de adesão equivalente a 79% junto aos 48 setores que compõem um quadro funcional com mais de 500 colaboradores. Diante desse resultado, constatamos que houve êxito no processo avaliativo e os resultados estão sendo encaminhados para a Diretoria.

          Também neste mês, está sendo realizada a avaliação para os cursos de EAD e sendo criada uma comissão para reorganização do relatório de autoavaliação.

      • Junho / 2023
        • 28/06/2023

          A CPA deu início aos preparativos para a realização da avaliação institucional para gestores e técnicos administrativos que ocorrerá no mês de julho. Foram feitos encaminhamentos junto ao Depto de Marketing para o trabalho de divulgação com todos os departamentos administrativos e junto ao Gestão de Pessoas para coleta de informações sobre quantidade de setores e de colaboradores para organização do cronograma de aplicação.

      • Maio / 2023
        • 29/05/2023

          Durante o mês de maio, os membros da CPA estiveram executando as atividades de avaliação dos cursos presenciais e para os cursos da modalidade EAD. Também foram realizadas atividades de preparação para aplicação da avaliação no curso de Medicina sendo realizada a impressão de formulários, montagem de envelopes por turma e elaboração dos protocolos de entrega dos materiais.

      • Abril / 2023
        • 12/04/2023

          A Comissão Própria de Avaliação – CPA, intensificou os trabalhos preparativos para a realização da avaliação didático-pedagógica para os cursos presenciais e para a modalidade EAD, que será realizada no próximo mês. Os questionários foram todos revisados e a informações sobre as turmas e seus respectivos cursos que participarão do processo avaliativo, estão sendo lançados no sistema para impressão dos formulários.

      • Março / 2023
        • 22/03/2023

          As reuniões dos membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA, durante o mês de março tiveram como pautas as seguintes questões: Avaliação do curso de Medicina, Avaliação da Pós-graduação lato e stricto sensu, pesquisa e extensão, tecnologias disruptivas, periodicidade e formato das reuniões e também análise do perfil do ingressante.

          Os trabalhos da CPA estão seguindo o cronograma aprovado pelo Comissão, semelhante ao que ocorreu de forma satisfatória no ano anterior.

      • Fevereiro / 2023
        • 22/02/2023

          Durante o mês de fevereiro, a Comissão Própria de Avaliação esteve com o trabalho voltado para a avaliação dos cursos digitais, bem como a dinâmica de aplicação durante o processo. Ficou estabelecido que o CDEAD irá repassar as informações do calendário acadêmico para que a CPA possa aplicar a avaliação durante o período que os alunos estarão presencialmente no campus para realizarem as provas bimestrais.

      • Janeiro / 2023
        • 11/01/2023

          No início dos trabalhos da Comissão Própria de Avaliação em 2023, o Presidente da Comissão, Prof. Ronaldo Baumgartner colocou em discussão para aprovação, a distribuição de tarefas de acordo com um cronograma de trabalho para os membros da CPA. Também esteve na pauta das reuniões, o Relatório de Autoavaliação que está sendo elaborado pelas professoras Lúcia Helena Aleixo e Kênia Oliveira.

    • 2022
      • Novembro / 2022
        • 08/11/2022

          No levantamento feito pela Comissão Própria de Avaliação – CPA sobre a adesão às avaliações aplicadas recentemente, observou-se de forma muito satisfatória que a adesão dos discentes à avaliação didático pedagógica ultrapassou a marca de 70%.

          A alta adesão ao processo avaliativo é resultado de uma sólida cultura de avaliação existente no Univag.

          Neste mês de novembro, o colegiado da CPA também está analisando a viabilidade de revisar o planejamento estratégico para a aplicação da avaliação na modalidade EAD, de forma a aprimorar ainda mais o processo para os cursos desta modalidade.

      • Outubro / 2022
        • 18/10/2022

          A Comissão Própria de Avaliação – CPA, promoveu durante o mês de outubro, os encaminhamentos para a realização da avaliação do curso de Medicina e também para a realização da avaliação didático pedagógica para os demais cursos nas outras áreas do conhecimento.

          Também neste mês, os membros da CPA fizeram a revisão do instrumento de avaliação do mestrado em Arquitetura, ao qual ficou estabelecido que será inserido um novo indicador na dimensão avaliativa.

      • Setembro / 2022
        • 14/09/2022

          Neste mês de setembro, a CPA está realizando a avaliação dos docentes e a avaliação didático pedagógica do curso de Medicina.  Em paralelo a estes trabalhos, a Comissão Própria de Avaliação também está trabalhando na compilação dos dados da avaliação dos técnicos administrativos que foi finalizada recentemente e em breve, os resultados serão divulgados junto às diretorias e gestores das respectivas áreas.

      • Agosto / 2022
        • 17/08/2022

          A reunião da Comissão Própria de Avaliação, teve como uma de suas pautas, a finalização da aplicação da avaliação dos técnicos administrativos e do início da tabulação dos dados coletados.  Houve uma boa adesão por parte dos técnicos administrativos e agora, mediante a coleta de dados, os membros irão trabalhar na análise destes dados para apresentar à direção institucional.

          Também foram tratadas, questões referentes à avaliação dos docentes que está sendo realizada e sobre o preparo de documentações a serem apresentadas às Comissões do MEC.

      • Julho / 2022
        • 06/07/2022

          A preparação para avaliação dos docentes, gestores e técnicos administrativos, são as principais pautas de trabalho neste mês de julho.

          Os membros da Comissão Própria de Avaliação analisarão as possíveis atualizações nos instrumentos de avaliação para docentes, gestores e técnicos administrativos e também definirão as datas de aplicação.

      • Junho / 2022
        • 15/06/2022

          Os membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA, durante o mês de junho estão trabalhando na construção do questionário do egresso no SurveyMonkey para aplicação do mesmo em formato eletrônico. Também estão discutindo e analisando a  estratégia de aplicação da Avaliação Institucional Didático-Pedagógica e Infraestrutura dos cursos e definição das estratégias para a aplicação da Avaliação dos Docentes.

      • Maio / 2022
        • 20/05/2022

          Neste mês de maio a Comissão Própria de Avaliação (CPA), trabalhou com a realização da avaliação didático-pedagógica para os cursos presenciais da Instituição e também promoveu a revisão do instrumento de avaliação do egresso.

          O trabalho de divulgação contou com o apoio do Departamento de Marketing e coordenações dos cursos, além da participação dos membros da CPA.

      • Abril / 2022
        • 20/04/2022

          Durante o mês de abril a Comissão Própria de Avaliação está dando continuidade ao  trabalho de análise/atualização dos instrumentos de avaliação dos cursos nos formatos presencial, ao vivo e digital.   Outro trabalho realizado também durante o mês corrente, é o relatório da avaliação didático-pedagógica e infraestrutura do curso de Medicina que faz parte do cronograma de avaliação institucional.

      • Março / 2022
        • 16/03/2022

          A Comissão Própria de Avaliação está trabalhando na análise quanto à necessidade de atualização dos instrumentos de avaliação dos cursos nos formatos presencial, ao vivo e digital.   Os membros da CPA estão analisando as sugestões de possíveis mudanças em questões dos instrumentos de avaliação.

      • Fevereiro / 2022
        • 16/02/2022

          A Comissão Própria de Avaliação continua realizando a revisão dos instrumentos de avaliação institucional e conforme entendimento do colegiado da CPA, nas próximas reuniões os membros apresentarão as sugestões de adequações a serem analisadas.

        • 09/02/2022

          Membros da CPA iniciaram revisão do instrumento de avaliação institucional que será utilizado em 2022.  As avaliações didático-pedagógica e avaliação dos técnicos administrativos estão sendo revisadas para possíveis adequações de forma a melhorar ainda mais a coleta de informações que servirá como instrumento de apoio à gestão institucional.

      • Janeiro / 2022
        • 26/01/2022

          Na primeira reunião do ano letivo de 2022, os membros da CPA discutiram sobre o cronograma de trabalho para o ano que se inicia e também houve por parte do Presidente da Comissão, a distribuição de trabalhos relacionados à tabulação e criação de relatório referente aos dados da Avaliação da Medicina que foi realizada no semestre passado.

    • 2021
      • Dezembro / 2021
        • 15/12/2021

          Na última reunião do ano, os membros da CPA fizeram uma análise da compilação das notas da avaliação didático-pedagógica e infraestrutura para o curso de Medicina e também fizeram um balanço dos trabalhos realizados em 2021, que foram considerados satisfatórios por todos.

      • Novembro / 2021
        • 17/11/2021

          Durante o início do mês de novembro, os membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA fizeram uma análise do instrumento de coleta de dados para a avaliação do ingressante e nesta reunião o colegiado aprovou a manutenção do mesmo instrumento para esta avaliação.

          Ou questão levantada na reunião foi sobre o sucesso da aplicação e da adesão na participação dos alunos na avaliação da Medicina, que apresentou índice próximo a 92%.

      • Outubro / 2021
        • 20/10/2021

          Após validação do questionário de avaliação para o curso de Medicina, os membros da CPA, fizeram testes através do SurveyMonkey a fim de identificar a existência ou não de situações a serem corrigidas. Os testes foram feitos na primeira quinzena de outubro e agora já testada e aprovada, a avaliação deverá ser aplicada no próximo mês de novembro.

      • Setembro / 2021
        • 15/09/2021

          A revisão do instrumento de avaliação do curso de Medicina, foi a pauta principal da reunião da Comissão Própria de Avaliação.  Após revisão, os membros da CPA concordaram em aprovar o instrumento sem novas alterações, mas também propuseram que houvesse uma validação por parte da Direção e Coordenação do Curso de Medicina antes da aplicação, que deverá ser feita no formato online, utilizando o software SurveyMonkey.

      • Agosto / 2021
        • 18/08/2021

          Durante o mês de agosto, integrantes do colegiado da CPA, propuseram uma análise quanto à possibilidade de   atualização do instrumento de autoavaliação docente do curso de medicina para as etapas 02 e 03.  Também como pauta de reunião, a Comissão Própria de Avaliação levantou a necessidade de revisão do instrumento de avaliação para os técnicos administrativos da instituição.

      • Julho / 2021
        • 14/07/2021

          A Comissão Própria de Avaliação promoveu uma revisão e atualização no instrumento de autoavaliação docente e instrumento de avaliação das etapas 1 a 8 e do internato médico correspondentes às etapas 9 a12 via surveymonkey para o curso de medicina.

      • Maio / 2021
        • 19/05/2021

          Em reunião através de vídeo conferência, a Comissão Própria de Avaliação retomou a discussão sobre a continuidade na atualização do instrumento de avaliação didático pedagógica para os cursos de graduação.  Os membros da CPA apresentaram sugestões e reavaliaram algumas questões pertinentes ao instrumento de avaliação.

      • Abril / 2021
        • 21/04/2021

          Em razão da pandemia de Covid-19, foram necessárias adequações nos métodos de ensino-aprendizagem e consequentemente nos instrumentos de avaliação.  Com base no instrumento criado anteriormente para o ensino domiciliar emergencial, a Comissão Própria de Avaliação iniciou análise para adequação dos instrumentos à nova realidade que agora está voltada ao ensino híbrido.

      • Março / 2021
        • 17/03/2021

          A Comissão Própria de Avaliação apresentou o relatório de autoavaliação 2020 e o mesmo foi encaminhado ao procurador institucional para inserção no sistema e-MEC.

      • Fevereiro / 2021
        • 17/02/2021

          Durante o mês de fevereiro, estiveram na pauta da CPA, questões relacionadas à análise qualitativa da avaliação do ensino domiciliar emergencial no ano 2020 e também sobre o relatório de autoavaliação 2020.  A análise qualitativa contribui para tomadas de decisões estratégicas por parte das pró-reitorias, de forma a favorecer o alcance da melhoria contínua na educação oferecida pelo Univag Centro Universitário.

    • 2020
      • Novembro / 2020
        • 25/11/2020

          Comissão Própria de Avaliação faz análise dos resultados da aplicação da avaliação didático-pedagógica e elaboração de diagnóstico e também avaliação da proposta da vice-reitoria para o ensino híbrido ao vivo.

      • Outubro / 2020
        • 14/10/2020

          CPA reforça estratégia de divulgação da avaliação com campanha de conscientização e divulgação através do portal do aluno.  Neste mês também foram revisadas e validadas as questões do instrumento de avaliação.

           

      • Setembro / 2020
        • 16/09/2020

          Em razão do período de pandemia, a CPA define a escolha da plataforma Survey Monkey para aplicação do questionário eletrônico da avaliação didático-pedagógica.  As questões da avaliação abrangem todas as dimensões do SINAES e certamente estarão possibilitando uma importante análise quanto ao momento que estamos vivendo.

      • Agosto / 2020
        • 19/08/2020

          Nesse mês de agosto, foram iniciados estudos de novos indicadores para análise, tendo em vista a mudança de cenário pela pandemia que exigiu uma modificação na forma de realização da avaliação.  A CPA analisou também a manutenção das dimensões solicitada pelo SINAES, porém com a redução da quantidade de questões no questionário.

      • Julho / 2020
        • 22/07/2020

          A Comissão Própria de Avaliação está analisando a execução do modelo de ensino domiciliar emergencial que foi adotada no início do semestre em razão da pandemia de COVID-19.  As aulas ao vivo que estão sendo gravadas e postadas no AVA tem trazidos resultados satisfatórios conforme dados coletados junto à comunidade acadêmica.

      • Junho / 2020
        • 24/06/2020

          CPA acompanha execução do modelo de ensino domiciliar emergencial junto ao Centro de Desenvolvimento de Educação à distância (CDEaD).  As estatísticas de acesso ao AVA demonstram que a ferramenta está sendo fundamental e bem aceita para o sucesso da relação ensino-aprendizagem.

      • Maio / 2020
        • 27/05/2020

          Com o momento atual sendo afetado pela pandemia, a CPA tem realizado constante acompanhamento e análise referente ao modelo adotado para o ensino domiciliar emergencial e está discutindo e reavaliando os instrumentos de avaliação para adequação ou criação de novo instrumento didático-pedagógico.  Até o momento, as indicações de docentes, discentes e técnicos administrativos são de que o suporte e medidas adotadas pelo Univag tem sido extremamente satisfatórias.

      • Abril / 2020
        • 22/04/2020

          Comissão Própria de Avaliação discutiu e avaliou a estratégia proposta pela Instituição para manter a qualidade no ensino e facilitar o acesso de todos os alunos à plataforma AVA e às gravações das aulas ao vivo em razão da pandemia de COVID-19.

      • Março / 2020
        • 25/03/2020

          Em razão da determinação de trabalho em home-office, dado o momento de agravamento da pandemia de Covid-19, a CPA já está discutindo a necessidade de adequações e mudanças nos instrumentos de avaliação.  A partir deste momento as reuniões serão realizadas no formato de videoconferência.

      • Fevereiro / 2020
        • 19/02/2020

          Revisão do instrumento de avaliação e relatório de autoavaliação são temas de reunião

           

          Os membros da CPA estiveram reunidos novamente nessa semana dando continuidade à  reavaliação do “Instrumento de Avaliação Didático-Pedagógica” e também foi colocado em pauta, o relatório de autoavaliação que está em fase final de elaboração.

          Também foram colocadas em pauta as ações a serem realizadas durante o ano letivo visando melhorar a divulgação dos trabalhos realizados pela CPA.

           

        • 05/02/2020

          05 e 12/02/2020

          CPA continua revisando instrumento de avaliação didático-pedagógica

          Iniciado na semana anterior, a reavaliação do “Instrumento de Avaliação Didático-Pedagógica” da instituição continua sendo feita pelos membros da CPA em conjunto com diretores de áreas e coordenadores de cursos. A participação dos diretores e coordenadores tem sido positiva e as propostas de mudanças em alguns pontos do questionário já estão sendo analisadas.

      • Janeiro / 2020
        • 29/01/2020

          Instrumento de avaliação didático-pedagógica é revisado

          A Comissão Própria de Avaliação iniciou uma reavaliação do “Instrumento de Avaliação Didático-Pedagógica” da instituição. Os membros da CPA estão discutindo e propondo algumas possíveis adequações para apresentar em reunião com diretores de áreas e coordenadores de cursos, a fim de que esses possam também analisar e dar um parecer sobre a viabilidade de determinadas alterações nesse instrumento.

          Também foi pautado na reunião, assuntos referentes aos encaminhamentos do relatório de autoavaliação que está sendo elaborado.

           

        • 22/01/2020

           

          CPA realiza primeira reunião de trabalho do ano.

           

          Os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizaram seu primeiro encontro no ano de 2020. A análise dos trabalhos realizados no ano anterior e a programação para o período letivo que se inicia, estiveram em pauta nessa primeira reunião de trabalho.

          Assim como em anos anteriores, a Comissão Própria de Avaliação conseguiu cumprir o cronograma estabelecido e também obteve bons resultados em relação à produtividade dos trabalhos realizados.

          O relatório de autoavaliação de 2019 e uma análise sobre possíveis mudanças do instrumento de avaliação didático-pedagógica foram citados como pauta para as próximas reuniões.

    • 2019
      • Dezembro / 2019
        • 11/12/2019

          CPA faz balanço final dos trabalhos realizados em 2019.

          Chegando ao final de mais um ano de trabalho, os membros da Comissão Própria de Avaliação fizeram um balanço positivo das atividades realizadas em 2019.  Os desafios vencidos e a certeza de dever cumprido foram ressaltados durante os encontros desse mês de dezembro.

          Para o ano de 2020 fica a expectativa de novamente se alcançar o êxito no processo avaliativo que deverá ser conduzido com o mesmo comprometimento e entusiasmo pela comissão.

           

        • 04/12/2019

          Dados da Avaliação da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão são discutidos pela CPA.

          A Comissão Própria de Avaliação está analisando e colocando em discussão, os dados obtidos nas avaliações realizadas durante o ano pelo Departamento de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Univag.  Também estão em fase de socialização, os resultados da avaliação realizada no curso de Medicina no mês anterior.

          Durante o ano de 2019, as avaliações foram realizadas com sucesso e os membros da CPA consideram que os trabalhos foram realizados de acordo com o cronograma.

           

      • Novembro / 2019
        • 27/11/2019

          Avaliação da Medicina em fase final

          A avaliação do curso de Medicina está na fase final e deverá ser encerrada nessa semana com sucesso.  A adesão por parte dos discentes ficou dentro das expectativas da Comissão Própria de Avaliação e já podemos considerar que a mesma vai ser concluída com êxito.

          Os membros da CPA também discutiram sobre como vendo sendo realizado o acompanhamento da socialização da avaliação nos demais cursos que já participaram do processo durante o ano letivo.

        • 13/11/2019

          CPA intensifica divulgação da avaliação de Medicina


        • 06/11/2019

          CPA inicia mobilização para divulgação da avaliação de Medicina

          A Comissão Própria de Avaliação está intensificando a divulgação da avaliação para o curso de Medicina que deverá ocorrer no período de 18 a 29 de novembro.  A mobilização iniciou-se na semana passada e busca o máximo de adesão por parte dos discentes.  Os membros da CPA já realizaram encontros com o diretor e o coordenador do curso para tratar de assuntos relacionados à logística de aplicação do processo avaliativo.

           

      • Outubro / 2019
        • 30/10/2019

          Finalizada a Avaliação Didático Pedagógica

          A Avaliação Didático Pedagógica foi concluída com sucesso mais uma vez.  A boa adesão por parte dos discentes demonstra a credibilidade no processo avaliativo que já está consolidado e reconhecido pela relevância na Instituição.

          Os dados já estão em fase inicial de tabulação e em breve os resultados serão socializados juntos à comunidade acadêmica.

        • 23/10/2019

          CPA já planeja a próxima aplicação da avaliação para o curso de Medicina

          Enquanto está ocorrendo a Avaliação Didático Pedagógica, os membros da CPA já estão discutindo os detalhes para a campanha de divulgação da avaliação que deverá ser aplicada no curso de Medicina no próximo mês.

          O departamento de marketing já foi acionado para que seja criada uma proposta de campanha de divulgação que em breve deverá ser apresentada à Comissão Própria de Avaliação para aprovação.

           

        • 09/10/2019

          Outubro: mês da Avaliação Institucional Didático Pedagógica

          A “Avaliação Institucional Didático Pedagógica” teve seu início ontem (dia 08/10) e deverá ocorrer durante todo o mês de outubro.  Trata-se de uma avaliação que mobiliza a maior parte dos cursos da Instituição e requer o envolvimento de uma quantidade maior de parceiros para o êxito do processo.

          Membros da CPA, diretores de áreas, coordenadores, professores e líderes de turmas estão direta ou indiretamente envolvidos e, portanto contribuindo com bom andamento do processo avaliativo.

           

        • 02/10/2019

          CPA intensifica divulgação da Avaliação Institucional


      • Setembro / 2019
        • 25/09/2019

          CPA inicia divulgação da Avaliação Didático-Pedagógica

           

          Os membros da Comissão Própria de Avaliação estão discutindo com o Depto de Marketing, com diretores de áreas e coordenadores de cursos, a estratégia de divulgação e aplicação da “Avaliação Didático-Pedagógica” que será realizada no próximo mês.

          O processo avaliativo já está consolidado na Instituição, porém, por se tratar do envolvimento de considerável número de participantes, a CPA considera importante que sejam feitos contatos com líderes de turmas, coordenadores de cursos e diretores de áreas para reforçar a relevância da avaliação que será feita.

           

        • 18/09/2019

           

          CPA intensifica divulgação da Autoavaliação para os docentes


        • 04/09/2019

           

          Campanha de divulgação apresentada pelo Depto de Marketing é aprovada pela CPA

          A Comissão Própria de Avaliação – CPA aprovou a proposta de arte que foi desenvolvida pelo Departamento de Marketing do Univag e que será utilizada na campanha de divulgação da Autoavaliação Docente.

           

          O processo avaliativo deverá ocorrer no período de 01 a 11 de outubro.

           

      • Agosto / 2019
        • 28/08/2019

          CPA agiliza encaminhamentos para a autoavaliação docente

          A CPA já está realizando encaminhamentos juntos às diretorias de áreas e coordenações de cursos para que a  autoavaliação docente seja realizada entre o final de setembro e início de outubro.

          Os membros da CPA estão iniciando o processo de mobilização/divulgação junto aos cursos e inicialmente já se nota a boa receptividade por parte dos docentes que   entendem esse processo como forma de buscar indicadores que possibilitem análise sobre estratégias que visem à constante melhoria na qualidade do ensino oferecido pelo Univag.

           

        • 14/08/2019

          CPA realiza avaliação do Núcleo de Prática Jurídica

          Nesse mês de agosto, chegou a vez da Comissão Própria de Avaliação aplicar a avaliação institucional para o Núcleo de Prática Jurídica do Univag.  O setor possui uma alta demanda pelos serviços oferecidos, dentre os quais citamos: assistência judiciária gratuita e projetos comunitários, entre outros.

          Todo o processo avaliativo, envolvendo a aplicação da avaliação, tabulação dos resultados e socialização desses resultados junto aos envolvidos deverá ser finalizada até o dia 31/08/2019.

        • 07/08/2019

          Concluída a avaliação dos gestores e técnicos administrativos

          A avaliação dos gestores e técnicos administrativos foi concluída conforme cronograma.  A partir de agora, os dados estão sendo tabulados e em breve serão repassados aos diretores/coordenadores dos setores para análise e socialização junto ao corpo administrativo da instituição.

           

        • 01/08/2019

          Avaliação do Núcleo de Prática Jurídica em pauta

          A avaliação do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ esteve em pauta na reunião dos membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA.  Questões relacionadas à aplicação da avaliação e da divulgação dos resultados foram analisadas e discutidas de forma que o processo avaliativo para esse setor possa ter êxito, conforme ocorreu no ano anterior.

          A avaliação docente também fez parte da discussão, quando o colegiado da CPA analisou o índice de participação dos docentes nas edições passadas.

           

      • Julho / 2019
        • 23/07/2019

           

          "Avaliação Institucional para Gestores e Técnicos Administrativos"


           

          Sua opinião é fundamental para o processo de melhoria contínua 22/07 a 22/08/2019.

          Local: Bloco B - Laboratório de Informática, Nº 05 e 06
          Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h

        • 17/07/2019

           

          “Avaliação Institucional para Gestores e Técnicos Administrativos”

           

          No período de 22/07 a 02/08/2019 ocorrerá a “Avaliação Institucional para Gestores e Técnicos Administrativos” do Univag. Para os gestores de cada setor, será enviado um e-mail, com um link, para que respondam ao questionário e registrem sua participação.

          Os setores receberão um cronograma com datas e horários para que os técnicos administrativos possam participar do processo avaliativo, que deverá ser realizado nos laboratórios de informática do bloco B nos seguintes horários: 8h às 12h e 13h30 às 17h.

           

        • 03/07/2019

          CPA inicia preparativos para avaliação dos técnicos administrativos

           

          Os membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA estão iniciando os preparativos para a avaliação dos técnicos administrativos que deverá ocorrer no período de 22/07 a 02/08/2019.  A campanha de divulgação já está sendo criada pelo Depto de Marketing e deverá estar em breve nos canais de comunicação do Univag.

      • Junho / 2019
        • 26/06/2019

          CPA realiza compilação dos dados da avaliação didático-pedagógica do curso de Medicina

           

          A avaliação didático-pedagógica do curso de Medicina, já está em fase da compilação dos dados pelos membros da CPA e em breve os resultados já estarão disponíveis no sistema acadêmico.

        • 19/06/2019

           

          Resultados da avaliação didático pedagógica já está no sistema acadêmico

           

          A Comissão Própria de Avaliação já disponibilizou os dados com os resultados da avaliação didático-pedagógica no sistema acadêmico e assim, as coordenações de cursos já conseguem fazer uma análise desses resultados e proceder com os encaminhamentos e socialização junto à comunidade acadêmica.

           

        • 12/06/2019

          Avaliação didático-pedagógica do curso de Medicina em andamento


          A avaliação didático-pedagógica do curso de Medicina está sendo realizada nesse mês de junho e a divulgação para o processo avaliativo está sendo feita com o apoio do Depto de Marketing do Univag.  A expectativa de participação do curso nessa avaliação é a melhor possível, tendo em vista a boa adesão nas edições anteriores.

        • 05/06/2019

           

          CPA inicia tabulação dos dados da avaliação didático-pedagógica

           

          No início dessa semana, os membros da CPA iniciaram o trabalho de tabulação dos dados da avaliação didático-pedagógica que possibilitará realizar uma análise quantitativa e qualitativa com as informações obtidas.  A próxima etapa do processo, será o envio dos resultados à direção e coordenação dos cursos para análise e posteriormente a socialização desses resultados junto à comunidade acadêmica através dos representantes de turmas dos cursos.

           

      • Maio / 2019
        • 29/05/2019

           

          Avaliação didático-pedagógica na fase final de aplicação

           

          Nessa semana, a avaliação didático-pedagógica entrou na fase final de aplicação e os dados coletados já estão sendo enviados à Comissão Própria de Avaliação para tabulação.  A equipe da CPA também esteve reunida para discutir questões relacionadas à logística de aplicação da avaliação no curso de Medicina que será realizada no mês de junho e acertou os últimos detalhes para que o processo ocorra de forma satisfatória.

           

           

        • 15/05/2019

           

          Avaliação didático-pedagógica do curso de Medicina

           

          A reunião semanal da Comissão Própria de Avaliação teve como pauta os preparativos para a realização da avaliação didático-pedagógica do curso de Medicina que acontecerá no mês de junho. O instrumento de avaliação foi revisado e está pronto para aplicação.

          A mobilização junto aos discentes será feita com a colaboração da coordenação do curso e do departamento de marketing do Univag, de forma a alcançar o máximo de adesão ao processo avaliativo em questão.

           

           

        • 08/05/2019

           

          Formulários para avaliação são encaminhados para os cursos

           

          Os envelopes com formulários e cartões para avaliação didático-pedagógica já foram  entregues às coordenações de cursos do Univag para que sejam redistribuídos às turmas na data da aplicação.

          Durante a entrega dos formulários, foi ressaltada a importância do engajamento das coordenações no sentido de fortalecer a divulgação da avaliação que está sendo realizada pela CPA.

           

           

      • Abril / 2019
        • 24/04/2019

           

          Impressão dos formulários e cartões para avaliação segue em ritmo acelerado

           

          Os membros da CPA estão trabalhando em ritmo acelerado para finalização da impressão dos formulários e cartões que serão utilizados na avaliação didático-pedagógica.  Após essa etapa de impressão, será feita a separação e envelopamento de acordo com as turmas e cursos da instituição.  Trata-se de trabalho que necessita de agilidade e ao mesmo tempo bastante atenção a fim de evitar falhas no processo avaliativo.

           

           

        • 17/04/2019

           

          Reunião com departamento de marketing trata da divulgação da avaliação didático-pedagógica

           

          Nessa semana, membros da CPA estiveram reunidos com a equipe do departamento de marketing visando tratar de questões relacionadas à campanha de divulgação da avaliação didático-pedagógica que será realizada em breve.  Assim como ocorre todos os anos, a campanha de divulgação colabora de fato para que se alcance o objetivo de sensibilização/mobilização de toda a comunidade acadêmica diante do  processo avaliativo em questão.

           

        • 10/04/2019

          CPA inicia preparativos para avaliação didático-pedagógica

           

          A Comissão Própria de Avaliação iniciou nessa semana os preparativos para aplicação da avaliação didático pedagógica no próximo mês.  Questões relacionadas à sensibilização/mobilização, divulgação e revisão final do questionário foram temas da reunião nessa semana.

          A avaliação didático-pedagógica requer uma mobilização para mais de 6.000 pessoas, entre docentes e discentes, tendo em vista que sua aplicação é direcionada à maioria dos cursos e envolve todas as áreas do conhecimento.

           

      • Março / 2019
        • 27/03/2019

          Avaliação do NPJ e conclusão da avaliação dos ingressantes foram temas de reunião da CPA

          A pauta de reunião da Comissão Própria de Avaliação nessa semana esteve voltada aos encaminhamentos a serem destinados para a avaliação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e aos resultados da aplicação aos ingressantes, após a transferência dos dados para o sistema.  Os membros discutiram questões relacionadas ao instrumento que será aplicado no NPJ, tendo em vista que o mesmo já se encontra aprovado pelo colegiado.

        • 20/03/2019

          CPA apresenta novos integrantes

          A Comissão Própria de Avaliação apresentou aos membros do grupo, os novos integrantes que são representantes discentes.  Os acadêmicos Jediel Elienai Paes Farias (curso de Ciências Contábeis) e Edinaldo Ferreira dos Santos (curso de Direito) conheceram a composição da CPA e também a agenda de trabalho do ano corrente.

          Os novos membros assumem em substituição às ex-alunas Geandra Maria Borges Coutinho e Eliane Flores dos Santos que muito contribuíram com os trabalhos da CPA.

        • 13/03/2019

          CPA discute questões referentes à avaliação do ingressante.

          O instrumento de avaliação do ingressante foi pauta da reunião dos membros da Comissão Própria de Avaliação.  Essa avaliação possibilita a coleta de dados e posteriormente a análise dos mesmos, com o objetivo de traçar um perfil dos ingressantes na Instituição e identificar expectativas e possíveis questões que possam ser trabalhadas com vistas à melhoria contínua da qualidade dos cursos.

      • Fevereiro / 2019
        • 27/02/2019

           

          Relatório de autoavaliação é pauta de reunião.

           

          Nessa semana, a pauta da reunião da CPA foi exclusiva para discussão em torno do relatório de autoavaliação.  O relatório às orientações do Ministério da Educação/ Sistema de Avaliação do Ensino Superior – MEC/SINAES- conforme a Lei 10.861 de abril de 2004 e da Portaria nº. 2.051 de 9 de julho de 2004. Encontra-se embasado na Nota Técnica INEP/DAES/ CONAES Nº 65 de outubro de 2014 que sugere como roteiro de apresentação a seguinte estrutura: introdução, metodologia, desenvolvimento, composto pelos cinco eixos nos quais as dez dimensões de interesse são distribuídas em análise dos dados e das informações e ações com base na análise.

           

           

        • 13/02/2019

           

          CPA faz reunião para revisar o cronograma de trabalho 2019.

           

          A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) realizou sua segunda  reunião do ano letivo revisando e validando o cronograma de trabalho para o ano de 2019.  Os membros do colegiado aprovaram o cronograma que prevê, ao longo do ano,  a realização de atividades como: relatório de autoavaliação, avaliação didático pedagógica, serviços e infraestrutura, autoavaliação docente, avaliação dos técnicos administrativos e avaliação do NPJ.

        • 06/02/2019

           

          CPA inicia 2019 com sua primeira reunião de trabalho.

           

          A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) realizou sua primeira reunião do ano letivo colocando em pauta a análise em relação aos trabalhos do ano anterior que trouxeram resultados positivos e que certamente servem como parâmetro para a continuidade na execução das ações programadas para esse novo ano.

          Na avaliação da equipe, o ano de 2018 foi de trabalho intenso, muito produtivo e os resultados extremamente positivos.  Dessa forma, espera-se que 2019 possa ser tão profícuo quanto o anterior.

           

           

    • 2018
      • Outubro / 2018
        • 10/10/2018

          Os insumos do MEC / ENADE / IDD (2017) e a aplicação da “Avaliação Didático-Pedagógica” para o curso de Medicina, que segue o cronograma previsto, foram temas discutidos durante a reunião de colegiado da CPA.  Analisar e discutir os resultados dos insumos do ENADE e do IDD é de fundamental importância, tendo em vista que esses processos possuem relação direta com a nota atribuída aos cursos e às instituições de ensino superior.

        • 03/10/2018

          CPA intensifica divulgação da avaliação institucional

           

          A Comissão Própria de Avaliação continua intensificando a divulgação da “Avaliação Institucional” durante o mês de outubro com o apoio do Depto de Marketing.  A divulgação vendo sendo feita através de banner’s, panfletos, cartazes, redes sociais e também pelo site do Univag.

      • Setembro / 2018
        • 26/09/2018

          Reunião trata da logística de distribuição dos formulários de avaliação

           

          A logística da entrega dos formulários de avaliação institucional e a distribuição de tarefas aos membros da CPA foi a pauta principal da reunião do colegiado.  Também foi ressaltada a importância do fortalecimento na sensibilização discente para o êxito na realização da avaliação didático-pedagógica a ser realizada.

        • 12/09/2018

          Execução do cronograma de atividades da CPA é tema de reunião

           

          A reunião da Comissão Própria de Avaliação fez uma análise sobre o cronograma de atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo do ano letivo e constatou que os trabalhos estão sendo executados de acordo com o previsto.  Questões como participação da comunidade acadêmica, além da logística de preparação e aplicação das avaliações foram discutidas com o objetivo de manutenção do sucesso nas aplicações que tem ocorrido.

        • 05/09/2018

          Reunião da CPA trata da divulgação da avaliação para o curso de Medicina

           

          A reunião semanal da CPA teve como pauta principal, o trabalho de divulgação para a realização da Avaliação Institucional do curso de Medicina.  Foram discutidas as estratégias de divulgação do processo a ser realizado e também questões referentes à participação ativa de todos os membros da CPA para que haja êxito nessa etapa.

      • Agosto / 2018
        • 07/08/2018

          Finalizada a avaliação para gestores e técnicos administrativos

           

          A “Avaliação para Gestores e Técnicos Administrativos” foi finalizada conforme prevista em cronograma, no dia 03/08 e contou com a ampla participação dos setores/departamentos do Univag.

          O levantamento dos dados estão sendo feitos pela CPA e em breve deverão ser encaminhados para compartilhamento e divulgação entre os setores.

        • 01/08/2018

          A CPA está concluindo os trabalhos relacionados ao levantamento e análise dos dados obtidos com a  “Autoavaliação Docente” que foi realizada no período de 09 e 14 de julho.   Também como etapa desse trabalho, está sendo feita a análise sobre a  participação docente nesse importante processo avaliativo que certamente contribui para a melhoria contínua na qualidade do ensino ofertado pelo Univag.

      • Julho / 2018
        • 25/07/2018

          Reunião da CPA faz análise do processo de avaliação institucional.

           

          Além do acompanhamento da “Avaliação para Gestores e Técnicos Administrativos” que entra em sua fase final, nessa semana a reunião da Comissão Própria de Avaliação – CPA teve como pauta as seguintes questões:

          • Avaliação Institucional para os cursos de pós graduação;
          • Autoavaliação docente;
          • Análise sobre sugestões apresentadas pelos discentes na Avaliação Institucional Didático Pedagógica

          Os processos avaliativos continuam ocorrendo de forma satisfatória e de acordo com o cronograma de atividades 2018.

        • 18/07/2018

        • 18/07/2018

          “Avaliação Institucional para Gestores e Técnicos Administrativos”

          No período de 23/07 a 03/08/2018 ocorrerá a “Avaliação Institucional para Gestores e Técnicos Administrativos” do Univag.  Para facilitar a logística de aplicação aos técnicos administrativos, foram estabelecidos cronogramas de datas com os gestores dos setores/áreas e serão utilizados os laboratórios de informática dos blocos B e C nos seguintes horários: 8h às 12h e 13h30 às 17h.

          No caso dos gestores, será enviado um link via e-mail para que acessem o questionário e registrem sua participação.

        • 11/07/2018

        • 11/07/2018

          CPA aprova campanha para divulgação da avaliação dos gestores e técnicos administrativos.

          A Comissão Própria de Avaliação recebeu do Depto de Marketing a arte para a campanha de divulgação da “Avaliação Institucional para Gestores e Técnicos Administrativos” que ocorrerá a partir do dia 23/07.  A divulgação será feita através de reuniões com os gestores dos departamentos, e-mails corporativos, notícias no site da Instituição, além de banners e cartazes.

          Fará parte da logística  de realização da avaliação, o uso dos laboratórios de informática nos blocos B e C e a data para a realização foi escolhida para acontecer em um período de recesso acadêmico, com o objetivo de proporcionar  maior adesão por parte dos colaboradores, tendo em vista que nesse período há uma redução na movimentação em nosso Campus.

        • 04/07/2018

        • 04/07/2018

          Divulgação da autoavaliação docente é intensificada pela CPA .

          A divulgação para a autoavaliação docente que ocorrerá a partir do dia 09/07 foi tema da reunião da Comissão Própria de Avaliação. Os membros da CPA concordaram em intensificar essa divulgação junto ao corpo docente e, para isso, contarão com o apoio do Depto de Marketing do Univag.

      • Junho / 2018
        • 13/06/2018

          CPA analisa resultados da avaliação dos ingressantes 2018/1.

          Os resultados da avaliação dos ingressantes 2018/1 foram analisados e discutidos pelos membros da Comissão de Avaliação Institucional durante a reunião dessa semana.  Os dados/resultados obtidos poderão auxiliar ainda mais na elaboração de estratégias que visem a busca pela melhoria contínua na qualidade de ensino do Univag.

          Também foi pauta dessa reunião, a campanha de divulgação para a realização da “Autoavaliação Docente” que deverá ocorrer no período de 9 a 14 de julho. O processo de sensibilização conta com o apoio do Depto de Marketing e será feito junto  às coordenações de cursos a fim de buscar a máxima adesão, conforme foi obtido em outras avaliações.

      • Maio / 2018
        • 16/05/2018

          CPA inicia a tabulação de dados da avaliação didático pedagógica do curso de medicina.

          Encerrada a aplicação da Avaliação Didático-Pedagógica no curso de Medicina, a Comissão Própria de Avaliação iniciou nessa semana a tabulação dos dados.  Tão logo seja finalizada a tabulação desses dados, será disponibilizada ao Diretor e ao Coordenador do curso para que esses socializem aos professores e realizem individualmente análise para as oportunidades de melhorias e plano de ação conforme metodologia de análise das restrições e confecção de matriz SWOT. Após essa análise faz-se a socialização dos resultados para a comunidade acadêmica do curso de Medicina do Univag.

        • 09/05/2018

          CPA realiza avaliação didático pedagógica na instituição

          No próximo dia 14/05 será iniciada a avaliação didático-pedagógica para todos os cursos do Univag. Como a cultura de avaliação já está consolidada na instituição, a aplicação deverá ocorrer de maneira ágil e com boa adesão por parte de toda comunidade acadêmica. Na pauta da reunião semanal, a CPA tratou do cronograma de execução para que sej mantida a qualidade dos processos.

        • 02/05/2018

          Aprovado o instrumento de autoavaliação docente

          O instrumento de autoavaliação e avaliação de infraestrutura pelos docentes foi revisado e aprovado pelos membros da CPA.A realização dessa etapa avaliativa, que será feita pela web, deve ocorrer em Julho e permitirá uma análise mais detalhada de questões nas quais o docente se auto avalia, proporcionando ainda uma reflexão sobre o exercício de sua função na constante busca pela melhoria na qualidade da educação.

      • Abril / 2018
        • 18/04/2018

          Avaliação do NPJ é pauta de reunião da CPA.

          Com o objetivo de aplicar a avaliação institucional no Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de direito no mês de Junho os membros da Comissão Própria de Avaliação revisaram o instrumento de avaliação e propuseram a reformulação de dois itens no referido instrumento. Dessa forma, o instrumento poderá ser aplicado e as alterações, servirão como melhoria para a qualidade no processo avaliativo.

        • 11/04/2018

          Instrumento de avaliação do curso de Medicina foi pauta de reunião.

          Os membros da CPA fizeram uma análise acerca do instrumento que está sendo utilizado na avaliação do curso de Medicina, mais especificamente para a modalidade de “Internato Médico”.  Houve consenso que o instrumento atual está atendendo ao propósito da avaliação destinada ao curso e à modalidade relacionada aos semestres que possuem o “Internato Médico”.

        • 04/04/2018

          CPA analisa instrumento de avaliação do ingressante

          A reunião semanal da CPA teve como pauta a análise sobre o instrumento de avaliação do ingressante.  Foram discutidas questões referentes à viabilidade de possíveis mudanças nesse instrumento de tal forma que visem identificar expectativas e necessidades potenciais que por sua vez poderão ser trabalhadas de formas estratégicas para melhorar ainda mais a qualidade no acolhimento/nivelamento aos novos alunos.

      • Março / 2018
        • 21/03/2018

          CPA continua desenvolvimento do relatório de autoavaliação

          A Comissão Própria de Avaliação continua trabalhando com o relatório de autoavaliação, que tem como objetivo fornecer dados que colaboram para a apresentação de um diagnóstico institucional, subsidiar o Univag para o aprimoramento da qualidade dos seus serviços, bem como, na definição de metas que evidenciam sua missão na formação de profissionais com alta qualificação, com compromisso social para atuar nos diferentes setores da sociedade, contribuindo para o processo de desenvolvimento regional e nacional do país.

        • 07/03/2018

          Relatório de autoavaliação é tema principal de reunião da CPA

          A Comissão Própria de Avaliação Institucional esteve reunida nessa semana, dando continuidade à análise do relatório de autoavaliação.

          O relatório de auto avaliação apresentado pela Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Várzea Grande – Univag atende as orientações do Ministério da Educação/ Sistema de Avaliação do Ensino Superior – MEC/SINAES- conforme a Lei 10.861 de abril de 2004 e da Portaria nº. 2.051 de 9 de julho de 2004. Encontra-se embasado na Nota Técnica INEP/DAES/ CONAES Nº 65 de outubro de 2014 que sugere como roteiro de apresentação a seguinte estrutura: introdução, metodologia, desenvolvimento, composto pelos cinco eixos nos quais as dez dimensões de interesse são distribuídas em análise dos dados e das informações e ações com base na análise.

      • Fevereiro / 2018
        • 28/02/2018

          Membros da CPA discutem cronograma de trabalho

           

          A Comissão Própria de Avaliação Institucional esteve reunida nessa semana, dando continuidade à discussão de temas presentes na pauta da reunião anterior.  Após reavaliação, o cronograma de trabalho de 2018 está sendo confirmado pelos membros da CPA e questões referentes ao relatório de autoavaliação estão sendo analisadas e discutidas para devidos encaminhamentos.

        • 21/02/2018

           

          Primeira reunião marca o início dos trabalhos da CPA em 2018.

          A Comissão Própria de Avaliação Institucional realizou sua primeira reunião do ano letivo discutindo o cronograma de trabalho para o ano de 2018, que foi a pauta principal do encontro.

          Outras questões abordadas foram relacionadas ao relatório de autoavaliação e  a estratégia de divulgação dos trabalhos realizados pela CPA.

          O início de mais um ano, traz consigo a certeza de fortalecimento na união desse grupo que expressa através do entusiasmo, a satisfação pelos resultados alcançados e pelo reconhecimento em relação ao trabalho realizado.

    • 2017
      • Novembro / 2017
        • 14/11/2017

          A Comissão Própria de Avaliação está preparando toda a documentação necessária para que os membros avaliadores do MEC que visitarão a instituição em breve possam ter em mãos todas as informações detalhadas sobre os trabalhos realizados pela CPA.  A apresentação da documentação e a reunião que deverá ocorrer entre membros do MEC e Comissão de Avaliação servirá também para certificar in loco o importante trabalho realizado junto à comunidade acadêmica.

        • 08/11/2017

          A Comissão Própria de Avaliação está trabalhando na compilação dos resultados das avaliações: do curso de Medicina, avaliação docente e didático pedagógica dos demais cursos.  Em virtude da considerável quantidade de discentes participantes, a previsão é que o trabalho de compilação ocorra até o final do mês de novembro e assim seja feita a socialização dos resultados, inicialmente, para a Vice-Reitoria,  Pró-Reitoria de graduação e diretores de área do conchecimento.

      • Outubro / 2017
        • 25/10/2017

          A finalização da avaliação e o recolhimento dos envelopes com os formulários utilizados na avaliação didático pedagógica fizeram parte da pauta da reunião semanal realizada pela Comissão Própria de Avaliação. A partir de agora os encaminhamentos serão referentes à tabulação dos resultados.

        • 18/10/2017

          O processo de avaliação institucional através da avaliação do curso de Medicina e da avaliação didático pedagógica dos demais cursos de graduação vem ocorrendo de acordo com o esperado e sendo acompanhado de perto pelos membros da CPA.  A aplicação das avaliações conta com apoio dos líderes de turmas e assim, fortalece cada vez mais o entendimento sobre a relevância da avaliação institucional como fator que agrega de forma positiva a melhoria contínua na gestão dos cursos.

        • 04/10/2017

          Iniciamos nessa semana a aplicação da avaliação do curso de Medicina, avaliação docente e da avaliação didático pedagógica para os demais cursos de graduação da instituição.

          Na avaliação docente, os professores estão respondendo ao questionário via web através do portal do professor e com a utilização do software Survey Monkey.  Já no caso da avaliação didático pedagógica pra os cursos de graduação, foram entregues os envelopes com os questionários para aplicação em formato impresso e posteriormente será feito a tabulação dos dados para divulgação.

      • Setembro / 2017
        • 27/09/2017

          A pauta da reunião semanal da Comissão Própria de Avaliação – CPA,  tratou das providências a serem tomadas para a avaliação do curso de Medicina e também de questões referentes à elaboração dos protocolos de entrega e socialização da avaliação didático pedagógica para aplicação nas demais áreas do conhecimento.

          Com todas as estratégias de aplicação e a logística já definidas, a intensificação na divulgação da avaliação torna-se uma das ações imediatas para o bom desenvolvimento do processo avaliativo.

        • 20/09/2017

          A equipe da CPA iniciou nessa semana o trabalho de impressão do material para aplicação da avaliação didático pedagógica que ocorrerá em breve.  Além da impressão, o trabalho também desenvolve a organização dos envelopes contendo questionário, folha de resposta e em anexo uma pesquisa voltada ao Centro de Idiomas.

          A avaliação didático pedagógica ocorre semestralmente, envolvendo todos os cursos de graduação da instituição e já é uma atividade consolidada que conta com a adesão de grande parte da comunidade acadêmica.

        • 13/09/2017

          A reunião semanal da CPA teve como pauta principal o acompanhamento do processo de divulgação da avaliação junto aos docentes e também o teste piloto que foi realizado com cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento a fim de confirmar o êxito na operacionalidade do sistema Survey Monkey.  O teste piloto foi feito com sucesso e a campanha de divulgação tem conseguido atingir o objetivo proposto.

        • 06/09/2017

          Com o apoio do departamento de marketing do Univag, será lançada no dia 11/09 a campanha de divulgação da autoavaliação para os docentes da instituição.  A campanha deverá ser feita através de afixação de cartazes, banners, folders e principalmente através das redes sociais e dos e-mails corporativos

      • Agosto / 2017
        • 30/08/2017

          Discussões finais sobre a autoavaliação docente.

          A reunião realizada pela CPA nessa semana possibilitou a definição do período de 25 a 30 de setembro para a realização da autoavaliação docente. Também ficou definido que a estratégia de aplicação será feita mediante  envio de links através de e-mail corporativo aos docentes, permitindo assim que acessem a plataforma Survey Monkey e consequentemente tenham à disposição o instrumento de avaliação.

        • 23/08/2017

          Avaliação dos docentes em fase de preparação.
          A “Comissão Própria de Avaliação – CPA” iniciou discussões sobre a revisão do instrumento de autoavaliação docente que é composto por cinco dimensões, sendo: didático-pedagógica, serviços, gestão e organização, infraestrutura e comunicação com a sociedade.  Também na reunião semanal, foi proposto que o período de aplicação ocorra entre 25 e 30 de setembro.
        • 12/08/2017

          Avaliação dos gestores e técnicos administrativos entra na fase final.

          A “Avaliação Institucional” que está sendo aplicada pela CPA junto aos gestores e técnicos administrativos está na fase final de aplicação e deverá encerrar-se nessa semana.  O  “avaliar para melhorar” já faz parte da cultura organizacional e assim, o desenvolvimento desse processo vem acontecendo mais uma vez com êxito.

        • 08/08/2017

          Avaliação dos gestores e técnicos administrativos está finalizada.

          A “Avaliação Institucional” destinada aos gestores e técnicos administrativos, ocorreu com sucesso no período previsto e agora os membros da CPA estão providenciando a tabulação dos dados coletados para encaminhar os relatórios aos diretores de áreas e posteriormente encaminhamentos para socialização junto aos representantes da comunidade acadêmica.

           

      • Julho / 2017
        • 19/07/2017

          Avaliação dos gestores e técnicos administrativos em ação.

          No período de 24/07 a 04/08/2017 os gestores e técnicos administrativos do Univag estarão participando da “Avaliação Institucional” que será aplicada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA.

          Estão sendo reservados os laboratórios de informática nº 05 e 06 no bloco B, laboratórios de informática nº 13 e 14 no bloco C e o auditório nº 03 do bloco C de forma a facilitar a distribuição de colaboradores de acordo com os setores aos quais estão lotados.

          O principal objetivo desse processo é “avaliar para melhorar” ainda mais a qualidade do ambiente organizacional e dos serviços oferecidos pela instituição.

        • 06/07/2017

          CPA entra na fase final de preparação para avaliação dos gestores e técnicos administrativos.

          A reunião da Comissão Própria de Avaliação – CPA, teve como pauta a fase final de preparação para a aplicação da avaliação dos gestores e técnicos administrativos, que deverá ocorrer no período de 24/07 a 04/08/2017. Foram revistos alguns aspectos dos instrumentos de avaliação e também tratadas questões referentes à necessidade de escala de membros da equipe para aplicação da avaliação e também sobre a reserva dos laboratórios que serão utilizados nos blocos B e C durante o período de aplicação.

          Na próxima semana, deverão ser discutidas as ações de divulgação e mobilização para que haja êxito nesse processo de avaliação.

      • Junho / 2017
        • 28/06/2017

          CPA define campanha de divulgação para avaliação dos gestores e técnicos administrativos

          A peça publicitária para divulgação da “Avaliação Institucional dos Gestores e Técnicos Administrativos” já foi escolhida pelos membros da CPA.  O departamento de marketing elaborou três opções de peças publicitárias visando contribuir com a campanha de divulgação que deverá iniciar-se no dia 13/07.  A divulgação deverá ser feita através do site institucional, e-mail corporativo, mídias sociais, banner’s, cartazes e também através de reuniões a serem agendadas com os departamentos envolvidos.

      • Maio / 2017
        • 09/05/2017

          Avaliação dos cursos de graduação e tecnólogos segue de acordo com o cronograma.

          A avaliação didático pedagógica, serviços e infraestrutura para os cursos de graduação e cursos tecnólogos estão ocorrendo dentro do previsto no cronograma de trabalho da CPA. Os membros da CPA têm feito o acompanhamento junto às coordenações de cursos e líderes de turmas e estão constatando que o processo avaliativo transcorre em normalidade, conforme nas edições anteriores.

          Tão logo seja finalizada essa etapa avaliativa, será dado início ao processo de tabulação dos resultados para devidos encaminhamentos e socialização.

        • 02/05/2017

          CPA trabalha no processo de finalização da avaliação da Medicina

          A Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA, já está na fase de tabulação dos dados da avaliação didático pedagógica realizada junto ao curso de Medicina. A avaliação ocorreu de forma satisfatória e em breve deverá ter seus resultados compilados para análise dos envolvidos com o curso.

           

      • Abril / 2017
        • 11/04/2017

          CPA se prepara para início das avaliações

           

          O início das avaliações para Medicina, Núcleo de Prática Jurídica e da “Avaliação Didático Pedagógica” foram pauta da reunião da Comissão Própria de Avaliação – CPA nessa semana.

          A campanha de divulgação da avaliação para a Medicina já está sendo feita há uma semana através do site, banners e cartazes espalhados pela instituição e o processo de aplicação da avaliação ocorrerá no período de 17 a 28 de abril.


          Para a avaliação do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ o período de aplicação será de 24 de abril a 05 de maio e a campanha de divulgação se iniciará na próxima segunda feira, 17 de abril de 2017.

          Outra questão tratada na reunião refere-se à impressão dos doze mil cadernos de questões e respostas para avaliação didático-pedagógica, serviços e infraestrutura dos cursos de graduação e tecnólogos, os quais já estão sendo impressos e envelopados com boa antecedência ao período de aplicação dessa avaliação, que ocorrerá no período de 01 a 13 de maio de 2017, facilitando assim o bom desenvolvimento do processo.

           

      • Março / 2017
        • 21/03/2017

          Avaliação didático pedagógica 2017/1 é tema de reunião da CPA

          A proximidade de realização da “Avaliação Didático Pedagógica” foi o tema central na reunião da Comissão Própria de Avaliação nessa semana. Questões referentes à logística de aplicação como: geração dos formulários, envelopamento e distribuição dos materiais, já estão sendo discutidas e como há uma experiência de realização nos anos anteriores, os integrantes da CPA consideram que a cada ano que passa o processo avaliativo vem acontecendo de forma positiva e ao mesmo tempo fortalecendo o entendimento por parte da comunidade acadêmica sobre a real importância e os benefícios gerados pela avaliação institucional.

          Na mesma reunião, também foram apresentadas as informações sobre os novos cursos de pós-graduação que estão sendo ofertados pelo Univag, sendo: Psicopedagogia, MBA em Gestão e Tratamento de Resíduos e Efluentes, além do curso de Políticas Públicas Sociais.

        • 14/03/2017

          CPA discute estratégia para avaliação no curso Medicina

          A Comissão Própria de Avaliação discutiu em sua reunião semanal a estratégia de aplicação da avaliação para o curso de Medicina que deverá ocorrer no mês de abril, segundo o cronograma de atividades. Assim como em outras avaliações, a divisão de tarefas e a definição sobre quais os membros da equipe estarão aplicando a avaliação foi tratada pelos membros da CPA, de forma a permitir uma distribuição de atividades que favoreça à aplicação junto aos acadêmicos do curso de Medicina.

          Também foi colocado em pauta, assuntos relacionados ao ótimo desempenho do Univag no ENADE e a satisfação de toda a comunidade acadêmica com os resultados obtidos pelos cursos e pelo Univag como um todo.  Os bons resultados obtidos, com vários cursos entre os melhores em nível nacional,  demonstram que o Univag em sua constante busca pela qualidade no ensino vem se consolidando a cada ano como a melhor instituição privada em Mato Grosso, conquistando assim, cada vez mais, a confiança da sociedade mato-grossense.

        • 07/03/2017

          Membros da CPA analisam o instrumento de avaliação do curso Medicina

          O instrumento de avaliação do curso de Medicina, foi analisado pela Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA na reunião semanal do colegiado e após as revisões, foi validado para encaminhamentos no que diz respeito à aplicação que será realizada de acordo com o cronograma de atividades 2017.

          Também foi ressaltado pelos membros da comissão que as atividades do cronograma vêm seguindo seus trâmites de forma dinâmica e constante.

          A Pró-reitora de graduação do Univag, Profa. Msc. Elisabet Aguirre esteve novamente presente à reunião, tendo em vista sua colaboração na construção do relatório de autoavaliação institucional que está em fase de conclusão.

      • Fevereiro / 2017
        • 21/02/2017

          CPA apresenta novo integrante

          A apresentação do colaborador Thiago Silva Martes, como novo integrante e representante dos técnicos administrativos na CPA, marcou o início da reunião semanal da Comissão Própria de Avaliação.

          A Comissão também recebeu a visita da Pró-reitora de graduação do Univag, Profa. Msc. Elisabet Aguirre, que está auxiliando através da disponibilização de dados referentes ao eixo 3, ao qual trata de políticas acadêmicas (dimensão II), objetivando colaborar com a construção do relatório de autoavaliação institucional.

          Na pauta final da reunião, foram discutidas questões referentes a possíveis adequações na execução do cronograma 2017 da CPA que estão em análise.

        • 15/02/2017

          CPA reúne-se para discutir instrumento de avaliação para NPJ

          O instrumento de avaliação para o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ foi a pauta principal da reunião semanal da Comissão Própria de Avaliação, que a partir da próxima semana passa a ser realizada na terça-feira às 16h. Os membros da CPA analisaram de forma detalhada o referido instrumento, propondo apenas ajustes pontuais e consequentemente aprovando-o para que seja utilizado na Avaliação Institucional a ser realizada junto ao Núcleo de Prática Jurídica. Assim, questões referentes à logística de aplicação também foram discutidas nessa reunião, de modo a agilizar os encaminhamentos para a realização da mesma.

          A reunião tratou também de questões relacionadas ao cronograma de 2017 que haviam sido inicialmente discutidas na semana anterior, chegando assim a um consenso em adequações de determinadas datas de aplicação da Avaliação Institucional.

        • 08/02/2017

          A reunião desta semana teve como pauta o Eixo 5 – Infraestrutura física. O Sr. Walter Coutinho, membro da CPA e encarregado do campus sede e pólos de EAD participou ativamente desse processo. As avaliações realizadas sobre a infraestrutura foram compiladas por área do conhecimento e os resultados das avaliações refletem a execução do PDI. Essa atividade tem como objetivo a construção do relatório integral de autoavaliação institucional (2015, 2016 e 2017) que será entregue em março de 2018.

        • 01/02/2017

          CPA realiza a primeira reunião no ano de 2017

          A primeira reunião do ano realizada pela Comissão Própria de Avaliação teve como pauta o resultado da socialização junto à Vice-Reitoria e à Diretoria Administrativa da avaliação dos técnicos administrativos que foi realizada em 2016 e a discussão sobre o plano de trabalho de 2017, mediante apresentação do cronograma de atividades para o novo ano letivo.

          Também foram abordadas, questões referentes ao relatório de autoavaliação institucional e sobre a avaliação na dimensão didática pedagógica para o curso de Medicina que deverá ser realizada até o final de abril.

          Os membros da CPA retornaram do período de férias satisfeitos com os resultados alcançados no ano anterior, mas, cientes dos desafios com a extensa agenda de trabalho para esse ano.

    • 2016
      • Novembro / 2016
        • 30/11/2016

          A reunião semanal da “Comissão Própria de Avaliação – CPA” teve como pauta alguns encaminhamentos referentes aos trabalhos para o ano de 2017.  A elaboração do novo cronograma de atividades para o próximo ano é feita de forma a possibilitar que as avaliações e suas respectivas devolutivas, possam transcorrer dentro das expectativas institucionais e em conformidade com os objetivos traçados.

        • 23/11/2016

          CPA prepara documentação para avaliação externa de reconhecimento do curso de Nutrição.

          Periodicamente a CPA reúne-se com diretores e coordenadores de cursos para tratar de questões referentes às avaliações que ocorrem ao longo do ano letivo.  Nessa semana, a CPA apresentou à coordenação do curso de Nutrição, à  Profa. Eliana Santini, toda a documentação que será entregue à comissão do MEC que fará a avaliação externa de reconhecimento do curso de Nutrição.

        • 16/11/2016

          A “Comissão Própria de Avaliação – CPA” finalizou a tabulação de dados referentes à avaliação didático pedagógica aplicada recentemente e encaminhou aos diretores de áreas para análise e providências no que diz respeito à socialização dos resultados aos coordenadores e alunos.

          Vale destacar ainda que na reunião semanal, os membros da CPA fizeram uma retrospectiva das ações realizadas de acordo com o cronograma da CPA durante o ano de 2016, de forma a servir como parâmetro para a elaboração de novo cronograma de atividades para o ano de 2017.

      • Outubro / 2016
        • 31/10/2016

          Foi realizado com sucesso em todo o Univag, no período de 20 a 31/10/2016, a Avaliação Institucional nas dimensões didático-pedagógica, serviços, infraestrutura e gestão e organização acadêmica.

          Os acadêmicos receberam em sala os formulários de questões e respostas e após o preenchimento, os líderes de turmas lacraram os envelopes e encaminharam para a coordenação/CPA mediante registro de protocolo por parte dos responsáveis.

        • 19/10/2016

          CPA prepara os materiais para aplicação da avaliação Institucional das dimensões DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA e GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA

          CPA inicia a semana com foco total na avaliação do docente pelo discente nas dimensões DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA e GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA a ser realizada no período de 20 a 31 de outubro. Contamos com a colaboração de todos os membros da CPA ( Comissão Própria de Avaliação ) no preparo dos materiais (impressão do instrumento de avaliação e caderno de respostas ) que foram envelopados e distribuídos às coordenações de cursos para aplicação.

          Vale ressaltar ainda que, desde a semana anterior, ações de divulgação da avaliação vendo sendo fortalecidas pelo departamento de marketing em conjunto com a CPA com o objetivo de alcançar o êxito na adesão da comunidade acadêmica ao processo avaliativo.

        • 05/10/2016

          A  reunião de colegiado da CPA nessa semana, apresentou como pauta as sugestões encaminhadas pelos coordenadores de cursos, acerca da autoavaliação dos professores e também colocou em discussão, questões referentes ao plano de ação que normalmente é executado pelas coordenações de cursos, após análise dos resultados da avaliação.

          Com base na experiência de avaliações passadas, as sugestões entregues servirão de base para possíveis adequações no processo avaliativo do ano corrente.

      • Setembro / 2016
        • 28/09/2016

          A logística para aplicação da autoavaliação docente e para a avaliação didático-pedagógica dos cursos de graduação que ocorrem neste segundo semestre,  foram as  pautas da reunião realizada pela CPA nessa semana.

          Também foram ressaltados, aspectos importantes referente à mobilização para aplicação da avaliação que para os docentes deverá ser feita de forma eletrônica e para os discentes mediante formulários no formato impresso.

        • 21/09/2016

          Versão final do instrumento de autoavaliação docente é apresentada em reunião

          O instrumento de auto-avaliação docente, em sua versão final, foi apresentado e aprovado pelos membros da CPA em reunião que é realizada semanalmente às quartas-feiras.

          A auto-avaliação docente deverá ser aplicada via web, com o apoio do NTIC ( Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a mobilização e divulgação,  ficará a cargo da equipe da CPA em conjunto com o departamento de marketing da instituição.

      • Agosto / 2016
        • 24/08/2016

          Em virtude da Aplicação da Avaliação Institucional para os Gestores e Técnicos Administrativos para os alunos do Pronatec, não foi realizada a reunião semanal. 

          Fotos da aplicação da Avaliação Institucional para os setores Administrativo e Apoio ao Ensino.:

          Setor de Manutenção 

          Abaixo
          Foto 1- Colaboradora de Serviços Gerais com deficiência auditiva sendo orientada para responder a Avaliação Institucional
          Foto 2 -
          Colaboradoras Serviços Gerais

        • 17/08/2016

          Foi apresentada no colegiado da Comissão Própria de Avaliação, a “avaliação da relação institucional com o mercado de trabalho” na visão do aluno.  A relação com o mercado de trabalho é de fundamental importância para o acadêmico que visa sua inserção ou promoção nesse mercado e, portanto, a coleta de dados/informações poderá auxiliar na tomada de decisões por parte dos cursos oferecidos pela instituição.

        • 10/08/2016

          A avaliação dos cursos do PRONATEC foi a pauta principal da reunião da CPA nessa semana.  A professora Kênia que estará à frente dessa avaliação, informou que a mobilização junto à coordenação de cursos do PRONATEC e junto ao alunado, já está sendo feita com auxílio do departamento de marketing.

          Também foram discutidos, assuntos relacionados à sensibilização e à logística de aplicação da avaliação dos gestores e técnicos administrativos que deverá ocorrer em breve.

      • Julho / 2016
        • 27/07/2016

          Iniciamos a reunião discutindo o andamento das atividades previstas no cronograma de atividades da CPA para o ano de 2016.

          Atividade

          Status

          Análise e discussão dos resultados da avaliação de desempenho docente na visão do discente – dimensão: didático-pedagógica semestre letivo 2016/1.

          Em andamento

          Essa reunião teve como objetivo apresentar para os membros da CPA os resultados da avaliação mencionada acima bem como proporcionar o desenvolvimento de um olhar critico e reflexivo frente aos resultados da avaliação.  Tal ação é fundamental para o bom andamento dos trabalhos, bem como para a elaboração dos relatórios por parte dos Coordenadores de curso e dos Diretores de Área.

        • 13/07/2016

          Iniciamos a reunião discutindo o andamento das atividades previstas no cronograma de atividades da CPA para o ano de 2016.

          Atividade

          Status

          Demonstração do Sistema da Avaliação para os membros da CPA – Emissão de relatórios por área do conhecimento, por curso e institucional.

          Concluído

          Essa reunião teve como objetivo ensinar os membros da CPA a emitir relatórios por área do conhecimento, por curso e institucional, bem como analisar os relatórios emitidos na mesma perspectiva.

      • Junho / 2016
        • 29/06/2016

          CPA discute divisão de tarefas para avaliação dos técnicos administrativos

          Após encaminhamento à vice-reitoria para validação do instrumento de avaliação de gestores e técnicos administrativos, iniciou-se o planejamento da logística de aplicação, com a distribuição entre os membros de tarefas referentes à  reserva de laboratórios e auditórios, agendamento de reuniões para sensibilização e mobilização acerca do processo avaliativo.

        • 22/06/2016

          CPA apresenta instrumento para avaliação de gestores e técnicos administrativos

          Nessa semana a CPA apresentou em colegiado o instrumento para avaliação de gestores e técnicos administrativos e encaminhou-o à vice-reitoria para apreciação e validação.  Vale destacar também, a comunicação sobre a conclusão do projeto de avaliação docente que foi feita na mesma reunião, além de encaminhamentos para avaliação direcionada aos cursos do PRONATEC.

        • 08/06/2016

          CPA discute atividades do cronograma 2016

          Atenta ao cronograma de atividades do ano de 2016,  a reunião semanal da CPA, teve como pauta a conclusão do projeto da avaliação dos gestores e técnicos administrativos e os resultados da avaliação de desempenho docente na visão do discente, na dimensão didático-pedagógica para o curso de medicina, aplicada anteriormente.

          Também foram tratados, assuntos pertinentes aos encaminhamentos para elaboração de instrumento de avaliação para o estágio supervisionado, elaboração do projeto de avaliação docente, adequação do instrumento de avaliação do ingressante para os cursos na modalidade não presencial e elaboração do instrumento de avaliação dos gestores e técnicos administrativos.

        • 01/06/2016

          Na primeira reunião do mês de junho, a CPA tratou de questões relacionadas às ações realizadas em meses anteriores e a ações que estão em fase de continuidade.

          Também foram tratados, assuntos relacionados à reunião com o NTIC (Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação), que teve como pauta: desenvolvimento de um sistema de avaliação específico para o curso de Medicina, tendo em vista que o mesmo trabalha com a metodologia PBL; manutenção do sistema de avaliação existente para os demais cursos e análise do sistema de avaliação para ingressantes.

          Outro assunto em pauta, referiu-se à reunião com a direção da área de Ciências Médicas e coordenação do curso de Medicina, na qual foram abordadas questões referentes à logística para aplicação da avaliação de desempenho docente na visão do discente, de acordo com a dimensão didático-pedagógica.

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