Nos dias 30,31 de março e 01 abril acontecerá o V Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto. O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) será representado pelo acadêmico Fabrício Caram Vieira, do 3º semestre, com o trabalho “Controle Microbiológico de Alguns Antissépticos e Antimicrobianos Comercializados na Farmácia Escola do Univag Frente à Bacterias Gram Positivas e Negativas”.
O trabalho que será exposto por Fabrício foi desenvolvido durante o projeto integrador de 2015, no Univag. "A atividade busca estimular os alunos a pensarem de forma globalizada os conteúdos ministrados e discutidos nas disciplinas que cursa no semestre letivo, com vistas à consolidação do perfil do egresso, tendo como foco o aprendizado interdisciplinar, transdisciplinar, científico e coletivo dos acadêmicos", explica a coordenadora do curso, Danielle Ayr Tavares de Almeida.
O Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto está na sua 5ª edição. A organização do evento é feita pelo Programa de Educação Tutorial – (PET-Farmácia), com apoio da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto e professores. Esta edição integrará as atividades comemorativas dos 177 anos da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, fundada em 4 de abril de 1839.
Um dos objetivos do evento é proporcionar a troca de experiências entre profissionais das ciências farmacêuticas e áreas afins, estudantes de graduação e pós-graduação, permitindo o intercâmbio de opiniões e discussões em um fórum aberto contando com os seguintes meios: cursos, mini-cursos, palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. A programação do congresso foi elaborada de modo a abordar temas das áreas básicas da Farmácia (de Manipulação, Hospitalar, Homeopática), Análises Clínicas, Indústria e Saúde Pública, tentando abranger praticamente todas as áreas de atuação do farmacêutico.
Visando a multidisciplinaridade, conceito que deve ser desenvolvido em instituições de ensino e pesquisa, este evento é aberto a estudantes e profissionais de outros cursos como medicina, educação física, enfermagem, dentre outros voltados para a área da saúde. Neste sentido, procurando intensificar e agregar conhecimentos, fortalecendo a interação entre profissionais de saúde e o cuidado com o paciente na saúde pública.
*Com informações do V CONCIFOP
Fonte: Assessoria de Imprensa Univag