Destaques

09.06.2016 às 16:50hs

Programa de Acessibilidade do Univag encerra com depoimentos de docentes

Afirma a Constituição Brasileira que o direito de ir e vir é para todos os cidadãos, e apoiada nesse aspecto de grande relevância que o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), realizou a 3ª edição do Programa de Acessibilidade nos dias 06, 07, 14 de maio e 04 de junho no Auditório II, no Bloco C da instituição com a participação de todos os seus colaboradores.

A política instituída abrange todos os segmentos do quadro regular de servidores e a formação é dividida em dois grupos. Sendo um para docentes, diretores de área, coordenadores de cursos e professores. Já o outro para técnicos administrativos e gestores de área.

As problemáticas da acessibilidade enfrentadas no dia-a-dia por esses profissionais foram discutidas através de depoimentos de professores e colaboradores da instituição com a intenção de buscar ferramentas para lidar com o problema. Para a Profª Ma. Elizabet Aguirre, pró-reitora de Graduação e diretora de Área do Conhecimento das Ciências Humanas, a inclusão da pessoa com deficiência vai além da sala de aula, pode estar em todo o campus universitário, ou seja, no estacionamento, no banheiro, na cantina, pelos corredores da instituição e nos espaços especializados.

“Ao incluir o assunto no âmbito pedagógico a intenção é colocar em prática ideias que surtem efeitos imediatos. O Univag vai tomar para si toda escuta e ampliar o programa de qualificação do corpo docente a par dos relatos colocados durante a formação”, disse a Profª Ma. Elisabet.

Ainda segundo a Pró-Reitora de Graduação, a partir daí a instituição garante a acessibilidade e inclusão para essas pessoas, explicando que esse Programa existe desde 2013 no Univag, onde os dois primeiros encontros desenvolvidos falaram sobre a sensibilização da inclusão e recebimento de pessoas com deficiência no Centro Universitário.

Para dar suporte à adaptação desses acadêmicos no ambiente de ensino foi criado o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), que tem a função de atender alunos que apresentam dificuldade de aprendizado, visando à promoção da saúde, oferecendo o aprimoramento constante do processo das relações sociais, pedagógicas e psicológicas no âmbito institucional.

Programa de Formação em Acessibilidade do Univag

Considerando esse contexto, o Univag estabelece sua Política Institucional de Acessibilidade aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), considerando a necessidade de explicitar as diretrizes institucionais referentes à acessibilidade para materializar os princípios da inclusão educacional, assegurando não só o acesso, mas as condições de participação e aprendizagem aos estudantes com necessidades especiais, bem como respeito à diferença e a diversidade humana é compromisso e responsabilidade social do Univag.

O Serviço Multiprofissional de Apoio Psicopedagógico(SEMA), criado desde 2000 e hoje denominado Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), composto por profissionais da área de Serviço Social, Pedagogia e Psicologia, vem acompanhando o trabalho psicopedagógico desenvolvidos pelas Coordenações de curso junto aos acadêmicos para a viabilização do direito à Educação Superior, por meio de uma planificação pedagógica diferenciada, que proporciona acesso aos currículos e aos elementos curriculares. Destaca-se a premente necessidade da qualificação dos corpos docentes e técnicos por meio da instauração de um programa de formação institucionalizado como um projeto em continua revisão, com o objetivo de promover e ampliar o conhecimento sobre a acessibilidade e inclusão dos alunos e colaboradores com deficiência física, intelectual ou sensorial. A fim de que o acadêmico e colaborador dessa natureza possa desfrutar, com autonomia, facilidade e dignidade dos espaços e atividades acadêmicas em geral ou laboratorial.

Autor: Cristina Cavaleiro
Fonte: Assessoria Univag

https://db2.iaesprime.com/https://db.iaesprime.com/https://ojs.nbu.edu.sa/files/sigmaslot/https://www.teknika-ftiba.info/teknika/sigma/https://www.teknika-ftiba.info/jurnal/mpo/https://www.teknika-ftiba.info/ojs/pasarantogel2/https://www.unjc.cu/depo10k/https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/https://fjot.anfe.fr/https://tokorumput.com/wp-content/slot-depo-10k/https://classyfm.co.id/frontend/sigmaslot/https://nrais.dgda.gov.bd/public/pasarantogel2https://revistas.unap.edu.pe/demo-slot-zeus-vs-hades/https://revistas.unap.edu.pe/slot-kamboja-bet-100/https://jltl.com.tr/zeus-slot/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://optimum.uwb.edu.pl/docs/mpo/https://newhealthconcept.net/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://sijms.szabist-isb.edu.pk/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.asmarya.edu.ly/pasarantogel2/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://pdamindramayu.co.id/demo/https://learning.modernland.co.id/git/slot-depo-10k/https://newhealthconcept.net/wp-content/akun-pro-kamboja/https://bundamediagrup.co.id/zeus/https://bundamediagrup.co.id/luar-negeri/https://bundamediagrup.co.id/maxwin-pragmatic/https://bundamediagrup.co.id/khmer/slot/https://khnnra.edu.ua/wp-includes/demo-slot-zeus-vs-hades/https://khnnra.edu.ua/wp-content/akun-pro-platinum/https://vtik.net/slot-kamboja/index.phphttps://aihc.amexihc.org/toto/http://himatikauny.org/wp-includes/zeus/https://iedi.edu.br/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://iedi.edu.br/wp-content/bandito/https://www.unjc.cu/starlight-princess/https://www.unjc.cu/demo-slot-zeus-vs-hades/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/http://himatikauny.org/wp-includes/akun-pro-platinum/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/vendor/zeus-vs-hades-demo/http://himatikauny.org/wp-content/slot-kamboja-bet-100/https://procesolocal2024.ieebcs.org.mx/js/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://blog.indoamerica.edu.ec/wp-includes/slot-kamboja-bet-100/https://investigacion.indoamerica.edu.ec/wp-content/wild-bandito/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/zeus-vs-hades/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/pasarantogel2/https://perhepi.org/fae/akun-pro-jepang/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/https://ucardioj.com.ua/classes/https://ois.unsa.ba/wild-bandito/https://journals.qmu.ac.uk/controllers/https://journals.qmu.ac.uk/classes/https://ucardioj.com.ua/slot-depo-10k/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://journals.qmu.ac.uk/api/depo-10k/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/http://103.165.243.97/doc/git/https://www.chiesadellarte.org/https://www.rollingcarbon.org/https://www.savebugomaforest.org/https://www.sigmaslot-profil.com/https://www.doxycycline365.com/https://thailottonew.site/https://hipnose.in/https://tennishope.orghttps://serenityprime.net/https://revista.farol.edu.br/uploads/pt2/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-includes/pasarantogel2/https://journals.uol.edu.pk/classes/pasarantogel2/http://snabm.unim.ac.id/api/http://snabm.unim.ac.id/classes/slot-luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/unsign/akun-pro-platinum/http://103.165.243.97/doc/word/mposlot/https://352spb.edusite.ru/slot-depo-10k/https://bundamediagrup.co.id/depo10k/https://loa.tsipil-uii.ac.id/sg-gacor/http://snabm.unim.ac.id/depo-10k/http://snabm.unim.ac.id/lib/slot-maxwin/http://103.165.243.97/doc/luar-negeri/http://103.165.243.97/doc/sign/slot-thailand/http://103.165.243.97/doc/before_tte/zeus-slot/https://appv2.tanahlautkab.go.id/doc/mpo/https://www.chuka.ac.ke/gates-of-olympus-1000/http://103.165.243.97/doc/kamboja/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/bangkomplit/http://mysimpeg.gowakab.go.id/toto/http://mysimpeg.gowakab.go.id/mysimpeg/maxwin/https://jurnal.jsa.ikippgriptk.ac.id/public/luar/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/http://103.165.243.97/doc/dana/