Destaques

16.09.2016 às 16:48hs

Serviço Social do UNIVAG apresentará uma exposição fotográfica que retrata à diversidade nas relações sociais, e a sensibilização acerca da inclusão social das pessoas com deficiência

O Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) será um dos cursos presentes na 5ª Edição UNIVAG Solidário, maior evento institucional, que será realizado no próximo sábado, 17 de setembro, das 08h às 12h, no Bloco C da instituição.

Os alunos vão apresentar à comunidade ações que visam à necessidade da inclusão social das pessoas portadoras de mobilidade reduzida e também daquelas da diversidade sexual.

De acordo com a profª Leila Chaban, do Curso de Serviço Social do UNIVAG, o objetivo das ações visam o respeito e a inclusão social dessas pessoas no mercado de trabalho bem como em todos os espaços da vida em sociedade como no lazer, esporte, cultura, educação, assistência social e saúde.

“É um momento fundamental que integra a comunidade acadêmica à sociedade, como forma de promover a inclusão social de pessoas com deficiência nos espaços institucionais e das homoafetivas em sociedade. Queremos apresentar no evento uma interlocução por meio das nossas ações na prestação de serviços à comunidade, no sentido de sensibilizar, orientar e informar a população, tanto no acesso, quanto na garantia de direitos de cidadania para uma realidade mais justa e igualitária”, destaca a profª Leila Chaban.

Exposição Fotográfica

Haverá também uma galeria de fotos que visa destacar a relevância da acessibilidade nos espaços institucionais. Além disso, haverá distribuição de materiais informativos sobre a garantia de direitos da pessoa com deficiência e mostra de vídeos de superação.

Na galeria de fotos serão expostas imagens sob o tema: "Os indígenas sob o olhar de Vladimir Kodak" (Acervo da Profa. Anna Maria Costa Ribeiro), "Eu escolho vencer", de Gabi Mattiello (acervo da Academia Muai Thay, de Alex Paraná). Haverá também a dança tribal, com Carolina, sessão de maquiagem, com a Drag King Michele Strauss, apresentação musical "Diversidade", de Lenine, com Yan Nogueira.

“Propomos evidenciar o respeito à diversidade nas relações sociais na garantia de direitos de cidadania. Queremos também despertar o respeito aos índios, afro-descendentes, as pessoas com deficiência e homoafetivos também com exposição de banner”, finalizou Leila.

Mercado de Trabalho

O Serviço Social é uma das profissões que mais crescem. Atualmente no Brasil temos cerca de  170 mil profissionais registrados nos Conselhos Regionais do Serviço Social (CRESS), sendo o segundo país com maior quantidade de assistentes sociais, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Diante das transformações societárias no mundo do trabalho e com um intenso quadro de necessidades sociais e econômicas, emerge um alto índice de desigualdade social, população em estado de vulnerabilidade social, e em situação de violação de direitos. No mundo contemporâneo as empresas também são chamadas a desenvolver a Responsabilidade Social, espaço fortemente preenchido pelo Serviço Social. Assim, assistentes sociais desenvolvem o seu fazer profissional nas seguintes áreas: Seguridade Social (Saúde, Previdência Social e Assistência Social), Educação, Habitação, Política Agrária, Direitos Humanos, Instituições Públicas e Privadas, Organizações do Terceiro Setor e Autarquias.

Autor: Cristiane Sagioratto
Fonte: Assessoria Univag

503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.