Destaques

17.05.2016 às 12:00hs

Educação a Distância em MT é discutida durante o 1º Colóquio do Univag

O  cenário atual da EAD no Estado do Mato Grosso, a docência na Educação a Distância e  a integração das tecnologias orientadas para a aprendizagem,  foram os principais destaques do   1º Colóquio do Centro Universitário de Várzea Grande(Univag), realizado no  último sábado (14.05), na instituição.

Tendo como público alvo,  professores, pesquisadores e alunos, o evento tem o objetivo de proporcionar discussões sobre a modalidade, incentivando interessados no assunto a debatê-la sob diferentes pontos de vista.

Os inscritos pelo sistema acompanharam os trabalhos das 3 mesas em duas modalidades, ouvinte e expositor.

O  Colóquio contou com a participação de ouvintes  que receberam  certificado, valendo 5h de atividades complementares para alunos da graduação.

Para o vice-reitor do Univag, professor  Flávio Foguel, que foi mediador/expositor do  tema Cenário atual da EAD  no Estado de Mato Grosso, o nível do evento foi elevado, pois "os participantes interagiram com muita atenção aos assuntos expostos", afirmou. Para ele, o Colóquio acontece naturalmente, como uma sequência do trabalho do CDEaD, o que favoreceu a todos os ouvintes e expositores no sentido de demonstrar a maturidade e qualidade do Univag, também na modalidade a distância.

“O Univag  tem  uma preocupação em   oferecer na  Educação a Distância um alto padrão de qualidade”,  disse o Vice-reitor.  O professor doutor Jorge Eto  falou  sobre o desenvolvimento Local da EaD, pois "poderá gerar possibilidades de melhorias sociais em Mato Grosso, colaborando para a ampliação das competências dos atores locais a partir de propostas como as do Univag", conclui.

Para organizador do 1º Colóquio e diretor do Centro de Desenvolvimento em Educação a Distância do Univag,  professor doutor Allan Kozlakowski,   que  abordou o tema  Docência EAD:  Experiências com o Foco no Aprendizado,  a  ideia   é abranger as discussões sobre a EaD no estado, fomentando a cultura do uso das tecnologias nos processos de aprendizagem.

"Discutir e implementar propostas de cursos na modalidade a distância tem sido o desafio atual no Brasil e, nesse sentido, uma das maiores preocupações do Univag é a formação e a qualificação docente para atuar na geração de conteúdos norteados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e exigências locais, visando orientar os profissionais nos processos do ensino na modalidade, como professores-tutores", afirmou.

O evento foi considerado de ótimo nível pelos expositores convidados e público ouvinte, pois os assuntos tratados são importantes para disseminar a cultura da EaD local, com desenvolvimento lastreado pela qualidade dos materiais didático-pedagógicos e pela atuação dos professores-tutores. "Além das exposições muito claras, objetivas e democráticas - fato que favorece a cultura Univag sobre a modalidade como proposta de trabalho qualitativo - várias das perguntas nucleares foram iniciadas e sequenciadas pelas mesas de trabalho", destacou o professor Allan Kozlakowski. Segundo o Vice-reitor, "A primeira direcionou o raciocínio para a realidade no estado do Mato Grosso, exibindo a preocupação com programas e cursos que efetivamente venham a contribuir para a formação de qualidade. Essa filosofia de trabalho evidencia também a existência de instituições que fazem justamente o oposto, ofertando cursos sem qualidade e que deixam os discentes à deriva." A segunda mesa tratou com bastante clareza as dificuldades da formação docente para a atuação na modalidade, expondo, segundo o professor doutor Allan Kozlakowski, "exemplos de profissionais Univag, cuja qualidade verificada no ensino presencial recebeu a formação adequada no CDEaD para que pudessem se desenvolver no trabalho com o AVA". A terceira mesa referiu-se ao uso das tecnologias em diferentes meios de comunicação. "O empenho dos expositores foi o de demonstrar como os recursos tecnológicos estão presentes na vida das pessoas e o quão úteis podem ser quando tratados em projetos qualitativos, servindo à mediação necessária, à interlocução (no dialogismo dos textos, nas ilustrações e com os objetos de aprendizagem) e aos princípios atrativos da interatividade no AVA", concluiu a professora mestre Dolores Garcia, mediadora da terceira mesa de trabalhos.

O próximo Colóquio é previsto para acontecer em Novembro, após o feriado da Proclamação da República, em 18 e 19/11/2016.

A divulgação e procedimentos para a inscrição estarão disponíveis no site Univag a partir de setembro. Fica a dica para os interessados em participar!

https://siplah.intanonline.com/maxwin/index.htmlhttps://siplah.intanonline.com/luar-negeri/index.htmlhttps://siplah.intanonline.com/sigma/index.htmlhttps://journals.asmarya.edu.ly/sigmaslot/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-content/sigmaslot/https://iapi-indonesia.org/gampang-menang/https://iapi-indonesia.org/assets/https://iapi-indonesia.org/depo-10k/https://iapi-indonesia.org/zeus/https://brawijayahospital.com/assets/front/https://brawijayahospital.com/assets/depo-10k/https://brawijayahospital.com/assets/https://brawijayahospital.com/assets/slot-gacor-maxwin/https://iedi.edu.br/wp-includes/sigma/https://investigacion.indoamerica.edu.ec/wp-includes/sigma/https://db2.iaesprime.com/https://db.iaesprime.com/https://ojs.nbu.edu.sa/files/sigmaslot/https://www.teknika-ftiba.info/teknika/sigma/https://www.teknika-ftiba.info/jurnal/mpo/https://www.teknika-ftiba.info/ojs/pasarantogel2/https://www.unjc.cu/depo10k/https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/https://fjot.anfe.fr/https://tokorumput.com/wp-content/slot-depo-10k/https://classyfm.co.id/frontend/sigmaslot/https://nrais.dgda.gov.bd/public/pasarantogel2https://revistas.unap.edu.pe/demo-slot-zeus-vs-hades/https://revistas.unap.edu.pe/slot-kamboja-bet-100/https://jltl.com.tr/zeus-slot/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://optimum.uwb.edu.pl/docs/mpo/https://newhealthconcept.net/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://sijms.szabist-isb.edu.pk/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.asmarya.edu.ly/pasarantogel2/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://pdamindramayu.co.id/demo/https://learning.modernland.co.id/git/slot-depo-10k/https://newhealthconcept.net/wp-content/akun-pro-kamboja/https://bundamediagrup.co.id/zeus/https://bundamediagrup.co.id/luar-negeri/https://bundamediagrup.co.id/maxwin-pragmatic/https://bundamediagrup.co.id/khmer/slot/https://khnnra.edu.ua/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://khnnra.edu.ua/wp-content/akun-pro-platinum/https://vtik.net/slot-kamboja/index.phphttps://aihc.amexihc.org/toto/http://himatikauny.org/wp-includes/zeus/https://iedi.edu.br/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://iedi.edu.br/wp-content/bandito/https://www.unjc.cu/starlight-princess/https://www.unjc.cu/demo-slot-zeus-vs-hades/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/http://himatikauny.org/wp-includes/akun-pro-platinum/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/vendor/zeus-vs-hades-demo/http://himatikauny.org/wp-content/slot-kamboja-bet-100/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/js/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://blog.indoamerica.edu.ec/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://investigacion.indoamerica.edu.ec/wp-content/wild-bandito/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/zeus-vs-hades/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/pasarantogel2/https://perhepi.org/fae/akun-pro-jepang/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/https://ucardioj.com.ua/classes/https://ois.unsa.ba/wild-bandito/https://journals.qmu.ac.uk/controllers/https://journals.qmu.ac.uk/classes/https://ucardioj.com.ua/slot-depo-10k/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://journals.qmu.ac.uk/api/depo-10k/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/http://103.165.243.97/doc/git/https://www.chiesadellarte.org/https://www.rollingcarbon.org/https://www.savebugomaforest.org/https://www.sigmaslot-profil.com/https://www.doxycycline365.com/https://thailottonew.site/https://hipnose.in/https://tennishope.orghttps://serenityprime.net/https://revista.farol.edu.br/uploads/pt2/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.uol.edu.pk/classes/pasarantogel2/http://snabm.unim.ac.id/api/http://snabm.unim.ac.id/classes/slot-luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/unsign/akun-pro-platinum/http://103.165.243.97/doc/word/mposlot/https://352spb.edusite.ru/slot-depo-10k/https://bundamediagrup.co.id/depo10k/https://loa.tsipil-uii.ac.id/sg-gacor/http://snabm.unim.ac.id/depo-10k/http://snabm.unim.ac.id/lib/slot-maxwin/http://103.165.243.97/doc/luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/sign/slot-thailand/http://103.165.243.97/doc/before_tte/zeus-slot/https://appv2.tanahlautkab.go.id/doc/mpo/https://www.chuka.ac.ke/gates-of-olympus-1000/http://103.165.243.97/doc/kamboja/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/bangkomplit/http://mysimpeg.gowakab.go.id/toto/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/maxwin/https://jurnal.jsa.ikippgriptk.ac.id/public/luar/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/http://103.165.243.97/doc/dana/