Destaques

06.11.2015 às 16:00hs

Univag realiza Primeira Semana de Arquitetura e Urbanismo

O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) realizou entre os dias 3 a 6 de novembro, ‘A primeira semana de Arquitetura e Urbanismo’ para os acadêmicos.  Com intuito de proporcionar aos alunos uma troca de experiência com profissionais renomados, órgãos e conselhos importantes da área de atuação.

Entre as palestras foram abordados temas sobre aprovação de projetos com as prefeituras municipais de Cuiabá e Várzea Grande; teto salarial da categoria e éticas profissionais com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); Coaching com Abílio Brunini; Eficiência Energética na Arquitetura com palestrante André Luis Amorim e entre outros.

A coordenadora do curso Carmelina Surquere de Moraes, ressalta a importância desta oportunidade e como ela pode acrescentar na vida profissional dos estudantes. “O nosso evento foi de suma importância, pois alguns estudantes não têm o contato com a profissão fora da sala de aula ou conhecem outros profissionais. Propusemos a todos que esteve presente, uma rica troca de informação e aprendizagem”.

Carmelina garante que os alunos já estão em contagem regressiva para o próximo evento. “Toda a organização do Centro Universitário, os palestrantes que contribuíram e os alunos que participaram estão de parabéns. O resultado foi completamente satisfatório”, reforça.

Outra novidade apresentada durante o evento foi à realização de diversas oficinas. Os alunos puderam colocar em prática todos os ensinamentos em sala de aula, como é o caso do estudante do 6º semestre de arquitetura Daniel Silva Campos, 20, que criou uma cúpula de abajur utilizando garrafas pets e barbante durante a oficina de ‘Confecção de Luminária Alternativa’.

“Eu gostei muito. Em sala de aula estamos aprendendo sobre a parte elétrica, o que foi ótimo para testar no abajur”, conta. E ressalta que essa foi a primeira criação desde o início do curso. “Com a realização do evento, tivemos essa oportunidade de colocar a teoria em prática”.

Além da criação alternativa, esteve à disposição oficinas como; Móveis Reciclados, Postura e Comunicação na apresentação de projetos, manuseio do Ilustrator e Photoshop CS6. A estudante Ana Maria Ferreira, 19, sempre quis cursar a faculdade de arquitetura, porém através da oficina se aprofundou nas questões éticas da profissão. “Eu aprendi muito durante a oficina, desde fazer uma planilha de preço, como atender bem o cliente e vestimenta. Além do mais, ter ciência das coisas que nunca podemos fazer na profissão”, frisa.

Doutor em engenharia civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Douglas Queiroz Brandão contribuiu com os futuros profissionais numa palestra sobre ‘Habitação evolutiva, vida simples e sustentabilidade’. “Eles são jovens, cheio de ideias na cabeça e precisam desses eventos para despertar ainda mais a criatividade e saírem de dentro das salas de aulas. São nesses eventos, que nós professores, conhecemos mais o potencial de cada um deles, inclusive eles mesmos podem descobrir o que mais gostam na profissão já que estamos em uma área bem abrangente”.

Douglas divide da mesma opinião da Carmelina e ressalta da importância do contato com a profissão antes de ingressarem no mercado de trabalho. “Eles podem tirar suas dúvidas e conhecer novos projetos. Eu costumo dizer que isso é uma injeção de ânimo. O Centro Universitário está de parabéns pela iniciativa. Tenho certeza que daqui da instituição sairão excelentes profissionais”, finaliza.


Autor: Wellyngton Souza
Fonte: Assessoria Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.