Notícias

27.06.2018 às 10:03hs

Cursos de Nutrição e Gastronomia do Univag realizam jornada sobre alimentação regional e sustentabilidade

Os cursos de graduação em Gastronomia e Nutrição do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande realizaram a Jornada GastroNutri, evento que promoveu a interação entre os acadêmicos e profissionais da área de alimentos. A jornada aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, no campus da instituição, além de visitas no Hotel Sesc Porto Cerrado -Pantanal.
Com o tema 'Alimentação Regional e Sustentabilidade', a GastroNutri contou com palestras, oficinas e visitas técnicas, onde os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre o tema, que tratou da imersão na cultura de Mato Grosso e a valorização do consumo de alimentos característicos do estado.
"A união entre os cursos de Gastronomia e Nutrição na realização desta Jornada ocorreu pela aproximação das áreas que trabalham com alimentos e alimentação e pelo objetivo de valorizar os produtos regionais e a cultura de nossa região", ressaltou a coordenadora do curso de Nutrição, professora MSc. Eliana Santini.
As palestras trataram de temas voltados à agricultura familiar do estado, cultura pantaneira, produção de horta orgânica, empreendedorismo regional e alimentação vegana.
Duas oficinas trabalharam com alimentos regionais, o pouco uso de industrializados e valorização do consumo de produtos regionais.
As visitas técnicas ocorreram no município de Poconé. "A primeira parada foi na horta orgânica Bela Vista, onde os alunos puderam aprender como é realizado o manejo e tratamento na produção de alimentos orgânicos. O segundo local foi no cultivo de castanha de Baru ou Cumbaru, e a produção de produtos da castanha, onde os alunos vivenciaram a forma de preparo da castanha e o beneficiamento para o consumo", explicou Eliana.
Já no Hotel Sesc Porto Cercado foram realizadas palestras com o chef de cozinha e a nutricionista do local, onde foi apresentada a forma de trabalho sustentável que o hotel vem realizando em relação a produção de refeições. Os alunos ainda visitaram as cozinhas e a horta orgânica do Hotel e SPA Sesc Porto Cerrado.


Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria de Imprensa