Destaques

14.06.2021 às 16:30hs

Ação solidária dos alunos de Medicina do UNIVAG dobra número de doações de sangue no MT Hemocentro

Incentivar as pessoas a doarem sangue. Esse é o principal objetivo da campanha solidária dos alunos do Centro Acadêmico XII de Agosto de Medicina do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande, realizada neste mês de junho no MT Hemocentro, em Cuiabá. A ação I Jogos Hematológicos: Uma Campanha Solidária contou com a participação de artistas e cantores que colaboraram para expandir e colocar em destaque a doação de sangue.

 

Em alusão ao "Junho Vermelho", mês de incentivo à doação de sangue, os alunos de Medicina do UNIVAG tiveram a iniciativa de entrar em contato com o MT Hemocentro, que abraçou a causa. A ação contou com as parcerias da IFMSA Brazil UNIVAG (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil), Atlética Isquemia e do UNIVAG, além do apoio de diversos patrocinadores.

"É uma competição solidária entre as onze turmas de Medicina do UNIVAG, com pontuações através de ações de cada turma, onde contamos com vídeos de famosos incentivando a doação de sangue", explicou a presidente do Centro Acadêmico de Medicina do UNIVAG (Cadam), aluna do 8º semestre, Bárbara Coelho.

O curso de Medicina do UNIVAG adota o método de ensino com resgate de valores e uma formação mais humanística e abrangente. "Contamos com o total apoio da instituição e da orientação dos professores Paulo Nogueira e Isabel Lopes, que nos auxiliaram desde o início da campanha. O MT Hemocentro apoiou 100% a causa, que abrangeu todo o estado e contou com a participação de um número significativo de doadores de sangue", disse.

Devido a pandemia da Covid-19, o MT Hemocentro se encontra em estado crítico, pois houve uma diminuição da captação de bolsas de sangue. Para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, a iniciativa dos alunos de Medicina do UNIVAG foi extremamente louvável.

"O número de doações durante esta campanha solidária dobrou. Foi bastante significativo este tipo de ação, os alunos captaram mais doadores. Quando a pessoa doa a primeira vez se sente segura e acolhida pela equipe do MT Hemocentro. Elas retornam e essas campanhas são fundamentais por isso, porque através delas nós conseguimos fidelizar os doadores. Agradecemos a iniciativa dos alunos de Medicina do UNIVAG", ressaltou Gian Carla.

A partir da primeira etapa (semestre) do curso de Medicina, os alunos do UNIVAG entram em contato com os processos de saúde e doenças da comunidade, através do PIC – Programa de Interação Comunitária.

"Em parceria com MT-Hemocentro, estimulamos nossos alunos do UNIVAG o mérito desse ato solidário, sua relevância para o exercício da cidadania e seu papel como formação atitudinal do futuro profissional de saúde, incentivando a doação de sangue voluntária", pontuou o coordenador do curso de Medicina, professor Paulo Nogueira.

Na campanha do UNIVAG, participaram através de suas redes sociais, os atores Otaviano Costa, Eri Johnson e Gregório Duvivier, os ex-jogadores de futebol, Aloísio Chulapa e Paulo César Tinga, os ex-BBB  Hadson Nery e Prior, os cantores Ícaro, Rodolffo, Zé Neto, Evandro Mesquita, Henrique, Gustavo Moura e Rafael, Fabiano Menotti e Victor Padula, participante do De Férias com o Ex.

As doações do MT Hemocentro podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624. O agendamento também está disponível no link mthemocentro.saude.mt.gov.br.

Autor: Patricia Xavier
Fonte: Assessoria UNIVAG