Objetivo das ações do curso no evento é detectar se comunidade apresenta alguma alteração na fala, linguagem, mastigação ou na audição. Caso haja, serão encaminhadas à Clínica Escola do UNIVAG
O Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) realizará uma grande triagem durante a 5ª Edição do Univag Solidário, no próximo sábado, 17 de setembro, das 08h às 12h no 1º andar das Clínicas Integradas, localizada ao lado do Bloco D na instituição.
Serão realizados gratuitamente exames audiológicos (audiometria), bem como, teste da orelhinha em bebês, para detectar possíveis perdas auditivas. Além disso, serão realizadas atividades como treinamento vocal, avaliação de mastigação e triagem para alterações de linguagem, como gagueira, por exemplo.
O evento contará também com atividades lúdicas que serão realizadas com as crianças por meio de uma brinquedoteca e em cantinho de leitura, onde os alunos do Curso de fonoaudiologia estarão estimulando a leitura e escrita das crianças participantes e realizando orientações quando detectada alguma dificuldade.
De acordo com a coordenadora do Curso de Fonoaudiologia, a profª Dra. Gabriela De Luccia Dutra, o objetivo das ações durante a 5ª Edição do UNIVAG Solidário, é detectar no público, se existem alterações fonoaudiológicas, em suas diferentes áreas, e se detectada, realizar o encaminhamento à Clínica Escola do Univag para tratamento.
“Muitas pessoas não dão importância às avaliações fonoaudiológicas, no caso da triagem vocal, por exemplo, pode-se verificar se uma queixa de rouquidão pode-se ser considerado o início de uma patologia ou uma característica vocal do indivíduo. Os mais comuns são a detecção de nódulos ou até mesmo os mais graves, o câncer de laringe. Queremos que as triagens sejam feitas para que possamos encaminhar quem necessita de uma avaliação mais profunda”, destacou a coordenadora.
Na parte da avaliação da deglutição, testes serão feitos se o indivíduo apresenta alteração na mastigação e dificuldades ao engolir, queixas comuns em pacientes idosos ou com problemas neurológicos.
Brinquedoteca
Os alunos do Curso de Fonoaudiologia também realizarão atividades lúdicas com as crianças. “Vamos receber as crianças de zero a 12 anos que apresentam dificuldade na fala, onde vamos contar com duas salas integradas com contação de histórias e orientação as crianças e pais para o tratamento de gagueira”, disse a professora.
Reconheça os sintomas para possíveis problemas na fala da criança
- A criança demora mais que o normal para começar a falar;
-Aprende palavras soltas, mas não consegue formar frases;
- Demora a aprender a ler (dificuldade para relacionar a fala com a escrita);
-Troca a ordem das palavras na frase;
-Troca os sons na fala;
-Tem dificuldades para entender o que escuta;
- Hesita ao falar, como se estivesse gaguejando;
-Não consegue aprender a conjugar verbos e tem vocabulário muito restrito;
-Ninguém entende o que ele tenta dizer;
Diferenciais do curso
O Curso de Fonoaudiologia do UNIVAG possui umas das maiores avaliações do país no Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (ENADE). Na última avaliação, obteve colocação entre os 10 melhores cursos do Brasil.
O Egresso em Fonoaudiologia atua em hospitais (enfermarias clínicas cirúrgicas, unidade de terapia intensiva – UTI), clínicas, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, saúde pública, escolas, rádio, televisão, teatro, docência (escolas de nível técnico e superior), consultorias, empresas, indústrias, prevenindo, tratando disfunções, reabilitando e promovendo saúde e qualidade de vida da população.
Além de contar com um corpo docente altamente qualificado, a excelência no ensino é nosso maior objetivo. O bacharel em Fonoaudiologia encontrará um mercado em expansão, que se baseia na formação tecnológica e científica onde são atendidos inúmeros pacientes por mês na Clínica Escola do Centro Universitário.
O projeto pedagógico dinâmico e arrojado possibilita aos alunos, uma formação diferenciada na área hospitalar, em hospitais de referência no estado, atendendo em UTI, em ambulatório e clínica terapêutica.
“O maior diferencial do nosso curso é que os estágios são 100% práticos logo nos primeiros semestres do curso”, finaliza a profª Dra. Gabriela De Luccia Dutra.
Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag