Destaques

10.03.2016 às 08:50hs

Performances dramáticas potencializam criatividade no desafio semestral do curso de publicidade.


Em 2016, o Projeto Integrador de Publicidade utiliza a dramaturgia em estratégias de ensino e desafia os acadêmicos a produzirem campanhas eleitorais, competitivas entre si, preparando-os para o rentável e disputado mundo do marketing político.

Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, a prestação de contas das últimas eleições (2014) ao Tribunal Superior Eleitoral registrou o investimento de R$ 5,1 bilhões, um recorde no Brasil. O marketing político e eleitoral é uma área promissora e competitiva que não admite amadorismo, dada a urgência de suas demandas e a sazonalidade de sua natureza.

Atento as oportunidades para os futuros publicitários formados pelo Univag, o curso adotou as eleições como tema dos projetos integradores deste semestre. Mas, os professores se viram diante de um problema: era necessário oferecer realidade de mercado aos alunos, mas não era possível envolver políticos autênticos nas campanhas.

A solução foi criar personagens dos principais perfis da política brasileira e buscar parceria com atores que os representassem. Assim nasceram Pedro da Mota (tradicional); Chico do Povo (cômico), Fernanda de Assis (alternativa) e Ruth Ferreira (conservadora). Os personagens concorrerão ao cargo de prefeito do município fictício de Umberto Eco. O briefing foi elaborado pelos docentes Ana Claudia Pereira, Ahmad Jarrah, Caroline Araújo e Caíque Loureiro, professores do curso com experiência profissional em campanhas eleitorais.

O projeto conta com a participação do Grupo Tibanaré. Para Vini Hoffmann, os atores convidados embarcaram na ideia porque contribui para a prática acadêmica e, ao mesmo tempo, oferece visibilidade ao trabalho dos artistas locais: “Desejo que este tipo de iniciativa aumente nas universidades e empresas, ampliando a área de atuação dos nossos atores. Isso não acontece muito em Mato Grosso”. Já Alberto Yassuo, outro integrante do grupo, complementa: “nosso trabalho como ator é trazer a verdade e despertar o senso crítico. Acreditamos que esses alunos vão sair do senso comum, pesquisar e produzir mais e melhor com este método.” Também participam do elenco as atrizes Yohanna Farlon e Poliani Cristini que desejam contribuir com a formação de profissionais de marketing político capazes de orientar seus clientes a partir de diretrizes éticas.

A proposta é funcional porque sua construção lúdica sustenta-se sobre um objetivo pedagógico claro e sólido para nós, professores”, afirma a coordenadora de ensino de Comunicação Social, Profa Ana Claudia Pereira. “Não se trata de uma brincadeira, mas de uma simulação com desafios concretos para uma eleição que será, de fato, realizada no campus. Os acadêmicos viverão os principais desafios de uma campanha eleitoral, inclusive a demanda de produção de serviços de qualidade competitiva. É uma oportunidade para o exercício da produção técnica e, ao mesmo tempo, provoca a pesquisa, reflexão e debate de temas transversais, como direitos e democracia”, conclui a coordenadora.

CONHEÇA NOSSOS CANDIDATOS

Chico do Povo (Vini Hoffmann): cômico e crítico, Chico utiliza o humor para cativar os eleitores e denunciar os adversários. Afirma ser um sonhador com esperança de melhorias concretas na política brasileira e disposto a colaborar com esse processo de mudança.




Fernanda Assis (Yohanna Farlon): representante da ala alternativa e defensora convicta de pautas polêmicas, como a legalização do aborto e das drogas. Afirma contar com o apoio de minorias organizadas (feministas, LGBT, afro-descendentes, sem-terras, movimentos estudantis, etc).



Pedro da Mota (Alberto Yassuo): filho, neto e bisneto de políticos influentes, Pedro da Mota se considera o candidato mais conhecido e preparado. Promete utilizar sua influência junto aos inúmeros políticos de seu círculo de relacionamento para beneficiar o município. Concentra-se em propostas para a saúde, segurança e educação, principais problemas da cidade, segundo pesquisas.


Ruth Ferreira (Poliani Cristini): representante dos conservadores, Ruth tem densidade eleitoral junto às periferias com propostas voltadas para a família, como a vasta ampliação de creches e o investimento municipal em pequenos negócios domésticos (salgados, artesanato, etc). Conta com fortes apoios na bancada evangélica em Brasília.

 


UM NOVO MUNICÍPIO MATOGROSSENSE

Os candidatos concorrerão ao cargo de prefeito de um município fictício, “situado” entre Cuiabá e Várzea Grande. O nome da cidade é uma homenagem a Umberto Eco, escritor, filósofo, semiólogo, lingüista, bibliófilo, titular na Universidade de Bolonha, Itália. Eco faleceu em 16 de fevereiro deste ano deixando grandes obras, entre elas, “O Nome da Rosa”.

SOBRE O GRUPO TIBANARÉ
Por: Grupo Tibanaré
O Grupo Tibanaré, sediado em Cuiabá-MT, é um coletivo de teatro, cujo elemento principal é o trabalho do ator e a sua relação com o espectador. Ao longo de sua trajetória, o coletivo foi se desenhando com treinamentos diários, aprimorando as potencialidades e o estudo pessoal do ator, concretizando-se como um grupo focado na investigação cênica de produções para espaços não convencionais e alternativos, como ruas, praças, presídios, zonas rurais/ribeirinhas, feiras livres e ônibus coletivos, possibilitando uma pesquisa que se transforme em cada espaço de experimentação e atinja uma diversidade de públicos. Desde a sua criação, atingiu uma média de 50.000 pessoas com seus espetáculos, atualmente é considerado pela critica referência em empreendedorismo cultural no estado de Mato Grosso.

Fotos: Curso de Comunicação Social Univag

Fonte: Núcleo Docente Estruturante do Curso de Publicidade e Propaganda Univag

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