Evento visou a abordagem no empreendedorismo e também apresentou experiências de cases de sucesso
A Reitoria do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) em parceria com o Curso de Administração de Empresas realizou na noite da última sexta-feira, (09.09), o evento “Administrar para o futuro”, no auditório V, no Bloco D da instituição.
Em comemoração ao Dia do Administrador, comemorado em 09 de setembro, o Centro Universitário reuniu algumas lideranças da administração de Mato Grosso, entre eles: o diretor de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Administração de MT, o administrador Luis Cesar Simões de Arruda, dois cases de sucesso, Cézar Macegoza e Sérgio Ricardo S. Antunes, o vice-reitor do Univag, Flavio Foguel, o coordenador do curso de Administração, o prof. M.SC. Miguel Arantes Normanha Filho e o secretário Adjunto de Gestão de Pessoas do Governo do Estado de Mato Grosso, Joelson O. Matoso.
Na oportunidade, todos os convidados relataram um pouco de suas experiências profissionais bem como mostraram caminhos a ser percorridos pelos futuros administradores mesmo em época de crise.
Para o empresário, Cézar Macegozza, o termo “crise” não existe para ele. Ele atua em uma empresa de tecnologia estratégica e em outra no ramo de eficiência energética. “Não acredito em crise, apesar de vivermos em uma situação econômica instável, quem sabe empreender, vê oportunidades nas crises”, destacou Macegozza.
Segundo dados do Conselho Regional de Administração, Mato Grosso conta com 193.177 empresas e 14.372 administradores. Há uma deficiência muito grande quanto ao número de profissionais registrados, em que apenas sete mil administradores estão registrados junto ao Conselho Regional de Administração (CRA/MT).
O vice-reitor do Univag, Flavio Foguel, considerado outro grande exemplo de administrador de sucesso, abriu sua fala dizendo que o maior diferencial do curso de Administração do Univag é o foco no empreendedorismo. Na opinião dele, o mercado de trabalho necessita de administradores com espírito de gestão e o curso do Univag forma administradores com atitude empreendedora.
O empreendedorismo, a educação por competências que o Univag abraça faz com que o aluno trabalhe conhecimentos, habilidades e com isso, o aluno Univag é formado com atitude empreendedora. O mercado precisa de administradores com boa formação em gestão e espírito empreendedor para abraçar as oportunidades.
“Nós pensamos em um curso diferenciado para o alunado, não que dê somente formação em gestão, mas também em empreendedorismo. Mato Grosso é um estado que oferece oportunidades imensas tanto para o segmento industrial, comercial e de serviços. Mato Grosso é um estado de oportunidades, mostra um campo favorável para os futuros administradores empreenderem e que formamos no Univag”, destacou Foguel.
O outro palestrante do evento, o empresário do segmento de vestuário em Mato Grosso, Sérgio Antunes, contou a história de sua empresa aos alunos. A empresa existe no estado há 20 anos, abriu sua primeira loja em Cuiabá em 1992. Hoje a BLM já possui 25 unidades, das quais 12 são franquias e as demais são lojas próprias. A equipe é composta por 200 funcionários, muito diferente do início da empresa na qual havia três colaboradores.
O empresário relata que enfrentou a crise pesquisando, inovando, cuidando da equipe e principalmente dos clientes. “A crise nos traz muitos ensimanentos, me fez que temos sempre que estar cuidando, cortar gastos. O Curso de Administração tem muito a ensinar, temos que planejar, poder usar os conhecimentos que são disponibilizados pelo curso é uma excelente forma de ser um bom administrador, grandes partes das disciplinas vocês vão usar ao sair da academia”, aconselhou Sérgio.
Diferencial do curso
O Curso de Administração do Centro Universitário de Várzea Grande conta com uma grade curricular inovadora. O corpo docente trabalha desde o primeiro semestre do curso com seis projetos integradores em que o aluno tem um contato da teoria com a prática do mercado. Além disso, o curso trabalha com competências ligadas ao mundo do trabalho. O Administrador formado pelo UNIVAG poderá atuar em organizações públicas (Federais, Estaduais, Municipais), empresas privadas (Indústria, Comércio, Serviços,) e organizações do Terceiro Setor (Organizações não Governamentais – ONGS).
“Formamos profissionais para o mercado de trabalho competitivo, em que esse profissional poderá ajudar empreendedores também a empreender principalmente em nosso Estado que tem uma potencialidade imensa”, afirmou o coordenador do Curso de Administração do Univag, o prof. M.Sc. Miguel Arantes.
“As crises são cíclicas, em todos os momentos de crise para o sucesso pessoal ou empresarial a presença do administrador é muito importante. Esses palestrantes querem mostrar aos jovens futuros administradores quais são os caminhos para não deixar a crise dominar este profissional que tem um papel muito importante na atual conjuntura sócio econômica no país”, destaca o coordenador do Curso.
Regulamentação da profissão
A regulamentação da atividade de Administração ocorreu na metade da década de 60, pela Lei nº 4.769, de 09 de setembro de 1965. A partir disso, foram criados os Conselhos Regionais de Administração (CRA) com o objetivo de regulamentar a profissão.
A acadêmica do 8º semestre, (4° ano) de Administração do Centro Universitário, Letícia Teodoro, 23, avaliou o evento muito importante como forma de os empresários que têm sucesso contribuírem em mostrar caminhos aos acadêmicos mediante barreiras e dificuldades encontradas durante o trajeto profissional.
A universitária atua em uma empresa de Licitação na capital e segundo ela, muitos alunos acham que ao sair da faculdade não encontraram dificuldades. “Ao sair da academia vamos encontrar problemas e essas pessoas aqui hoje vieram mostrar soluções e contribuíram muito na nossa formação e conhecimento profissional”, avaliou Letícia.
Letícia veio transferida de Campo Grande e a escolha pelo Univag foi por conta da referência de amigas que já aqui estudam e indicaram o Centro Universitário. “Aqui o ensino é de qualidade, temos voz por meio de pesquisa realizada pela instituição e pretendo fazer uma pós no término do curso”, disse.