O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) em parceria com Núcleo ATLS de Cuiabá realiza nos dias 12 e 13 de novembro, o Curso Advanced Trauma Life Support (ATLS). O evento será voltado para médicos e graduandos do 6º ano de Medicina. No dia 12 de novembro, sábado, o horário do curso será das 07h às 19h e no dia 13, domingo, das 07h às 20h.
De acordo com o coordenador do Núcleo do Programa ATLS em Cuiabá, o médico Gunther Peres Pimenta, o curso visa aperfeiçoar técnicas de atendimento dos médicos profissionais e capacitar alunos do 6° ano de Medicina para atuarem nas rotinas de atendimento de pacientes politraumatizados.
O programa ATLS foi implantado no Brasil por meio do Colégio Americano de Cirurgiões na década de 80. Nesse sentido, o curso intensivo foi desenvolvido com a ideia de capacitação para médicos visando uma padronização do atendimento de urgências. À partir daí torno de 23 países aderiram ao programa ATLS, inclusive o Brasil na década de 90, com o apoio da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Universidade de São Paulo (USP).
O Núcleo ATLS da Universidade de São Paulo (USP) implantou o seu próprio núcleo em Cuiabá, para que de uma maneira efetiva capacite os médicos da região comprometidos com o atendimento de urgência, para que eles possam desenvolver o mesmo protocolo de atendimento preconizado pela instituição americana, trazendo avanços no atendimento médico a politraumatizados da cidade de Cuiabá.
“O curso vai contar com aulas teóricas, atividades práticas de atendimento simulado, atividades práticas cirúrgicas, além dos módulos de avaliação teórico e prático. As aulas teóricas e práticas ministradas serão: Trauma Crânio-encefálico; Trauma raque-medular; Trauma músculo esquelético; Lesões causadas pelo frio e calor; Trauma na Mulher; Trauma na infância; Técnicas de encaminhamento de pacientes”, destacou Gunther.
O curso tem duração de dois dias, as inscrições podem ser feitas pelos telefones (65) 3688-6110/3688-6111 na Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão do Univag.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag