O lançamento do Projeto de Desenvolvimento Integrado do Turismo do Brasil Central no primeiro dia da Feira Internacional do Turismo do Pantanal, de 20 a 24/04, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reuniu diversas autoridades do setor e empresários do trade turístico de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Corumbá e outros municípios da região. O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), por meio do curso de gastronomia garantiu a degustação de sobremesas e pratos que tem como base alimentos típicos desses locais.
O projeto, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), envolvendo Distrito Federal, Goiás, Mato Groso e Mato Grosso do Sul, propõe ações coletivas para divulgar os principais destinos da região e gerar negócios, promovendo o desenvolvimento integrado do Centro-Oeste. Os segmentos alvos trabalhados no projeto, cuja duração é de três anos (2015 a 2018), são natureza, cultura e eventos e as áreas de abrangência, prioritariamente são Chapada dos Guimarães, Nobres e Poconé (Pantanal/MT), Bonito e Corumbá (Pantanal/MS), Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros (GO), e Distrito Federal.
Ao final do lançamento, os participantes degustaram um mix de sabores da região numa sobremesa criada pelo chef Fernando Mack e servida com apoio dos alunos do curso de gastronomia do Univag. O creme de pequi com leite de castanha-do-brasil, baunilha do Cerrado e farofa crocante de castanha encantou o paladar dos presentes.
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Trade Turístico de Mato Grosso, com apoio de uma rede de parceiros e apoiadores.
Fonte: Assessoria Sebrae com colaboração do Univag